top of page

COZINHA ITINERANTE LEVA A RIO CLARO FORMAÇÃO PARA COZINHEIRAS ESCOLARES


ree

São Sebastião-SP - (10/07/2025) – Duzentas cozinheiras e cozinheiros escolares das escolas municipais de Rio Claro-SP, gestores da área da Educação, profissionais da Alimentação Escolar e mulheres empreendedoras atendidas pelo Consulado da Mulher participam, gratuitamente, das oficinas de formação do projeto COZINHA ITINERANTE, dias 24, 25 e 29 de julho deste ano.  O objetivo do projeto é aproximar as técnicas, a arte e as habilidades da gastronomia profissional de cozinheiras de escolas públicas e de mulheres que trabalham com alimentos em suas comunidades, fortalecendo a conexão da alimentação com a cultura, a educação e o empreendedorismo.  


O projeto é uma realização do Instituto Mpumalanga, por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura-Governo Federal. Conta com patrocínio da Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, e chega a Rio Claro com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.   


A cozinha que conecta cultura, comida, saberes e sustentabilidade 


Unindo gastronomia, arte, cultura, patrimônio imaterial e empreendedorismo, as atividades do COZINHA ITINERANTE chegam de forma gratuita a municípios de diversas regiões do país para uma formação com certificado de 20 horas em curso presencial e mais 40 horas em formato EAD.  O projeto já passou por Una-BA, Vitória de Santo Antão-PE, Curitiba-PR, Aracaju-SE, Santa Luzia do Itanhy-SE, Indiaroba-SE, Rosário do Catete-SE e Lábrea-AM.  Coordenado pela arte-educadora, jornalista e Chef de cozinha, Adriana Saldanha, propõe um olhar cultural e educacional para as cozinhas das escolas públicas e das comunidades, com foco no alimento como cultura, arte, educação, conservação ambiental, empoderamento feminino e geração de renda. O curso busca a inclusão produtiva das mulheres, contribui para a independência financeira e garante qualificação profissional de cozinheiras escolares em técnicas da alta gastronomia e em boas práticas para aproveitamento integral dos alimentos e gestão dos resíduos da cozinha.  


A Secretaria de Educação de Rio Claro, por meio da Coordenadoria Pedagógica e do Departamento de Nutrição Escolar, apoia as ações com mobilização e inscrição das merendeiras e merendeiros e cedeu espaço para a montagem da tenda-cozinha.  


As empreendedoras assessoradas pelo Consulado da Mulher, organização sem fins lucrativos que tem como principal mantenedora a Whirlpool, de Rio Claro, também poderão participar do curso. “Considero o Cozinha Itinerante um projeto inspirador, onde todas terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos de gastronomia de forma prática e conectada com nosso propósito, que é impulsionar a jornada das mulheres​ para que possam transformar o​ mundo com seu pleno potencial”, afirma Adriana Carvalho, Diretora Executiva do Consulado da Mulher. 


Uma Chef e sua cozinha móvel

― a arte da gastronomia  


A formação será desenvolvida dias 24 e 25 de julho, em uma tenda-cozinha com apoio do Food Truck do projeto, bancadas de trabalho e materiais para as aulas práticas sobre produtos, experimentações com cortes da gastronomia profissional, ingredientes-utilizações e combinações, empratamento,  desenvolvimento de receitas, compostagem de resíduos de cozinha, impactos da boa nutrição e a cozinha de afeto. Todo material e estrutura são levados pelo projeto e os/as cursistas receberão camiseta do Cozinha Itinerante para uso nas aulas. Ao lado da Chef Adriana Saldanha, um time multiprofissional com abordagens sobre comida como cultura, reconhecimento de ervas e plantas comestíveis, seletividade alimentar das crianças no espectro autista, troca de saberes, valorização dos ingredientes, modos de preparo, valorizaçao da cultura gastronômica local e regional e uso dos ingredientes culinários em todo seu potencial. 


Na terça-feira, 29/07, pela manhã, haverá visita da Chef e da equipe de Meio Ambiente do Cozinha Itinerante à Escola Municipal Agrícola Rubens Foot Guimarães, para instalação de uma composteira e oficina sobre compostagem. 


No dia 29, à tarde, das 14h às 17h, haverá um workshop formativo no Departamento de Alimentação Escolar com a Dra. Raquel Del Monde, especialista em neurodiversidade, sobre: “Seletividade e restrições alimentares: entendendo a Neurodiversidade e a Alimentação em diversos quadros de saúde”. Essa oficina é dirigida aos profissionais da Alimentação Escolar da rede municipal de ensino, estagiários de nutrição, coordenadores pedagógicos e educadores das salas de recursos. Terá mediação da Chef Adriana e pretende contribuir para um protocolo de atendimento alimentar nas escolas municipais.  


“A Cozinha Itinerante é um movimento de conexões entre a comida e a nossa identidade. Reforça o direito a uma alimentação segura, fala sobre ingredientes típicos de norte a sul do país e mostra a cozinha brasileira como uma das mais diversas e saborosas do mundo”, afirma a Chef Adriana Saldanha, presidente do @institutompumalanga e Chef do @brasileiragourmet.  “Além de formação em práticas e receitas, o curso contribui para a educação, a inclusão e a preservação ambiental, com conteúdos conectados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, completa a Chef Adriana, profissional com 20 anos dedicados a projetos de formação, arte e cultura. 


Cozinha e sustentabilidade

― a alimentação que educa


Em cada município atendido, o projeto deixa como legado uma composteira em uma escola pública, visando a destinação de resíduos de cozinha para a compostagem, atividade que transforma positivamente a área interna da escola. Em Rio Claro, a Escola Municipal Agrícola Rubens Foot Guimarães foi escolhida para receber a composteira doada pelo projeto. A instalação será no dia 29/07, com orientação da coordenadora de Meio Ambiente do Instituto Mpumalanga, Tatiana Araújo. 


Durante a implantação do equipamento, em sistema de pallets, os alunos e professores da Escola Agrícola terão uma oficina prática e teórica sobre compostagem e meio ambiente, aprendendo sobre separação e pesagem diária dos resíduos de cozinha, elaboração de planilha, destinação correta e controle do processo de compostagem. O composto produzido será utilizado na adubação do solo nas áreas de plantio da escola, reduzindo o uso de fertilizantes industrializados.


Sobre o Instituto Mpumalanga 


O Instituto Mpumalanga é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua com projetos de cultura, arte, educação, segurança alimentar, comunicação e meio ambiente. Mais informações: www.mpumalanga.com.br


Sobre a Chef Adriana Saldanha- É pesquisadora em alimentação e culinária brasileira, com foco no conceito ‘comida como cultura’. Jornalista e arte-educadora, é graduada em Comunicação e Letras. É Chef de cozinha pós-graduada em Gastronomia Brasileira e Cozinha Autoral (PUC-RS), graduada em Gastronomia e em Técnica em Nutrição. Fundadora e presidente do INSTITUTO MPUMALANGA, com sede em São Sebastião-SP, é diretora do Canal cultural de streaming Sol Brasil/Plataforma SOUL TV e Chef do restaurante Brasileira Gourmet. Desenvolve tecnologias sociais para a educação, com projetos de formação de professores, fomento à leitura, preservação das línguas indigenas, segurança alimentar e engajamento à agenda 2030 dos ODS/ONU.


Sobre a Whirlpool Corporation


A Whirlpool Corporation (NYSE: WHR) é uma das principais empresas de eletrodomésticos e está em constante busca para melhorar a qualidade de vida em casa. Como a maior fabricante de eletrodomésticos com sede nos Estados Unidos, a empresa está impulsionando inovações significativas para atender às necessidades dos consumidores, que estão em constante evolução, por meio de seu icônico portfólio de marcas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, JennAir, Maytag, Amana, Brastemp, Consul e InSinkErator. Em 2024, a empresa reportou aproximadamente $17 bilhões em vendas, com quase 90% delas nas Américas, contando com 44.000 funcionários e 40 centros de pesquisa e tecnologia. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em WhirlpoolCorp.com.


Sobre o Instituto Consulado da Mulher  


O Consulado da Mulher tem como propósito impulsionar a jornada das mulheres para que ocupem os espaços que desejarem, promovendo a inclusão produtiva e fortalecendo sua autonomia financeira, educacional e emocional. Com 23 anos de trajetória, a organização valoriza a diversidade, a colaboração e a cocriação, criando um ambiente inclusivo onde cada mulher é reconhecida e apoiada. Seu compromisso é transformar sonhos em conquistas, gerando impacto socioeconômico significativo nas comunidades. O Consulado acredita que a transformação é uma jornada contínua, moldando um futuro em que cada mulher possa alcançar seu potencial máximo e promover mudanças positivas ao seu redor. Outras informações: www.consuladodamulher.org.br.


SERVIÇO:  Projeto Cozinha Itinerante

Etapa Rio Claro-SP 


Público-alvo:  cozinheiras e cozinheiros escolares, nutricionistas, coordenadores pedagógicos, educadores de salas de recursos multifuncionais e mulheres empreendedoras.

Local: TENDA-COZINHA DO PROJETO.  End:- Núcleo Administrativo Municipal de Rio Claro | NAM Alto do Santana-  Rua Dr. Eloy Chaves, n. 3265, CEP 13504-188 -Bloco 1 - Secretaria Municipal da Educação.

Agenda: 

24 e 25 de julho – Curso de formação na tenda-cozinha do projeto

Manhã – 08h00 às 11h30

Tarde –  13h30 às 17h00 


29 de julho – workshop formativo

07h30- Visita da Chef e Oficina de compostagem com instalação de composteira

Escola Municipal Agrícola Rubens Foot Guimarães


14h – Workshop formativo: “Seletividade e restrições alimentares: entendendo a Neurodiversidade e a Alimentação em diversos quadros de saúde. 

Com  Dra. Raquel Del Monde.     

Local -Auditório do NAM Alto de Santana.  


Inscrições: Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro e Consulado da Mulher.


Divulgação/Imprensa - Angela Santos- MTb 12118 – 

Whatsapp - (11) 99838-8794  (11)96924-7970.  F. (12)99164-9829.

 
 
 

Comentários


bottom of page