CaravanaArtes01.jpg

A CARAVANA DAS ARTES é uma articulação do Instituto Mpumalanga com o canal ESPN, a DISNEY e o UNICEF, cujo objetivo é garantir o direito de crianças e jovens de produzirem e terem acesso às diversas linguagens artísticas de forma inclusiva, por meio da formação de professores e gestores. Viaja o Brasil desde 2007 com:

Atendimentos direto de crianças e adolescentes em oficinas de Música, Dança e de outras linguagens artísticas. 

Capacitação aos professores da rede pública, jovens multiplicadores, líderes comunitários, mestres de saberes entre outros.

Realização de seminários e fóruns com especialistas e representantes do poder público, com objetivo de propor ações e políticas públicas para implantação da arte no currículo das escolas e.

 Proporcionar a fruição de atividades culturais gratuitas com a realização de saraus e sessões gratuitas de cinema na Arena Caravana, nas comunidades atendidas pelo projeto.

LOCALIDADES ATENDIDAS PELA CARAVANA

ARTISTAS CONVIDADOS

Em todas as Caravanas um artista participa das ações, vivencia o trabalho de arte e educação com estudantes das redes públicas atendidos pelo projeto.

Já participaram das ações presenciais do projeto Caravana das Artes: 

Margareth Menezes, Mariene de Castro, Chico César, Elza Soares, Mestrinho, Zé Renato, Ivan Lins, Rita Ribeiro, Kamau, Ellen Oléria, Chico Teixeira, Adriana Moreira, Juliana Ribeiro, Mestrinho, Nicolas Krassik, Marina Lima, Fernanda Takai, Guilherme Arantes, Fagner, Lia Sophia, Felipe Cordeiro entre outros.

Mariene-de-Castro-Sorriso.webp
Mariane de Castro

“É um projeto grandioso, achei o comprometimento das pessoas, a entrega, o amor muito grande. Contagia a gente que chega para conhecer”

Elza-Soares.jpg
Elza Soares

“A educação é o fator primordial e que falta muito nesse país. Educação, saúde, enfim tudo falta pra gente. E quando você vê um trabalho suprindo essa falta, isso te deixa muito feliz”,

chico-cesar.jpg
Chico César

“Os estudantes ficam tão motivados, os professores ficam motivados porque a cultura e a arte tem algo da nossa infância que carregamos ao longo da vida no peito”

marinalima-porcandesalles1.webp
Marina Lima

“Assim como foi pra mim, a música pode mudar a vida de uma criança pra muito melhor”

PRINCIPAIS RESULTADOS

150 municípios brasileiros atendidos até 2019 | ações presenciais.

 

Com ações presenciais em diferentes regiões do Brasil, até dezembro de 2019, a Caravana das Artes atendeu com ações itinerantes presenciais de arte e educação profissionais de 150 municípios brasileiros. 

 

Atendimento direto de mais de 120.000 crianças e jovens

 

Atendimento indireto de mais de 2.000.000 de crianças e jovens; 

 

Atendimento direto - 9.000 professores 

 

700.000 km percorridos 

 

70 horas de documentários no ar

 

Mais de 300 matérias em veículos de comunicação

 

Depoimentos de 800 mestres da cultura popular.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O principal objetivo é capacitar professores a trabalhar com as linguagens artísticas na perspectiva educacional, em sala de aula, a partir da compreensão da cultura popular e da identidade cultural local. Os professores/educadores vivenciam os elementos da música, da dança, da literatura, das artes plásticas e do teatro para poderem ampliar o trabalho em sala de aula com os recursos pedagógicos da arte.

DOCUMENTÁRIO ESPN

PARCEIROS

ver todos