top of page

Chá com Livros no universo do cordel

Atualizado: 20 de jan. de 2023



Link da Live: https://youtu.be/nkAM5aemEBU



São Sebastião-SP (01/10/2022) - Autor de livros sobre cordel, poesia popular, literatura infantil e juvenil e de estudos sobre oralidade, o escritor, professor, poeta e cordelista Marco Haurélio é o entrevistado do programa Chá com Livros deste sábado (01/10).

Em uma conversa online com Penélope Martins, escritora e curadora do Chá com Livros, Marco Haurélio contou sobre sua trajetória, desde o cotidiano na localidade rural de Riacho de Santana, no sertão da Bahia, a infância com as histórias tradicionais contadas por sua avó, a juventudade com os clássicos da literatura, até o trabalho acadêmico de pesquisa e catalogação dos contos e poesias populares, os estudos sobre a tradição oral do interior do país e a vida de escritor que traduz toda essa riqueza cultural em mais de 40 publicações.


Marco Haurélio nasceu em Ponta da Serra, localidade rural do município de Riacho de Santana, sertão da Bahia. Lá, pôde conviver desde cedo com as histórias tradicionais, contadas pela avó Luzia Josefina, e com a poesia, a dos livros, de autores como Castro Alves, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes e Leandro Gomes de Barros. Formado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, dedica-se a recolher e a catalogar a poesia popular e as histórias, patrimônios imateriais do povo brasileiro. Tem mais de quarenta livros publicados, entre cordéis, infantojuvenis e estudos da tradição oral. Neste último campo, destacam-se as obras Contos folclóricos brasileiros, Contos e fábulas do Brasil, O príncipe Teiú e outros contos brasileiros, Contos e lendas da Terra do Sol (com Wilson Marques), Lá detrás daquela serra e Meus romances de cordel.


Chá com Livros - 17h – transmissão a partir deste sábado pelo youtube e facebook do Instituto Mpumalanga.


Apresentação: Penélope Martins.


Exibição, também, pelo Canal Sol Brasil-plataforma SOUL TV - www.soultv.com.br

65 visualizações1 comentário

1 Comment


Waw!! Vamos assistir!! 👏👏

Like
bottom of page