Chá com Livros estreia nova temporada, com Penélope Martins


São Sebastião ( 20/04/2022) -- A escritora Penélope Martins estará à frente da temporada 2022 do programa CHÁ COM LIVROS, a partir de 23 de abril, sábado, às 17h. Com transmissão ao vivo e gratuita pelo youtube e facebook do Instituto Mpumalanga e exibição pelo Canal Sol Brasil-SOUL TV, CHÁ COM LIVROS é um programa que promove diálogos sobre livros, cultura e educação.


Como curadora e apresentadora do CHÁ COM LIVROS, Penélope vai dialogar com diferentes autoras e autores, narradoras e narradores, artistas e pessoas que mobilizam suas comunidades em torno da leitura.


Na estreia, neste sábado, uma conversa com a escritora Micheliny Verunschk, autora do recente O Som do Rugido da Onça.


“Minha expectativa para nossa temporada 2022 do Chá com Livros é aprofundarmos conversas sobre a democratização da leitura, a sensibilização de novos leitores e o desenvolvimento constante de todos nós durante esse processo. Compartilhar narrativas é uma habilidade humana, não vivemos sem contar histórias. Os livros são importantes justamente por isso, eles são nosso acervo universal de memória”, destaca Penélope.


Escritora e narradora de histórias, com livros publicados para crianças, jovens e adultos, Penélope atua como promotora de leitura e curadora de conteúdo, tendo criado as plataformas Mulheres que Leem Mulheres e Toda Hora Tem História.



“Considerando que a leitura ainda não é uma atitude da maioria da população brasileira, longe disso, todo espaço destinado ao diálogo com livros é extremamente relevante, principalmente quando há uma curadoria sensível à diversidade não só de temas como de autorias, incluindo o desenvolvimento leitor com as mais diferentes faixas etárias”, afirma a apresentadora do Chá com Livros.

O Instituto Mpumalanga desenvolve projetos e ações que visam fortalecer diferentes espaços de reflexão e de leitura e traz a terceira temporada do CHÁ COM LIVROS com dois programas mensais. CHÁ COM LIVROS terá, ainda, edições especiais com Penélope Martins durante a Festa Literária Internacional de São Sebastião- FLISS-2022, que o Mpumalanga realizará em agosto deste ano, em formato híbrido, a partir de sua sede, a CASA BRASILEIRA, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.



Sobre o desafio de conectar pessoas em formato virtual, Penélope Martins acredita que, “com essa quantidade de horas em vida digital que temos hoje em dia, por um lado, muita gente parece ter se esquecido de outras linguagens, mas, por outro lado, nunca se falou tanto de livros e leitura, nunca tivemos tantas pessoas escrevendo e inclusive publicando com as facilidades da autopublicação. Precisamos nos apegar aos avanços tecnológicos para acertar os pontos mais frágeis. A vida digital é uma realidade, inclusive para repensar o objeto livro.”

Confira outras informações pelo www.mpumalanga.com.br e nas redes sociais @institutompumalanga.


81 visualizações0 comentário