Caravana das Artes e Caravana do Esporte abrem ações presenciais de 2022, em Aracaju




São Sebastião - (19/05/2022) -- O Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte & Educação iniciam, dia 31 de maio, na cidade de Aracaju, as etapas presenciais dos projetos CARAVANA DAS ARTES E CARAVANA DO ESPORTE de 2022, com apoio da Prefeitura municipal e do governo do Estado de Sergipe.

As Caravanas são ações de educação por meio das linguagens artísticas e do esporte, voltadas para alunos do ensino fundamental, professores das redes públicas e profissionais e gestores públicos da Educação, do Esporte e da Cultura.

Com patrocínios da Otis, Vale, Usiminas, Ache, Rede e Eternit, para a Caravana das Artes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo/ Governo Federal, e patrocínios da Mastercard, Vale e Unilever, via Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério da Cidadania /Governo Federal, para a Caravana do Esporte, os projetos estarão em 2022 nos municípios de Aracaju-SE, Mateus Leme-MG, Cabo de Santo Agostinho-PE, Curionópolis-PA e Corumbá-MS, com atendimento presencial de professores e estudantes das escolas públicas e formações de educadores em formatos presencial e EaD.

Em Aracaju, alunos do ensino fundamental inscritos pela Secretaria Municipal de Educação poderão brincar em 8 mini estações de esportes e nas tendas de música e dança erguidas especialmente pelos projetos no espaço da Estação Cidadania Radialista Carlos Magno, com atividades educativas entre os dias 31/05 a 02/06.

Paralelamente, profissionais das secretarias municipais de Educação, de Esporte e da Cultura vão participar de dois cursos de formação: Viva com Arte e Pedagogia do Esporte Educacional. Essas metodologias foram desenvolvidas pelo MPUMALANGA e pelo IEE e estão em conexão com a Base Nacional Comum Curricular. Visam auxiliar na ampliação do trabalho pedagógico com as linguagens artísticas e com o esporte educacional nas escolas e nas comunidades.

Ações das Caravanas no município de Aracaju:

A programação educacional das Caravanas na etapa Aracaju começa no dia 31/05, às 08h, com a chegada do primeiro grupo de crianças na arena especialmente montada pelos projetos no bairro do Bugio. Às 09h, uma solenidade marcará a abertura oficial. As atividades de esporte e arte para alunos do ensino fundamental, ministradas pelos especialistas das Caravanas, prosseguem até as 17h.


Também no primeiro dia de ações das Caravanas, às 18h a Tenda das Artes receberá especialistas para o seminário “Educação e diversidade: desafios para a inclusão de crianças neuroatípicas”.

Dia 01/06, as atividades nas estações de esporte e artes para as crianças e no curso de formação de professores iniciam às 8h. Às 10h, prosseguem eventos paralelos na Tenda dos projetos, com uma roda de conversa sobre alimentação saudável na merenda escolar e compostagem de resíduos orgânicos como desafio para a meta lixo zero, com a diretora das Caravanas, Adriana Saldanha, e a equipe de nutrição escolar do município de Aracaju.

Ainda na quarta-feira, às 18h, prossegue o seminário Educação e diversidade.

Dia 02/06, quinta-feira, as estações esportivas e artísticas para as crianças e os cursos de capacitação para os educadores seguem das 08h às 17h. O encerramento das ações das Caravanas em Aracaju está previsto para as 17h30.

Sobre as Caravanas -

A Caravana das Artes e a Caravana do Esporte são projetos de educação que viajam o Brasil e levam aos municípios as metodologias “Viva com Arte” e “Pedagogia do Esporte Educacional” para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 200 municípios atendidos, com participação voluntária de artistas e atletas convidados. Em 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

As Caravanas são uma parceria entre a DISNEY, o UNICEF, o Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha, e o Instituto Esporte & Educação, dirigido pela medalhista olímpica Ana Moser, em prol de uma escola com mais esporte, cultura e arte.

SERVIÇO: Etapa Aracaju-SE – Caravana do Esporte e Caravana das Artes/2022

Dias 31/05, 01/06 e 02/06 - das 08h às 20h - Arena Caravana

Local: Estação Cidadania Radialista Carlos Magno

End.: Praca Vereador Osvaldo Mendonça, S/N- Bairro Bugio – Aracaju-SE

77 visualizações0 comentário