top of page

Caravana do Esporte leva a Pedagogia do Esporte Educacional a Santa Bárbara-MG

São Paulo (15/09//2023) – Com atividades gratuitas voltadas a estudantes e professores da rede municipal de ensino e aos profissionais do esporte, saúde e assistência social da Prefeitura, a CARAVANA DO ESPORTE estará na cidade de Santa Bárbara, interior de Minas Gerais, dias 19, 20 e 21 de setembro de 2023. São esperadas quase 1.500 crianças do ensino fundamental nas estações esportivas do projeto durante os três dias. O Centro Esportivo de Santa Bárbara, no bairro São Vicente, foi o local escolhido para a Caravana do Esporte, que chega ao município com patrocínio da VALE e da MASTERCARD e apoio da Prefeitura municipal.


O projeto leva, gratuitamente, aos municípios atendidos, um time de especialistas em educação, esporte e arte para ações que visam qualificar a prática esportiva e atividades com som e movimento nas escolas públicas por meio da formação de professores. Junto com a Caravana das Artes/Instituto Mpumalanga, o projeto viaja o Brasil desde 2005, em parceria com o UNICEF, aplicando e transferindo tecnologias sociais e educacionais inclusivas a partir de metodologias ativas conectadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS/ONU.


Atletas convidados visitam as crianças na Arena Caravana

A Arena Caravana será aberta dia 19/09, às 07h30, com a chegada do primeiro grupo de crianças inscritas pela Secretaria municipal de Educação. Para mostrar a importância do esporte no desenvolvimento das crianças, atletas convidados participam voluntariamente da ação do projeto. Estarão na Caravana do Esporte, em Santa Bárbara, Wander do Prado Moura, ex-atleta olímpico e campeão brasileiro e Pan Americano de Atletismo, e o judoca Iago Oliveira, da equipe do Minas Tênis Clube e vice-campeão brasileiro da modalidade.


Wander do Prado Moura fez história como Recordista Brasileiro e Sul Americano dos 3000 e 2000 metros com obstáculos

Wander Moura visitará a Caravana na terça-feira (19), para compartilhar sua experiência com o atletismo. “A gente vê a importância do esporte educacional como uma forma de revelar talentos não só para o esporte, mas para outras áreas que os alunos queiram estudar, porque o esporte promove oportunidades”, afirma Wander. Nove vezes Campeão Brasileiro de corrida de longa distância entre 1988 e 2002, Wander do Prado Moura fez história como Recordista Brasileiro e Sul Americano dos 3000 e 2000 metros com obstáculos. Foi Campeão Pan Americano dos 3000m em 1995 e Vice Campeão Mundial no revezamento de Maratona em 1996, na Dinamarca, entre outros títulos conquistados.



Iago Oliveira - Foto: Divulgação (Minas Tênis Clube)

Iago Oliveira chegará na quarta-feira (20), pela manhã, à Arena da Caravana do Esporte e vai brincar de luta com as crianças na miniestação de judô educacional. O atleta faz parte da equipe de Judô do Minas Tênis Clube e sagrou-se, recentemente, vice-Campeão Brasileiro Sub21 na categoria meio-leve (até 66 g). Natural do Amapá, Iago Oliveira começou a despontar no Judô em 2016, quando, aos 12 anos, conquistou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro da modalidade realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia.


Esporte e movimento em conexão com a BNCC e as ODS/ONU -

Enquanto as crianças brincam no espaço pedagógico da CARAVANA, professores da rede de ensino local, profissionais das áreas do esporte e da saúde da gestão municipal participam do curso de formação continuada em esporte educacional. É uma metodologia ativa desenvolvida pelo IEE-Instituto Esporte & Educação, em conexão com a BNCC-Base Nacional Comum Curricular. A formação acontece simultaneamente ao atendimento das crianças e os inscritos terão acesso a carga horária adicional em formato EAD, pela plataforma do Instituto.


“Está no método a capacidade de transformar que a Caravana promove em três dias de ações”, explica Alexandre Arena, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, ao falar sobre o legado que as Caravanas deixam nos municípios atendidos. “Os professores da rede de ensino que participam da formação presencial trabalham conceitos e têm, durante o atendimento direto das crianças pelo projeto, uma vivência prática da metodologia e dos materiais pedagógicos desenvolvidos pelos Institutos, que fortalecem o esporte na perspectiva educacional”, afirma Alexandre. Na formação da Caravana do Esporte são apresentados os princípios do esporte educacional, como inclusão, construção coletiva, diversidade, autonomia, educação integral e como colocá-los em prática utilizando atividades e jogos.


Integram essa metodologia reflexões e vivências sobre o Esporte para Inclusão Escolar de Crianças Atípicas com professores, apoios terapêuticos e pais de alunos do ensino fundamental diagnosticados com TEA-Transtorno do Espectro Autista. O município de Santa Bárbara tem 3.634 estudantes na rede municipal, entre Creche, Educação Infantil e o Fundamental I e II. Desse total, 110 alunos são crianças com deficiência física e 61 diagnosticados com TEA.


As ações da CARAVANA têm foco na educação e na inclusão por meio do esporte e da arte e estão em sintonia com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para educação de qualidade (ODS 4), igualdade de gênero, (ODS 5), erradicação da pobreza (ODS 1), promoção de cidades e comunidades sustentáveis, (ODS 11), educação para o consumo sustentável, (ODS 12) e promoção da inclusão para o desenvolvimento sustentável, buscando práticas e capacitação de professores para que crianças e jovens neurodivergentes tenham aprendizagem garantida no ambiente escolar (ODS 16). A CARAVANA DO ESPORTE promove a participação igualitária e inclusiva de meninas e meninos em todas as práticas, jogos e brincadeiras e também estimula o cuidado com o meio ambiente. O projeto adotou a separação e destinação correta dos resíduos gerados na Arena e eliminou o uso de garrafas plásticas de água descartáveis.


Sobre o Instituto Esporte & Educação e a Caravana do Esporte -

O Instituto Esporte & Educação é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que busca contribuir com políticas públicas para acesso de toda criança ao esporte nas escolas, por meio da Caravana do Esporte, projeto compatrocínio das empresas MASTERCARD e VALE, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/ Governo Federal.


Serviço:

Arena Caravana – Local – Centro Esportivo de Santa Bárbara

End.- Av. Raimundo Linhares, 560 – Bairro São Vicente | Santa Bárbara - MG

19, 20 e 21 Setembro | 08h às 17h – Atividades de esporte para estudantes das escolas municipais, na Arena da Caravana.


19/09/2023 | 09h – Cerimônia de abertura na Arena da Caravana do Esporte–Local - Tenda das Artes.


19, 20 e 21 | 08h às 17h – Curso de formação para profissionais da Secretaria Municipal da Educação, da cultura e do esporte/ turmas manhã e tarde: Pedagogia do Esporte Educacional e vivências sobre autismo e inclusão.


21/09 | 11h30 e 16h30 – Encerramento da formação presencial - Local: sala da formação



Texto: Angela Santos

16 visualizações0 comentário
bottom of page