Conferência discute educação indígena com presença do Instituto Mpumalanga


Grupos foram divididos para discutir temas específicos e trabalhar em soluções práticas.


Mais uma vez com foco na educação indígena, o Instituto Mpumalanga esteve presente na Conferencia Regional do Território Etnoeducacional do Baixo Amazonas e Juruá, reunião cujo objetivo era discutir estratégias para a melhoria do cenário educacional em comunidades indígenas dessas regiões. A professora Kity Canário representou o Mpumalanga, depois de participar do Campeonato da Língua Indígena, organizada pelo povo paumari, no Médio Purus.

O encontro aconteceu em Manaus, capital do Amazonas. “As autoridades falaram na abertura e também as lideranças indígenas, depois foram divididos grupos para discussão sobre os eixos temáticos”, explicou Kity.

> Veja como foi o Campeonato da Língua

O olhar de quem faz a educação indígena no dia a dia foi transmitido às lideranças, de modo a serem discutidos na busca por soluções. As observações de professores das escolas indígenas entraram em pauta.

O Instituto Mpumalanga esteve ao longo de quase duas semanas no Amazonas, passando pelas regiões do Médio Purus, onde um atendimento contínuo já é realizado junto aos povos Paumari e Apurinã, por meio do Vozes do Purus e em outras regiões que nos trazem um maior conhecimento sobre o movimento indígenas em seus diversos contextos.

0 visualização
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
© 2020 Instituto Mpumalanga. Todos os direitos reservados.