COZINHA ITINERANTE-2025 COMEÇA EM SERGIPE, NO MÊS DE MARÇO
- dmeestudio
- 14 de mar.
- 5 min de leitura

São Sebastião-SP- (14/03/2025) ---Sergipe vai receber o projeto COZINHA ITINERANTE, que reunirá, nos meses de março e abril, embaixo de uma grande tenda-cozinha, cozinheiras de escolas públicas, agricultoras, extrativistas e participantes de projetos sociais e culturais em 4 municípios sergipanos: Rosário do Catete, Aracaju, Santa Luzia do Itanhi e Indiaroba.
Com apoio das Prefeituras locais do interior, das Secretarias de Estado de Educação e de Politicas para as Mulheres e do Shopping Jardins, em Aracaju, que cedeu espaço, o projeto inicia dia 19/03 as ações de 2025 no Estado de Sergipe. O Cozinha Itinerante é uma realização do Instituto Mpumalanga, por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura-Governo Federal, com patrocínio das empresas TAG-Transportadora Associada de Gás S.A. e Whirlpool Corporation.
A cozinha que conecta cultura, comida, saberes e sustentabilidade-
O projeto Cozinha Itinerante chega de forma gratuita a municipios de diferentes regiões do país, para uma formação com certificado de 20 horas de curso presencial e mais 40 horas em formato EAD. O objetivo é aproximar as técnicas e habilidades da gastronomia profissional de cozinheiras de escolas públicas, agricultoras e mulheres que trabalham com alimentos nas comunidades locais, fortalecendo a associação da alimentação com a cultura e a educação. Coordenado pela Chef, arte-educadora e jornalista, Adriana Saldanha, presidente do @institutompumalanga, o projeto propõe um olhar cultural, educacional e inclusivo para a cozinha escolar e das comunidades, com foco no alimento como cultura, arte, educação, sustentabilidade, empoderamento feminino e geração de renda.
Danielle Garcia, Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe, parabenizou o Instituto pela iniciativa, afirmando que “um dos focos de atuação da SPM é justamente a inclusão produtiva das mulheres, em especial das vítimas de violência, para que elas alcancem sua independência financeira e consigam romper o ciclo da violência. E o projeto Cozinha Itinerante, do Instituto Mpumalanga, é mais uma importante iniciativa neste sentido, garantindo oportunidade para que as sergipanas possam se qualificar em técnicas e habilidades da alta gastronomia”.
Unindo gastronomia, arte e história, as atividades do COZINHA ITINERANTE em Sergipe começam no próximo dia 19 de março na cidade de Rosário do Catete, onde as Secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Esporte apoiam as ações com mobilização e inscrição das participantes entre merendeiras e agricultoras familiares. De Rosário do Catete, o projeto segue para a capital Aracaju, onde erguerá a tenda-cozinha no pátio do Shopping Jardins, gentilmente cedido para os cursos nos dias 26, 27 e 28 de março com cozinheiras escolares da Rede Estadual de Ensino da Capital sergipana e com mulheres de programas de combate à violência da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres. Em seguida, o Cozinha Itinerante vai para Santa Luzia do Itanhi, a mais antiga povoação de Sergipe e a cidade da Rota Quilombola Cultural, nos dias 2, 3 e 4 de abril, com apoio das Secretarias municipais de Educação e de Cultura. O projeto termina as ações em Sergipe com merendeiras, pescadoras e coletoras de mangaba de Indiaroba, dias 9, 10 e 11 de abril.
“É com muita expectativa que a Secretaria Municipal de Educação de Rosário do Catete aguarda por essa formação de merendeiras escolares, uns dos mais importantes profissionais da escola, porque são elas que trabalham para dar o melhor sabor às comidas servidas nas escolas. Depois do curso, esperamos um avanço no aproveitamento dos alimentos e contribuir para que outras mulheres que irão participar se utilizem dos saberes para uma melhor qualidade de vida”, afirma a secretária de Educação, Edjária Silva Chagas. O secretário municipal de Educação de Santa Luzia do Itanhi, Robson Cledson, destacou a alegria de receber o projeto na cidade, que “trará conhecimentos e técnicas para as merendeiras dentro da culinária, que poderá ser desenvolvida de forma mais elaborada e com melhor aproveitamento dos ingredients que temos em nossa região”.
Uma Chef e sua cozinha móvel –

As atividades acontecem a partir de uma cozinha móvel – food truck – sob uma tenda-cozinha erguida especialmente pelo projeto, com bancadas e materiais para aulas teóricas e práticas. Cerca de 350 mulheres sergipanas, entre merendeiras, produtoras rurais, extrativistas e atuantes em projetos culturais e sociais serão inscritas para os três dias do curso em cada localidade.
Ao lado da Chef Adriana Saldanha, um time multiprofissional, com abordagens sobre comida como cultura, reconhecimento de ervas e plantas comestíveis, seletividade alimentar das crianças associada à neurodivergência, economia circular e experimentação com cortes, preparos e degustações. Fazem parte do conteúdo do curso: técnicas da gastronomia profissional, receitas, combinações dos alimentos, empratamento, uso dos ingredientes culinários em todo seu potencial, resgate da cultura alimentar e dos ingredientes locais, valorização dos modos de preparo característicos da cultura local, cozinha de afeto, compostagem e empreendedorismo a partir do alimento.
“A Cozinha Itinerante é um movimento de conexões entre a comida e a nossa identidade”, afirma a Chef Adriana Saldanha. “Reforça o direito a uma alimentação segura, fala sobre ingredientes de norte a sul do país e mostra a cozinha brasileira como uma das mais diversas e saborosas do mundo. Além de um curso de formação em práticas e receitas, é, também, um movimento que torna possível contribuir para a preservação do Planeta e dar um avanço significativo em direção à sustentabilidade “, completa a Chef Adriana, profissional com 20 anos dedicados a projetos de formação, artes e cultura.
Cozinha e sustentabilidade – a arte da gastronomia e a alimentação que educa

Em cada município atendido, o projeto deixa como legado uma composteira instalada em uma escola pública, para estimular a destinação de resíduos de cozinha para compostagem, atividade que transforma positivamente a área interna da escola. Os alunos participam da implantação da composteira, aprendem a desenhar uma planilha para pesagem dos resíduos e conhecerm os detalhes do processo da compostagem com uma das especialistas do Instituto.
O Instituto Mpumalanga tem a proposta de realizar seus eventos com a meta Lixo Zero. Separamos em residuários próprios, no espaço da tenda do projeto, todos os resíduos em Orgânico/Compostáveis, Recicláveis e Rejeito. O primeiro passo é reduzir a geração de resíduos. Em muitas cidades não existe coleta seletiva, cooperativa de reciclagem ou mesmo Aterro Sanitário. Uma das práticas é estimular cada participante a levar seu próprio copo ou garrafinha retornável e abastecer de água durante o dia. Uma prática simples que reduz a geração de garrafas plásticas. O plástico não é um material infinitamente reciclável. Por isso ele vai perdendo qualidade durante o processo e vira Rejeito. O Cozinha Itinerante tem foco na meta Lixo Zero e está alinhado à Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Sobre o Instituto Mpumalanga -
O Instituto Mpumalanga é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua com projetos de cultura, arte, educação, segurança alimentar, comunicação e meio ambiente.
Sobre a Chef Adriana Saldanha –
É pesquisadora em alimentação e culinária brasileira, com foco no conceito de ‘comida como cultura’. Jornalista e arte-educadora, tem graduação em Comunicação e em Letras.Técnica em Nutrição e Dietética e Chef de cozinha pós-graduada em Gastronomia Brasileira e Cozinha Autoral (PUC-RS) e graduada em Gastronomia (Anhembi-Morumbi – SP). Presidente do Instituto MPUMALANGA, de São Sebastião-SP, diretora do canal cultural de streaming Sol Brasil-SOUL TV e Chef do Brasileira Gourmet. Desenvolve tecnologias sociais para a educação, com projetos de formação de professores em arte educacional, fomento à leitura, segurança alimentar e engajamento à agenda 2030 dos ODS/ONU.
SERVIÇO: Projeto Cozinha Itinerante – 2025
Rosário do Catete-SE |19, 20 e 21 de março – Local: Ginásio de Esportes João Santana Filho.Av. João Diniz de Resende, s/n- Centro.
Aracaju-SE | 26, 27 e 28 de março – Local: Estacionamento “B”- Shopping Jardins - Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215 - Jardins, Aracaju – SE
Santa Luzia do Itanhi-SE | 2, 3 e 4 de abril – Local: Espaço de Festas Amorzão/ao lado da EMEF Jessé da Silva Prado. R.Padre João Florêncio/ Rodovia SE-368- KM 23.
Indiaroba-SE- | 9, 10 e 11 de abril – Local - Praça da quadra poliesportiva/ Centro.

Comentarios