top of page

Arte do Barro vai às escolas


O legado de D. Adélia Barsotti, última paneleira caiçara de São Sebastião, além do trabalho de 8 expositores contemporâneos do projeto Arte do Barro na Casa Brasileira, foram o mote para encontros com estudantes de três escolas da rede municipal de ensino do município, de agosto a setembro deste ano.

Os ceramistas participantes da exposição Arte do Barro, Elma Garrido, Juci Guedes, Wagner Gasparini e Tiago Costa, levaram aos alunos conhecimentos sobre o trabalho artístico atual com cerâmica, as origens da produção oleira no município e a importância histórica dos artefatos utilitários de barro produzidos com influência indígena e africana.


As apresentações sobre a arte cerâmica foram feitas para estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Antônio Luiz Monteiro, de Boissucanga, Costa Sul do município, da Escola Municipal Profa.Cynthia Cliquet, do bairro da Enseada, Costa Norte, e para os alunos do EJA, na Escola Municipal Patrícia Viviani, bairro da Topolândia, área central da cidade.

Wagner Gasparini e Tiago Costa fizeram palestras para os alunos das classes de 8* e 9* anos do Fundamental II na EM Luiz Monteiro, dia 28/08, com apresentação de vídeos e mostra de objetos cerâmicos. Wagner falou sobre os materiais empregados, da argila aos esmaltes, e Tiago mostrou o trabalho com o torno, importante equipamento para o artesão.





Na Escola Cynthia Cliquet, classes de 8* ano da professora Shirley Rodrigues receberam, dia 02/09, a ceramista e artista plástica Elma Garrido, para uma conversa sobre o legado das paneleiras que tiveram grande importância histórica no município. Um bate papo com exibição de vídeo mostrando artistas em ação nos vários ateliês da cidade. Elma respondeu aos alunos sobre o ofício de ceramista e as possibilidades de aprendizado e de trabalho com a cerâmica utilitária nos dias de hoje.

Para alunos das turmas do EJA Topolândia, da EM Patrícia Viviani Santana, a escultura e ceramista Juci Guedes, uma das participantes da exposição Arte do Barro, ministrou palestra sobre o que a levou a trabalhar com a argila, a necessidade de maior divulgação sobre o papel da cerâmica utilitária para o turismo cultural e gastronômico no Litoral Norte e as possibilidades de geração de renda. Juci destacou que, para isso, é urgente promover mais conhecimentos acerca do modo de fazer cerâmica utilitária e fortalecer o trabalho dos artistas locais.




A Exposição Arte do Barro, na Casa Brasileira, estará aberta ao público até o dia 09/10/2022, com visitação gratuita de quinta a domingo, a partir das 13h. O projeto Arte do Barro foi financiado com recursos do Edital 008-2021 de Fomento Cultural de São Sebastião.





Vivências sobre o legado de Adelia Barsotti



Entre as atividades da exposição Arte do Barro, a Casa Brasileira oferece vivências gratuitas, ministradas pela artista Cida Ivanov, sobre o legado da ceramista Adélia Barsotti e o modo tradicional de fazer panelas de barro caiçaras.

Caso você tenha perdido as primeiras oficinas, ainda dá tempo de se inscrever para a última vivência do projeto Arte do Barro, nesta sexta, 23/09, das 18h às 19h30, com a artista Cida Ivanov, no Ateliê Cerâmica do São Francisco. O bairro é um tradicional reduto caiçara de São Sebastião.

Cida mantém o legado das antigas paneleiras do município, um ofício que esteve na base da economia local desde a colonização.

Inscrições gratuitas no local, na Casa Brasileira ou pelo whatsApp: (11) 9 98388794.



A arte oleira em conexão com a gastronomia pode ser vista na exposição Arte do Barro, que reúne 8 ceramistas dedicados a produzir artefatos que unem arte e culinária: Alex da Ressurreição, Bernadete Silva, Cida Ivanov, Elma Garrido, Juci Guedes, Isabel Galvanese, Luciana Faria e Wagner Gasparini. Participação dos jovens artesãos Isabella do Espírito Santo e Tiago Costa e, como homenagem, peças das ceramistas Adélia Barsotti, Marília Costa e Helene Perutz, que tiveram papel importante na produção oleira da cidade.


A exposição tem curadoria da artista Bernadete Silva e direção geral da Chef Adriana Saldanha.


Casa Brasileira - Av. Dr. Altino Arantes, 80 - Centro – São Sebastião-SP.

Realização- Instituto Mpumalanga


Apoio:




111 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page