top of page

Literatura, histórias e a música de Cartola,na Casa Brasileira



São Sebastião (21/08/2023) – Com presença da sambista Nilcemar Nogueira, neta de Cartola, a Casa Brasileira inicia, nesta sexta-feira (25/08), uma sérieeventos para relembrar a obra musical e poética de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola. Serão dois dias de músicas, conversas e literatura em torno do legado de um dos mais importantes nomes do samba brasileiro e da Escola de Samba Mangueira.

A programação começa na tarde da sexta-feira (25), a partir das 14h, com lançamento do livro infantil “A Rosa e o Poeta do Morro”, da Pallas Editora,da escritora Janaína de Figueiredo com ilustrações de Paulica Santos. Uma tarde de autógrafos e bate papo aberta a estudantes do ensino fundamental de São Sebastião e público em geral. O livro fala sobre a vida e a obra poética e musical de Cartola para crianças e teve seu primeiro lançamento no Museu do Samba, no Rio de Janeiro.



Nilcemar é a presidente do Museu do Samba, espaço que abriga a memória das matrizes do samba carioca, no tradicional bairro da Mangueira, a Escola de Samba do coração de Cartola e Dona Zica. Doutora em Psicologia e Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais, Nilcemar implantou o Centro de Documentação e Pesquisa do Samba e é guardiã das matrizes do samba declaradas patrimônio imaterial.



Janaina é antropóloga, escritora e educadora. O gosto pelo samba vem da infância e das pesquisas acadêmicas. “A Rosa e o Poeta do Morro”traz a memória do samba para crianças.

Um conto poético infantil sobre o amor verde e rosa de Cartola por Dona Zica e sobre a cultura do Carnaval.Janaínaé autora de “Meu Avó é um Tata”, “Sapatinho deMakota” e da pesquisa “Nação Angola – Caboclos, Nkisis e as Novas Mediações”, editados pela Pallas. Escreveu, ainda, entre outros, “Formigável”, indicado ao Jabuti/ 2022, e“Seu Tainha”, ganhador do Selo Cátedra Unesco.




Cartola ao som do vinil, na Casa Brasileira


Na sexta (25) à noite, com entrada franca, a obra musical do compositor carioca será revisitada ao som do vinil. Como parte do tributo a Cartola, a Casa Brasileira e o Instituto Mpumalanga inauguram a Noite do Vinil, uma audição comentada que será comandada pela cantora Luciana Oliveira e terá a participação de Nilcemar e de Janaína. Um bate papo sobre as referências artísticas de Cartola e o contexto em que ele criou várias das suas obras musicais.

Com apoio do DJ Riva Decibeis @rivadecibeis, na vitrola, vai para agulha o disco que Cartola lançou em 1976, com canções como As Rosas Não Falam e O Mundo É Um Moinho.



O Sol Nascerá – Tributo a Cartola

O sábado (26/08) será das músicas de Cartola,no Brasileira Gourmet. O espaço de gastronomia foi escolhido para reunir a sambista Nilcemar Nogueira e as cantorasRenata Jambeiro e Luciana Oliveira em tributo ao compositor.



O Sol Nasceráé um show temático que homenageia a vida e a obra de Angenor de Oliveira. Um apanhado de sua carreira, lembrando sucessos que foram imortalizados em sua voz e na voz de grandes intérpretes brasileiros, como Beth Carvalho, Elis Regina, Gal Costa, Caetano Veloso, Cazuza, Marisa Monte entre outros. O samba de Cartola, que é único, traz um olhar poético para a simplicidade do cotidiano, cronista de uma época. Poeta e melodista reconhecido tardiamente, Cartola construiu uma carreira musical depois dos 60 anos e se tornou imortal a partir de suas canções que tocam, até hoje, o coração do Brasil.

O show, na noite de sábado (26/08),no BrasileiraGourmet, centro de São Sebastião, terá venda antecipada de ingressos, conta com a participação deNilcemar Nogueira, também sambista da Mangueira, além das cantoras Luciana Oliveira e Renata Jambeiro, acompanhadas pelos músicos Raphael Gomes e Leo Matheus.



Com formação intimista, O Sol Nascerá passeia pela obra de Cartola e apresenta sucessos como Cordas de Aço, As Rosas Não Falam, O Mundo É Um Moinho, Linda, Preciso Me Encontrar além de canções que prestam homenagem ao compositor.

Bebamos dessa fonte inesgotável de poesia! Angenor de Oliveira, o Cartola viveu de 1908 a 1980. Passou a infância entre os bairros do Catete e Laranjeiras e depois mudou-se para o Morro da Mangueira. Seu legado musical ajudou no reconhecimento das matrizes do samba carioca como patrimônio imaterial.



Salve estas datas

Serviço:

25/08 | 14h às 17h30 | Lançamento – A Rosa e o Poeta do Morro

Livro de Janaína de Figueiredo, ilustrado por Paulica Santos.

Local: Casa Brasileira | * Evento Gratuito

Av. Dr Altino Arantes, 80 - Centro - São Sebastião-SP.

Infos: 11 998388794.

Tarde de autógrafos e bate papo com a escritora Janaína de Figueiredo e com a neta de Cartola, Nilcemar Nogueira.

Aberto a crianças, jovens e público em geral.

Livre.

25/08 | 20h às 22h: Audição comentada- Cartola.

Local: Casa Brasileira | * Evento Gratuito

Noite de Vinil - audição comentada da obra musical de Cartola.

Mediação da cantora Luciana Oliveira.

Participação de Nilcemar Nogueira e Janaina de Figueiredo.

26/08 – Sábado | 20h - Show: O Sol Nascerá | Tributo a Cartola

Local: Brasileira Gourmet- espaço de gastronomia e cultura.

Av. Dr. Altino Arantes, 68 – Rua da Praia, Centro – São Sebastião-SP.

*Ingressos | venda antecipada - $ 30,00

Show com as cantoras Renata Jambeiro e Luciana Oliveira e a sambista Nilcemar Nogueira, da Escola de Samba Mangueira.

Acompanham: Raphael Gomes, no violão 7 cordas, e Leo Matheus, no cavaquinho.

Realização: @institutompumalanga

Apoio: @brasileiragourmet




65 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page