top of page

Caravana do Esporte e Caravana das Artes levam ações paraCabo de Santo Agostinho-PE





Com participação voluntária da cantora Tiê e da medalhista do atletismo, Keila Costa, convidadas das Caravanas, as crianças terão três dias de brincadeiras, jogos esportivos e atividades artísticas na arena especialmente erguida pelos projetos no Estádio de Futebol da Pontezinha. Enquanto as crianças brincam, gestores e professores das escolas municipais participam dos cursos de formação com as metodologias Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte, desenvolvidas pelos Institutos para qualificar a prática esportiva e o acesso das crianças a diferentes linguagens artísticas em sala de aula.


A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chegam a Cabo de Santo Agostinho com patrocínio da Ache Laboratórios Farmacêuticos e apoio da Prefeitura municipal. Realizadas pelo Instituto Esporte & Educação, dirigido pela medalhista olímpica Ana Moser, e pelo Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha, as CARAVANAS têm apoio institucional do UNICEF e levam gratuitamente a municípios do interior do Brasil ações educacionais voltadas para alunos da rede pública e para os servidores das áreas da Educação, do Esporte, da Cultural e da Assistência Social. Artistas e atletas convidados visitam as ações das Caravanas para mobilizar gestores, alunos e a comunidade em prol da arte e do esporte na educação.



Keila Costa, um dos principais nomes do atletismo feminino brasileiro, convidada da Caravana do Esporte, participou de quatro olimpíadas. Começou no atletismo aos nove anos de idade, pelo Projeto Atletas com Futuro, em Abreu e Lima, interior do Estado. Natural do Recife, a atleta participou de três finais mundiais, conquistou três medalhas em edições de Jogos Pan-Americanos e é pentacampeã sul-americana no salto triplo. Desde 2021, Keila esteve à frente da Secretaria Municipal de Esporte de Abreu e Lima, deixando cargo no início de 2022. Este ano, a atleta decidiu deixar as competições e continuar atuando como treinadora.



A cantora Tiê, convidada da Caravana das Artes, começou sua carreira em 2007. Compositora e instrumentista, transita entre a MPB, o rock, o folk e o pop. O álbum Sweet Jardim, seu primeiro trabalho, de 2009, figura na lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000. Em 2011, lançou o segundo álbum, A Coruja e o Coração. O terceiro, Esmeraldas, saiu em setembro de 2014. Em 2015, participou da canção "Trono de Estudar", composta por Dani Black, e, em 2017, lançou o álbum Gaya, em homenagem à sua avó Vida Alves. Em 2018, lançou seu single "Mexeu Comigo", com um clipe feito unicamente por mulheres. Durante a pandemia, em 2020, lançou Kudra. Em 2022, Tiê e Adriano Cintra lançam Eu te amo pela plataforma TuneTraders de financiamento musical.


Ações educacionais inclusivas, com esporte e arte:


A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes promovem formação de professores de redes públicas e atendimento direto de criança, com foco na educação e na inclusão por meio do esporte e da arte nas escolas. Nas tendas de música e dança e nas estações esportivas as crianças vivenciam todas as atividades em rodízio.


A programação educacional das Caravanas na etapa Cabo de Santo Agostinho começa no dia 08/11, às 08h, com a chegada à Arena Caravana do primeiro grupo de crianças trazidos pelas escolas. Às 09h, uma solenidade na tenda das Artes marcará a abertura oficial dos projetos na cidade. As atividades de esporte e arte para alunos do ensino fundamental, ministradas pelos especialistas das Caravanas, prosseguem até as 17h, durante os três dias. No segundo dia de ações das Caravanas, a Tenda das Artes receberá especialistas para palestras de formação sobre “Neurodiversidade: esporte e arte para a inclusão de crianças neuroatípicas”.


Para a diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, Adriana Saldanha, “as Caravanas reforçam os laços de cooperação voltados para uma educação inclusiva com arte e esporte para todas as crianças e jovens, pois as metodologias desenvolvidas pelos projetos permitem a experimentação, o convívio com as diferenças e um olhar educacional para a ética e o cuidado com o outro”.

Caravana do Esporte e Caravana das Artes – realização do Instituto Mpumalanga e do Instituto Esporte & Educação. Apoio institucional do UNICEF. Os projetos contam com patrocínios da Ache, Otis, Instituto Cultural Vale, Usiminas, Rede e Eternit, para a Caravana das Artes, via Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínios da Vale, Mastercard e Unilever, via Lei de Incentivo ao Esporte, para a Caravana do Esporte.


Programação das Caravanas:


08/11 | 09h – Cerimônia de abertura oficial da etapa Cabo de Santo Agostinho/2022.

Local: Tenda da Caravana das Artes - Arena das Caravanas. Endereço: Estádio de Futebol de Pontenzinha. | Rua da Estação - Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho.


08/11 a 10/11 | 08h às 17h - Atividades de esporte e artes na Arena Caravana | alunos da rede municipal de ensino.- Local- Arena da Caravana.


08/11 a 10/11 | 08h às 17h - Formação para professores e profissionais da Educação, Esportes, Cultura da Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho-PE

Cursos- Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte.

Local- Escola Prefeito Eronides Francisco Soares.


09/11 | Manhã: 08h às 09h30 e Tarde: 14h às 15h30 – Palestras – Neurodiversidade – esporte e arte para inclusão de crianças neuroatípicasdirigidas aos professores inscritos nas formações das Caravanas e ao público em geral.

Adriana Saldanha – Diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes

Gabrielly Oliveira Lima – Psicóloga e atendente terapêutica

Keila Costa – medalhista do atletismo e gestora esportiva

Arségila Neves – Coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Gestão e Qualidade de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Cabo de Santo Agostinho-PE


10/11 - 16h30 Cerimônia de encerramento das Caravanas etapa Cabo de Santo Agostinho-PE

Local: Tenda da Caravana das Artes – Arena Caravana –Estádio Pontenzinha.


21 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page