Movimento em defesa do livro é tema da revista online Chá com Livros

Atualizado: Ago 17




A revista online Chá com Livros, do Instituto Mpumalanga, reúne neste sábado, 15/08, a partir das 17h, o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Vitor Tavares, a pedagoga e especialista em clubes de leitura, Janine Durand, e a produtora cultural Vivian Schaeffer, da área de captação de recursos do Mpumalanga.

Esta semana, a Câmara Brasileira do Livro, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares publicaram um “manifesto em defesa do livro”, criticando severamente a proposta de reforma tributária do governo federal, que vai encarecer os preços das obras literárias. A reforma propõe a unificação da cobrança do PIS/Pasep e do Cofins em um novo imposto sobre valor agregado, com o nome de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), que teria alíquota de 12%, segundo o Ministério da Economia. O setor de livros é hoje isento das contribuições Pis/Pasep/Cofins.


Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro e empresário à frente da Distribuidora & Livraria Loyola, assinou o manifesto e garantiu que as entidades do setor vão pressionar os parlamentares do Congresso Nacional e reverem o projeto do governo.

Para Vivian Schaeffer, da organização da Festa Literária Internacional de São Sebastião-FLISS 2020, que o o Instituto Mpumalanga realizará online de 27 a 30 de agosto, “a notícia de uma taxação de impostos sobre obras literárias preocupa, porque o livro já é um artigo caro para uma parcela significativa da população”.


A preocupação com o acesso da grande maioria da população aos livros faz parte da rotina da pedagoga Janine Durand, para quem uma elevação de preços vai limitar ainda mais a compra de livros, com impacto sobre a educação. Janine atua nas áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos, implementou o Núcleo de Incentivo à Leitura na Editora Companhia das Letras e organizou mais de 200 clubes de leitura pelo país. Hoje é parceira técnica de gestão do Itaú Social para o Programa Prazer em Ler. Idealizadora e articuladora do Programa Remição em Rede, Janine forma mediadores de leitura em penitenciárias, um projeto em parceria com o governo de São Paulo, as editoras Boitempo, Planeta, Record, Todavia e com o Grupo Mulheres do Brasil.


Chá com Livros é uma revista online ao vivo com informações e dicas sobre o mundo da literatura. Iniciativa do Mpumalanga, Chá com Livros reúne, todo sábado, às 17h, convidados para um diálogo em torno da escrita e de livros, passando pelo universo da contação de histórias e das novas formas de ler.



Serviço:

Chá com Livros – revista online

Apresentação: Ana David @luizadavid

Transmissão ao vivo: www.facebook.com/institutompumalanga/

Data: Dia 15/08/2020 - sábado

Horário: 17h

Instituto Mpumalanga/Casa Brasileira

Informações – (11) 9 98388794

33 visualizações
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
© 2020 Instituto Mpumalanga. Todos os direitos reservados.