FESTA LITERÁRIA DE SÃO SEBASTIÃO COM MUITAS ATRAÇÕES NESTE FIM DE SEMANA

Por:.Angela Santos


A FLISS 2020 - online prossegue nesta sexta-feira (28/08), sábado (29) e domingo (30) com debates literários, dicas de leitura, lançamentos, diálogos sobre direitos da criança, conversas sobre livros e música e sobre literatura e gastronomia, com chefs de cozinha de São Sebastião e da Bahia.



NESTA SEXTA-FEIRA, na FLISS 2020, às 14h30, tem oficina sobre o Slam na Escola, com a escritora Luiza Romão . Às 15h, gratuito e ao vivo, cordel e xilogravura com o escritor e poeta popular Marco Haurélio e com a xilogravurista Lucélia Borges. Às 16h, mesa de debate online com mediação do jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto sobre Literatura, infância e violação de direitos na pandemia, trazendo Benedito Rodrigues dos Santos, do UNICEF, a escritora Andrea Viviana Taubman, a jornalista e colunista da Revista Crescer, Cristiane Rogério, e Elisiane dos Santos, Procuradora do MPT-SP.

Ainda nesta sexta (28), na programação FLISS SYMPLA com inscrições e ingressos limitados, Zuza Homem de Mello, às 18h, conversa com a jornalista Patrícia Palumbo sobre canção e literatura e a plateia online estará cara a cara com o escritor e crítico musical. Também às 18h, com transmissão aberta e gratuita, o diálogo online Defenda o Livro, com Vitor Tavares, da Câmara Brasileira do Livro,  José Ângelo Xavier, da Associação Brasileira de Livros Escolares-Abrelivros, e com Marcos Pereira, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros-SNEL. Às 20h, Patrícia Palumbo reúne na FLISS Fernanda Takai, Penélope Martins e Roberta Estrela D’Alva em torno do tema: “Onde mora minha literatura”.

SÁBADO (29), na FLISS 2020, às 17h, o escritor moçambicano Mia Couto, na Sala Fliss/plataforma sympla, com ingressos limitados. Mia Couto conversa com a jornalista Adriana Saldanha e os participantes da plateia estarão dentro da live, para perguntas ao vivo. Às 20h, o debate “Onde fincam meus pés?”, com o escritor Sérgio Vaz , o poeta e escritor angolano Ondjaki e a mediadora Daniele Ramalho.



Ainda sábado, gratuito, 15h30, Histórias em Quadrinhos, com o jornalista Roberto Sadovski, o escritor e jornalista Pablo Miyazawa, o escritor e quadrinista Franco de Rosa e a pesquisadora Sabrina Paixão, e às 18h30 a literatura indígena com Cristino Wapichana e Auritha Tabajara.



DOMINGO (30) na FLISS , uma mesa online de dar água na boca, às 20h, sobre literatura e gastronomia: “Comida como Cultura “, que vai abordar a escrita dos alimentos e reunir a Chef Adriana Saldanha, do espaço de gastronomia Brasileira Gourmet, associado à Casa Brasileira em São Sebastião, o Chef Eudes Assis, do restaurante caiçara Taioba Gastronomia, do sertão de Camburi, em São Sebastião, a Chef baiana Tereza Paim, da Casa de Tereza, de Salvador, e o antropólogo, escritor e pensador da comida brasileira, Raul Lody.

Ainda no domingo, às 15h, aula espetáculo sobre o livro de contos árabes As Mil e Uma Noites, com o tradutor Mamede Mustafá Jarouche e a narradora de histórias Daniele Ramalho, ingressos limitados. Às 15h30, Josélia Aguiar (Biblioteca Mário de Andrade) , Pierre Ruprecht (SP Leituras) e o jornalista Claudio Leal conversam sobre as tendências para os espaços públicos de leitura. Em seguida, às 17h, aberto ao público, a tarde de domingo terá um debate sobre literatura infantil, com Kiusam de Oliveira, Tiago de Melo Andrade, Yaguarê Yamã, Cláudio Fragata e Janaína de Figueiredo. Às 18h30, Eu na Sala Fliss com o escritor Ilan Brenman, sobre a importância das histórias no século XXI.




Aproveite a FLISS 2020 para ajudar famílias impactadas pela pandemia em São Sebastião. Realização do Instituto MPUMALANGA e da Casa Brasileira, em parceria com o UNICEF e com apoio da Fundass-Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna e das Editoras: Melhoramentos, Dublinense, Aletria, Editora do Brasil, Editora de Cultura e da Livraria Cultura. Os livros doados por escritores e editoras que realizam lançamentos durante a programação online, serão doados a bibliotecas públicas do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

22 visualizações
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
© 2020 Instituto Mpumalanga. Todos os direitos reservados.