REVISTA JUÇARA LANÇA EDIÇÃO DE AGOSTO COM HOMENAGEM A CAROLINA MARIA DE JESUS

Atualizado: Ago 19


Agosto|2021 - A Casa Brasileira, ponto de cultura de São Sebastião-SP, promove, nesta quinta-feira (19/08), live de lançamento do terceiro número da Revista Literária JUÇARA, idealizada e produzida pela jornalista Daniela Outi e pela artista visual Isabel Galvanese.

Com transmissão ao vivo e gratuita, às 17h, pelo facebook e youtube, o lançamento da revista de agosto reunirá as editoras da publicação e diversos colaboradores desta edição, feita toda em homenagem à escritora mineira Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de despejo – diário de uma favelada.

Para falar sobre o universo de Carolina Maria de Jesus, JUÇARA reuniu um time de 18 colaboradores, entre escritores independentes, jornalistas e artistas. A editora Daniela Outi organizou os textos com o objetivo de proporcionar ao leitor uma viagem, a partir de múltiplos olhares, pela história da ex-catadora, negra e favelada, que levou para a literatura o contexto onde viveu. Colaboram neste número da JUÇARA: Bia Porto, Carla Terra, Carmem Prado, Célia Romano, Cris Oliveira, Eliana Garcia Vilas Boas, Lucila Losita Mantovani, Luiz Brener, Maristela Colucci, Neusa Nardo, Poti Porã, Priscila Siqueira, Rosinea Garçon, Shirlei Costa Rodrigues, Tatiana Prestes B. Araújo e Tereza Saci.

A Revista sai, este mês, com com 53 páginas em formato digital e traz, ainda, uma entrevista com a filha de Carolina Maria de Jesus, a professora Vera Eunice.


Projeto Gráfico-

O projeto gráfico da revista foi elaborado pela artista plástica, ilustradora e escritora Isabel Galvanese, diretora de arte e responsável pela criação da capa. “Lendo Carolina Maria de Jesus percebi que são muitas as Carolinas invisíveis por aí. Por esse motivo, na capa da terceira edição da Revista Juçara multipliquei sua imagem muitas vezes e acrescentei cores e flores em homenagem a essa mulher especial”, explica Isabel.

O trabalho de diagramação tem assinatura da designer Priscila Prisco e a revisão dos textos foi feita por Fernanda Gil e Doca Ramos Mello.

Sobre a autora-

Carolina Maria de Jesus nasceu no dia 14 de março de 1914, em Sacramento (MG), neta de escravos e filha de uma lavadeira analfabeta. A escritora mudou-se para a favela do Canindé (SP), em 1948, e trabalhou como catadora de papel para criar os seus três filhos. Em 1958, conheceu o repórter do jornal Folha da Noite, Audálio Dantas, e, após dois anos, publicou o livro autobiográfico Quarto de Despejo: diário de uma favelada. Nos anos seguintes, Carolina publicou: Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada, Pedaços da Fome, Provérbios e Diário de Bitita (póstumo).

Parcerias -

A Revista literária JUÇARA tem apoio do Arquivo Público Municipal de Sacramento (MG), Radar Litoral, FUNDASS/Biblioteca Álvaro Orselli, Portal de Notícias Radar Litoral, Instituto MPUMALANGA e Casa Brasileira.

Com distribuição gratuita, a revista tem a missão de aproximar os autores clássicos brasileiros dos jovens talentos da literatura, dos estudantes e do público em geral.


fotos: Arquivo Municipal de Sacramento(MG)

Onde ler -

Após o lançamento, a Revista Juçara poderá ser lida nos canais digitais da revista online no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/jucararevista/ na FANPAGE: https://www.facebook.com/jucararevista e no site do Portal Radar Litoral: https://radarlitoral.com.br/

Serviço: Lançamento da 3ª edição da Revista Juçara(online)

Data: 19/08/2021 - quinta-feira

Horário: 17h

Live gratuita, com transmissão ao vivo pelos canais digitais do Mpumalanga:

www.youtube.com/institutompumalanga

www.facebook.com/institutompumalanga

102 visualizações0 comentário