top of page

Todas por Elas na Literatura volta em 2025, com a reabertura da Casa Brasileira


ree


A Casa Brasileira reiniciará, na terça-feira, 28/10/2025, às 18h, as reuniões mensais de leitura de livros escritos por mulheres, o Todas por Elas na Literatura. As reuniões foram suspensas em outubro do ano passado, em virtude do incêndio que atingiu o casarão onde funciona o ponto de cultura do Instituto Mpumalanga, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.


ree

Com curadoria da escritora e antropóloga Janaina de Figueiredo, a abertura da nova temporada do projeto prevê a divulgação dos títulos dos livros antecipadamente e uma reunião mensal, sempre às terças-feiras, em outubro, novembro e dezembro.  Em 2026 as reuniões prosseguem com calendário a ser informado em janeiro.

Todas por Elas na Literatura é aberto ao público em geral, com encontros mensais gratuitos, na Casa Brasileira, sede do @institutompumalanga, no centro histórico de São Sebastião-SP.

As reuniões vão acontecer a partir das 18h e a curadoria indica os seguintes livros para as conversas mensais:


OUTUBRO/2025:   dia 28/10 – 3a. 18h

“A segunda mãe” - Autora: Karin Hueck


NOVEMBRO/2025:  dia 18/11- 3a. 18h

“Sobre a loucura de uma mulher” – Autora: Astrid Roemer


DEZEMBRO/2025:  dia 09/12 -3a. 18h

“A vegetariana”. Autora: Han Kang



A programação reúne livros da jovem escritora paulista Karin Hueck,  da poeta e romancista Astrid Roemer, de 78 anos, nascida no Suriname, e de Han Kang, sul-coreana vencedora do Nobel de Literatura em 2024.



A Segunda Mãe (Editora Todavia), romance de estreia de Karin Hueck, trata das várias opressões que se infiltram até entre quem aparenta ser igual, em um mundo que busca eliminar as diferentes formas de dominação. A história desdobra-se em discussões sobre papéis de gênero, estruturas sociais, amor e violência. Karin Hueck nasceu em 1985, em São Paulo. Publicou livros infantis e de não ficção, entre eles O Lado Sombrio dos Contos de Fada (HarperCollins, 2023). Entre 2018 e 2019, foi pesquisadora convidada de política e gênero na Universidade Livre de Berlim.


O romance de Astrid Roemer, Sobre a Loucura de uma Mulher (Companhia das Letras, 2025), chegou recentemente ao Brasil. Astrid nasceu em 1947, em Paramaribo, no Suriname, e emigrou para a Holanda em 1966, aos 19 anos. Poeta e romancista, explora em sua obra temas como raça, gênero, família e identidade. Em 2016, foi a primeira escritora caribenha a receber o Prêmio P.C. Hooft; em 2021 venceu o Prêmio de Literatura Holandesa e, em 2025, foi selecionada para o International Booker Prize.


A sul-coreana Han Kang foi a  vencedora do Nobel de Literatura de 2024.Tem 53 anos e mais de 30 anos como escritora. Ao longo da carreira, Han Kang ganhou outros prêmios, como o International Booker Prize, em 2016. O livro “A vegetariana” virou filme e conta a história de uma dona de casa que para de comer carne. Em suas obras, olhar sobre personagens coreanos, trazendo temas universais.  O Nobel de Literatura distinguiu Kang “pela sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”.


Todas por Elas na Literatura tem como “desafio  formar uma comunidade de leitoras e fortalecer a capacidade de diálogo e de  participação social da mulher”, segundo Adriana Saldanha, diretora do Instituto Mpumalanga e gestora da Casa Brasileira. Lançado em setembro de 2018, o projeto reuniu, cerca de 30 mulheres todo mês,  até início da pandemia, tendo retomado em 2024. “Retomar um projeto de leitura é algo que nos anima diante de um contexto mundial com tantas dificuldades, porque promover leituras, reflexões e, em especial, valorizar a literatura feita por mulheres significa avançar em direitos, e a escritora multipremiada, Janaína de Figueiredo, traz uma seleção diversificada tendo como fio condutor superação e empoderamento feminino”, completa Adriana.


As atividades culturais na Casa Brasileira, em São Sebastião-SP, são realizadas com recursos do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura/Governo Federal.



Sobre a Casa Brasileira-

A Casa Brasileira  é um centro de cultura, arte e gastronomia do INSTITUTO MPUMALANGA, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua com projetos de educação por meio das  linguagens artísticas, da literatura e  de pesquisas sobre cultura, culinária brasileira e  memória.  A CASA BRASILEIRA  foi inaugurada em Dez/2017 na rua da Praia, na área histórica do centro de São Sebastião-SP, e realiza cursos, oficinas, exposições e mostras culturais, rodas de conversa, exibição de audiovisual, pesquisas, experiências gastronômicas, encontros musicais, música na sacada, a FLISS-Festa Literária Internacional de São Sebastião e o grupo de leitura Todas por Elas na Literatura.




Serviço:

Todas por Elas na Literatura

Data:   28/10/2025

Horário: 18h

Curadoria:  Janaína de Figueiredo – escritora e antropóloga

Local:  Casa Brasileira -  Av. Dr. Altino Arantes, 80, Centro de São Sebastião-SP - Informações:  (11) 9 98388794

Realização: @institutompumalanga



 
 
 

Comentários


bottom of page