Oficina de Escrita Literária para professores da rede pública de São Sebastião-SP

Atualizado: Set 4




Oficina de Escrita Literária para professores da rede pública de São Sebastião-SP


O Instituto Mpumalanga realizará, de 20 a 24 de setembro de 2021, em formato virtual, uma oficina de escrita literária dirigida a professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Com apoio da Prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Educação de São Sebastião e da FUNDASS, a oficina é oferecida gratuitamente pelo Mpumalanga e Casa Brasileira, no âmbito do Edital N° 006/2020 – FUNDASS - credenciamento de Espaços Artísticos e Culturais - Lei Emergencial Aldir Blanc.


A “Oficina de Escrita Literária para Professores– Poesia, para começo de conversaserá ministrada pelo jornalista e escritor André Argolo e o programa do curso prevê cinco dias de encontros ao vivo, online, com duas horas de duração cada um. A oficina tem como objetivo motivar os educadores para a produção de textos, fornecendo ferramentas e apresentando possibilidades de criação em diversos gêneros e estilos. Com isso, aproximar da literatura os professores e professoras da rede de ensino.


Para André Argolo, “promover o encantamento pela escrita entre docentes é o passo essencial para as ações que visam formar leitores a partir do ambiente escolar. Escrita e leitura são um sistema circular de alimentação mútua e constante e produzir textos literários não tem a ver com o mercado de livros, com ganhar dinheiro: é, sobretudo, um direito, que poderá ou não ser exercido. Mas, para que haja a possibilidade da escolha, a literatura precisa ser devidamente apresentada, com leitura, escrita e conversa”, completa Argolo.


A proposta do Instituto Mpumalanga é sensibilizar educadores para a escrita literária e, assim, incentivar novos olhares e práticas em torno da literatura nas escolas e nas comunidades. O Mpumalanga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que administra o Ponto de Cultura CASA BRASILEIRA, em São Sebastião-SP, com ações e projetos nas áreas de educação, cultura, arte, meio ambiente, comunicação e direitos humanos.

André Argolo é jornalista, Mestre em Culturas e Identidades (USP) e Professor de cursos de Formação de Escritores, com especialização em produção de textos.

A Oficina online para Professores da Rede Pública de São Sebastião - “Oficina de Escrita Literária para Professores– Poesia, para começo de conversa” - acontecerá de 20 a 24 de setembro de 2021, no horário de 16h às 18h, para professores da rede municipal de São Sebastião-SP. Programa do curso:


Encontro 01

• Reconhecimento inicial de saberes (o que o grupo entende por poesia e literatura, qual acesso costumam ter, quais hábitos)

•Uma coisa é o poema, outra é poesia

• Proposta de escrita: Tema — Memória (começa em aula, mostra-se no encontro seguinte)

• Apresentação de poemas no tema | variedade de estilos, abordagens, vozes, tempos

Encontro 02

• Onde mais encontramos poesia? Os gêneros literários e suas características.

• Ficção e não ficção (de que verdade estamos falando?)

Encontro 03

• Metáfora

• Lugar-comum

• Como analisar/ler um poema?

• Provocação de escrita

Encontro 04

• Poesia desentranhada (Poema tirado de uma notícia de jornal, Manuel Bandeir)

• Provocação de escrita

• História da poesia no Brasil (uma breve noção para pensamento: que tempo é esse que registramos?)

Encontro 05 (interação)

• Qual é a sua? Apresentação de textos, leitura conjunta, conversa sobre o que gostam mais de ler e de escrever, como podem se aprimorar e se organizar no dia a dia para escrever.

• Escutatória: como a escrita atua em cada pessoa, como podemos incluir na docência o convite à escrita.

As inscrições podem ser realizadas junto à Secretaria de Educação de São Sebastião. Serão 30 vagas, destinadas a professores da rede municipal de ensino, sem critério de especialização.

Os profissionais inscritos receberão por e-mail o link de ingresso ao curso online, totalmente gratuito.


Realização- Instituto Mpumalanga

Apoio- Prefeitura de São Sebastião-SP

45 visualizações0 comentário