Construção coletiva coloca educação e arte em pauta em Itaquá


Professora Alexandra Pericão ajudou a organizar os debates e o planejamento do seminário.


A reunião dos alunos representantes do primeiro e do segundo ano da Formação Viva com Arte em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, rendeu uma série de temas e assuntos relevantes que irão compor o seminário do dia 30 de outubro, parte do encerramento do curso. A segunda-feira foi dedicada para projetar os painéis que devem tratar as temáticas aprendidas e aprofundar esse conhecimento de arte aliada a educação.

“Foi um dia de muito trabalho, de construção coletiva junto com os professores”, comentou Alexandra Pericão, professora do Instituto Mpumalanga que ajudou na produção dos alunos. Além da educadora, a articuladora do Mpumalanga, Ângela Santos, também ganhou voz para trazer sua experiência e prática na construção de seminários e eventos. “A Ângela nos traz a experiência da bagagem que ela tem nesse sentido e deu uma verdadeira aula para todos nós a respeito de como se monta um seminário”, acrescentou Pericão.

“O seminário se chama Viva com Arte e vai trazer para a discussão a importância das linguagens artísticas. O seminário propõe uma reflexão sobre a importância de trabalhar a arte-educação na sala de aula de forma continua e progressiva, conforme a diretriz nacional sobre o tema”, completou Ângela Santos.

Dentre os temas definidos está a valorização da identidade cultural, a cultura brasileira, a arte na escola, um debate sobre ensino progressivo e contínuo para além do ensino seriado, a transdiciplinaridade e um novo olhar para a transição do ensino infantil para o fundamental.

O seminário acontece no dia 30 de outubro, data que antecede o encerramento do curso Viva com Arte. A realização da Formação Continuada é fruto de uma parceria entre o Instituto Mpumalanga, o Instituto EDP, a EDP e a prefeitura de Itaquaquecetuba.

#formação #professores #seminário #vivacomarte

0 visualização
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
© 2020 Instituto Mpumalanga. Todos os direitos reservados.