FLISS-2020: UMA FESTA LITERÁRIA NA SUA CASA!

Imagine uma festa literária, com muitos lançamentos de livros, debates com escritoras e escritores, poder dialogar com seu autor ou autora favoritos, participar de oficinas de escrita, de narração de histórias que vão do cordel aos contos de fadas e das mil e uma noites, passando pelas batalhas de poesias do slam?

Não será preciso esperar pelo fim do distanciamento social para colocar um evento como este na sua agenda.

Dias 27, 28, 29 e 30 de agosto desta quarentena de 2020, a Festa Literária Internacional de São Sebastião- FLISS-2020 estará dentro da sua casa. Online. Com dezenas lançamentos e belíssimas capas de livros a um clic!

Realizada pela primeira vez em 2018 pelo Instituto Mpumalanga de forma presencial no espaço de cultura e artes CASA BRASILEIRA, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, este ano a FLISS-2020 ganhará contornos virtuais e vai reunir, pelos canais digitais do Mpumalanga, mais de 40 nomes da literatura além de especialistas em ações de incentivo à leitura, pesquisadores das áreas da educação, antropologia e psicologia voltados para todas as dimensões do livro e dos muitos lugares das literaturas.


A Casa Brasileira em São Sebastião está temporariamente de portas fechadas devido a pandemia, mas sua alma estará presente na Festa Literária Internacional de São Sebastião.

“Com a realização online da FLISS-2020, o Instituto Mpumalanga e o UNICEF, parceiro na realização deste importante evento da literatura, aceitam o desafio de manter em pauta os temas da educação, da cultura, das artes e o incentivo à leitura num momento tão difícil para todas as pessoas”, afirma Adriana Saldanha, presidente do Instituto Mpumalanga e idealizadora da Festa Literária Internacional de São Sebastião.

Apesar de online e de reunir escritores à distância de várias regiões do Brasil e também de outros países, a FLISS mantém o nome do município onde fica a sede do Instituto, São Sebastião. O município integra o circuito turístico do litoral paulista e detém importante conjunto arquitetônico, tombado pelo Patrimônio Histórico. Entre esses imóveis está o casarão que abriga a sede do Instituto, a CASA BRASILEIRA. Com isso, fortalece São Sebastião na rota dos grandes eventos internacionais de literatura.

Nesta sexta-feira, 7 de agosto, a programação da FLISS-2020 será divulgada na live lançamento prevista para as 15h, pelo canal digital do Instituto Mpumalanga no facebook. Você vai saber quantos e quem são os escritores que vão estar na FLISS este ano, além dos lançamentos previstos.


Adriana Saldanha, presidente do Instituto Mpumalanga

FLISS-2020 une formato inovador a uma causa social:-

Pelos canais digitais do Mpumalanga, a FLISS terá 10 horas diárias de programação, em quatro dias do evento, de 27 a 30 de agosto, com mesas online de debate, histórias para crianças, mini workshops, oficinas para públicos de todas as idades, lançamentos de livros, entrevistas, leituras poéticas e diálogos em torno de conexões e fronteiras dos muitos lugares das literaturas.

A programação será simultânea em duas plataformas: uma aberta ao público e gratuita e outra com acesso por meio de inscrições em plataforma fechada, as Salas Fliss, cuja arrecadação será revertida em cestas básicas para comunidades ainda impactadas pela Covid-19 em São Sebastião.

Encontre amigos na FLISS :-

Convidamos você a conhecer esta grande festa literária em ambiente virtual e a encontrar amigos na FLISS.

Entre os nomes já confirmados para a FLISS, estão: Ignácio de Loyola Brandão, Mia Couto, Kiusam de Oliveira Patrícia Portela, Fernanda Takay, Lúcia Hiratsuka, Ilan Brenman, Penélope Martins, Sérgio Vaz, Ndalu de Almeida-Ondjaki, Lucílio Manjate, Noemi Jaffe, Roberta Estrela Dalva, Vinicius Campos, Luisa Romão, Yaguarê Yamã, Cláudio Fragata, Tiago de Melo Andrade, Poeta arrudA, Raul Lody, Ana Luisa Lacombe, Chef Tereza Paim, Chef Eudes Assis, Mamede Mustafa Jarouche, Ninfa Parreiras, Zuza Homem de Mello, José Américo Câmara, artistas de São Sebastião como o slamer Brenalta e a cantora Sônia Lopes, além do cantor e acordeonista Targino Gondim entre outros nomes já confirmados.

Editoras e livrarias amigas da FLISS-2020:

A Festa Literária Internacional de São Sebastião tem apoio de editoras e livrarias, para reunir os nomes da literatura e mostrar livros em diferentes formatos. Estão com a FLISS-2020:

Melhoramentos, Editora do Brasil, Editora de Cultura, Editora Dublinense, Editora Aletria e Livraria Cultura.

SERVIÇO:

07/08/2020: -

Live de lançamento da programação e coletiva online:

Apresentação da programação da FLISS-2020 , com–

Adriana Saldanha | Presidente do Instituto Mpumalanga | Diretora geral da FLISS

Alexandra Pericão | Curadoria da FLISS

Gabi Monteiro | UNICEF

Adbaílson Cuba |Diretor artístico da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna, de São Sebastião-SP

Os mediadores das mesas online na FLISS:

Ana David | Anton Zacharkow |Tereza Oliveira |Isabel Galvanese |Janaína de Figueiredo |Luciana Oliveira | Daniele Ramalho | Patrícia Palumbo | Vivian Schaefer.

Local : Transmissão: youtube Mpumalanga e www.facebook.com/institutompumalanga/

Informações e divulgação: . (11) 9.9838.8794


  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
© 2020 Instituto Mpumalanga. Todos os direitos reservados.