Casa Brasileira abre a exposição Arte do Barro em São Sebastião

A arte oleira em conexão com a gastronomia poderá ser vista, a partir deste mês de agosto, no ponto de cultura Casa Brasileira, centro histórico de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.



São Sebastião-SP (03/08/2022) - Com peças cerâmicas artesanais dos artistas Alex da Ressurreição, Cida Ivanov, Elma Garrido, Bel Galvanese, Bernadete Silva, Juci Guedes, Luciana Faria, Wagner Gasparini e participação dos jovens artesãos Isabella do Espírito Santo e Tiago Costa, a Casa Brasileira inaugura neste sábado, 06 de agosto, a exposição ARTE DO BARRO. Uma mostra de artefatos cerâmicos produzidos por artistas de São Sebastião, que conectam a arte da olaria à arte da gastronomia.

Financiada com recursos do Edital 008/2021 - Programa de Fomento Cultural de São Sebastião, a exposição é realizada pelo Instituto Mpumalanga, com curadoria da artista Bernadete Silva. Destaca o uso da cerâmica para cozinhar e servir, a importância histórica da produção oleira do município de São Sebastião, o legado das artesãs paneleiras dos séculos XIX e XX e o trabalho artístico atual a partir do barro: as diversas técnicas, o emprego de materiais ambientalmente sustentáveis e a cerâmica utilitária sebastianense no contexto do turismo gastronômico e cultural do município.

Objetos, fotos e documentário sobre o trabalho dos expositores poderão ser apreciados na Casa Brasileira, de agosto a outubro de 2022, por meio de visitas presenciais guiadas com protocolos de segurança. A Exposição prevê intervenções educativas presenciais e também virtuais, transmitidas pelo Youtube e Facebook do Mpumalanga. O objetivo é trocar experiências e saberes sobre a arte do barro e, com isso, ampliar os conhecimentos sobre técnicas, materiais naturais sustentáveis, empreendedorismo e formas de inspirar novas gerações de artesãs e artesãos da região do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

A união da cerâmica utilitária com a gastronomia terá registros fotográficos e rodas online de conversas com a chef de cozinha Adriana Saldanha, diretora geral da exposição e pesquisadora da culinária brasileira com foco no conceito comida como cultura.

Vivências presenciais sobre o modo de fazer panelas na tradição das antigas paneleiras do bairro São Francisco serão oferecidas ao público em quatro oficinas gratuitas ministradas por Cida Ivanov. A exposição Arte do Barro terá, ainda, peças históricas da ceramista Adélia Barsotti, guardadas no Museu do Bairro e gentilmente emprestadas pela família do artista Antônio Carelli para esta exposição. Completam a mostra peças em homenagem às artistas Marília Costa e Helene Perutz.

Arte do Barro! A cerâmica utilitária de São Sebastião no contexto da comida como cultura. O uso da cerâmica para cozinhar, servir e como arte que embeleza o ritual à mesa.

Serviço: Abertura - 06/08/2022 | Horário – 18h | Casa Brasileira

Exposição -“Arte do Barro em São Sebastião - história, tradição caiçara e fortalecimento da cerâmica utilitária”.

End.- Av. Dr. Altino Arantes, 80 | Centro | Rua da Praia | São Sebastião-SP

Vivências| inscrições gratuitas :

Vivências sobre o Legado Adélia Barsotti

Ministradas por Cida Ivanov

Local: Ateliê Cerâmica do São Francisco

End.: R. Martins do Val, 400 - Praia de São Francisco, São Sebastião.

Inscrições no local ou por whatsApp- (11) 9.9838.8794

Dias e horários :

19/08 – 6ª.feira – 18h

31/08 – 4ª.feira – 10h

08/09 – 5ª.feira – 18h

23/09 - 6ª.feira – 18h

Divulgação – Angela Santos –MTb 12118 – (11) 9 98388794 angelasantos@mpumalanga.com.br


4 visualizações0 comentário