Chá com Livros e as delicadas narrativas de quem conta histórias reais para crianças


- A literatura nas mãos das crianças é o tema da revista online Chá com Livros deste sábado, 10/10, que reúne três escritores dedicados a escrever, ilustrar e a fomentar a leitura na escola e em espaços comunitários. Isabel Galvanese, ilustradora, escritora, ceramista e uma das idealizadoras do projeto Treboada de animação de causos caiçaras de Dona Neide Palumbo, do Litoral Norte de São Paulo; Ninfa Parreiras, escritora, psicanalista e curadora de eventos literários, e Otávio Júnior, escritor e criador de bibliotecas comunitárias nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.


Galvanese é bióloga de formação, autora de 5 livros infantis e de uma coleção de 7 títulos sobre eco educação. Criou a Biblioteca da Pitanga, no bairro onde mora, em São Sebastião, e implantou no local um armário aberto com livros para crianças e jovens embaixo de uma árvore ao lado de sua casa. Para a artista, a Biblioteca debaixo da árvore, mantida com aquisições próprias e doações, promove o hábito da leitura junto a crianças do bairro e estimula a ideia de socializar livros.


Ninfa Parreiras

A autora Ninfa Parreiras fala no Chá com Livros sobre seu trabalho com a palavra e os sentimentos, por meio da literatura e da psicanálise. Mestre em Literatura e graduada em Letras e Psicologia, Ninfa tem 10 livros publicados para o público infantil, além de livros para adolescentes, ensaios e poesias e atua com projetos de leitura com jovens e oficinas literárias para crianças e educadores.


O escritor carioca Otávio Júnior ficou conhecido por abrir as primeiras bibliotecas comunitárias nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no Estado do Rio de Janeiro. Ator, contador de histórias e produtor teatral, Otávio nasceu e mora no Complexo do Alemão, onde realiza vários projetos com leitura. Recebeu em 2012 o Prêmio Madre Teresa de Calcutá 201, na Argentina, e, em 2008, o Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo. Sua história foi contada no livro “O livreiro do Alemão”. No Chá com Livros, Otávio Júnior mostra seus livros sobre as realidades que vê de sua janela e fala do projeto Ler é 10 – Leia Favela.

Serviço: Chá com Livros | revista online - 10/10/2020 - sábado | Horário: 17h
Transmissão ao vivo – gratuito | www.facebook.com/institutompumalanga
www.mpumalanga.com.br
1 visualização
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
© 2020 Instituto Mpumalanga. Todos os direitos reservados.