top of page

‘Cinema na Casa’ e a vida de grandes nomes da música

Ary Barroso
Ary Barroso

São Sebastião-SP (12/01/2026) – O Instituto Mpumalanga abre o quintal do seu casarão sede, construído no século XVIII no centro histórico de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, para apresentar filmes sobre MPB no projeto ‘Cinema na Casa’. A estreia acontece na quarta-feira, 14/01, a partir das 19h30, com exibição do filme “Ary”, do premiado diretor André Weller, sobre a vida e a obra do autor de Aquarela do Brasil, Ary Barroso. Esta é a primeira exibição de Ary no Litoral Norte SP, antes de estrear em circuito comercial, e o diretor André Weller estará presente para conversar com a plateia.


André Weller - cineasta e diretor do filme Ary
André Weller - cineasta e diretor do filme Ary

A dupla Música Popular Brasileira-Cinema já é pano para manga de boas histórias e registro de momentos memoráveis. As cinebiografias de grandes nomes abrem as portas para o conhecimento da história do país, dos movimentos culturais de diversos períodos e dos mais variados gêneros musicais, além, é claro, de oferecer bons panoramas de identidades humanas e criativas. Bem criativas!


O ponto de cultura Casa Brasileira, do Instituto Mpumalanga, desde 2017 busca fomentar as diferentes linguagens artísticas, reunindo nesse espaço referências da música brasileira, das artes cênicas, das artes plásticas e do audiovisual para acesso do público que mora ou visita o Litoral Norte de São Paulo.


Com curadoria da jornalista e documentarista Nelma Salomão, toda quarta-feira, a partir das 19h30, neste mês de janeiro de 2026, o Quintal da Casa será um cinema a céu aberto, com exibição de filmes e documentários que tratam da vida e da obra de grandes compositores e intérpretes da música brasileira. A ideia é garantir a união do fruir da música e das boas histórias dos músicos.


Para completar o encantamento que vem com a dupla Cinema-Música, o projeto ‘Cinema na Casa Brasileira’ trará diretores, roteiristas e produtores dos filmes para um bate papo ao vivo com o público, com mediação da jornalista e pesquisadora da MPB, Patrícia Palumbo, escritora, roteirista, radialista e apresentadora do programa Vozes do Brasil. Patrícia Palumbo é, também, curadora musical dos projetos culturais da Casa Brasileira e acompanhará os diálogos sobre os filmes e documentários exibidos no ‘Cinema na Casa’.


Patricia Palumbo - jornalista e diretora musical do filme Luiz Melodia-no coração do Brasil.
Patricia Palumbo - jornalista e diretora musical do filme Luiz Melodia-no coração do Brasil.

Confira a programação.

Entrada gratuita, limitada à lotação da Casa.

Classificação livre.


A abertura do ‘Cinema na Casa’ será dia 14/01, às 19h30, com presença do premiado cineasta André Weller e exibição do filme Ary, sobre a vida do autor de Aquarela do Brasil, Ary Barroso. O filme é narrado em primeira pessoa pelo ator Lima Duarte, tem participação dos atores Dira Paes, Stepan Nercessian, Leo Jaime e Marcus Caruso, e mostra desde a infância mineira de Ary aos dias de glória no Rio, passando pela parceria com os estúdios Disney. Mistura ficção e imagens de arquivo raras, embaladas por clássicos como No Rancho Fundo e No Tabuleiro da Baiana. Um ensaio cinematográfico íntimo sobre a mente criativa do homem que inventou o Brasil brasileiro. O filme ARY já participou de 7 festivais e mostras, incluindo aí o Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.



Após a exibição, o diretor de Ary, André Weller, que também é músico, vai conversar com o público e contar as curiosidades desse trabalho. Diretor premiado pelo Festival É Tudo Verdade e Mostra de Cinema de Tiradentes, André Weller é Membro da Academia Brasileira de Cinema, ABC e ABRACI. Como Diretor de Arte, foi indicado ao Prêmio Grande Otelo e ABC. É Curador de Arte e Cultura do Rio Innovation Week e do Novo MIS RJ. Mestre em Design pela PUC-Rio, é Músico com Bacharelado em Piano pela UNIRIO e trabalhos lançados pela Warner e pelo selo francês Buda Musique.


No dia 21/01, ‘Cinema na Casa’ exibe o filme “Jair Rodrigues – Deixa que digam”, dirigido por Rubens Rewald. O filme mostra a história de Jair Rodrigues, um dos mais conhecidos e influentes cantores brasileiros. Com um sorriso franco e versatilidade sem igual, Jair Rodrigues cantou samba, MPB, rap, sertanejo e fez história revolucionando os palcos com apresentações anárquicas e irreverentes. A figura do cantor, segundo Rubens Rewald, faz emergir um Brasil presente no imaginário popular, um país marcado pela simplicidade, alegria e otimismo. Onde foi parar esse Brasil? É possível reencontrá-lo?


O diretor Rubens Rewald participa do ‘Cinema na Casa’ e conversa com o público sobre o filme após a exibição. Rubens é Professor de Dramaturgia Audiovisual da ECA/USP e do Programa de Pós-Graduação em Produção de Conteúdo Multiplataforma da UFSCar. Escreveu e dirigiu os filmes de ficção Corpo, Super Nada, Segundo Tempo e os documentários Esperando Telê, Jair Rodrigues – Deixa que Digam, Intervenção e #Eagoraoque.


Rubens Rewald - cineasta e diretor do filme Jair Rodrigues-Deixa que digam.
Rubens Rewald - cineasta e diretor do filme Jair Rodrigues-Deixa que digam.

Dia 28/01, ‘Cinema na Casa’ exibe “Luiz Melodia – No coração do Brasil”, da diretora Alessandra Dorgan, com direção musical de Patrícia Palumbo, amiga de longa data de Melodia, e que foi responsável pelo roteiro e a direção musical do filme. Lançado em 2024, o documentário musical biográfico traça um panorama da cultura brasileira dos anos 70, a partir do olhar e da vida de Luiz Melodia, em arquivos com mais de 20 músicas ao vivo do artista. Criativo, original e instigante, é narrado em primeira pessoa, com entrevistas do próprio cantor e compositor. A riqueza do material de arquivo e o uso de cenas de outros filmes também são destaques para contar a vida do Poeta do Estácio, que morreu em 2017.


O ‘Cinema na Casa’ é uma produção do Instituto Mpumalanga realizada por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) do Ministério da Cultura/Governo Federal.


Serviço:

CINEMA NA CASA

Curadoria: Nelma Salomão


14/01 – 19h30 – ARY – direção de André Weller

21/01 – 19h30 – JAIR RODRIGUES – Deixa que digam – direção de Rubens Rewald

28/01 – 19h30 – LUIZ MELODIA – No coração do Brasil – direção de Alessandra Dorgan e direção musical de Patrícia Palumbo


LOCAL – CASA BRASILEIRA

Av. Dr. Altino Arantes, 80, Centro – São Sebastião-SP


Divulgação imprensa – Angela Santos – MTb 12118

WhatsApp 11-998388794

@institutompumalanga



 
 
 

Comentários


bottom of page