top of page

10 filmes para discutir o modelo de escola tradicional

Na véspera do feriado de Páscoa, preparamos uma lista com dez filmes nacionais e internacionais para repensar a educação e as metodologias desenvolvidas dentro da escola. Temas como brincar, arte, jogos, infância e a questão do gênero estão em pauta.

1.     Tarja Branca


Um documentário brasileiro que trata sobre o direito do brincar. Com entrevistas de especialistas, educadores e antropólogos que retratam a importância da brincadeira na formação do ser humano. Há uma pesquisa profunda sobre brincadeiras dentro das manifestações culturais de diversas parte do Brasil.

Assista ao trailer:

Ano de lançamento: 2014 (Brasil) Direção: Cacau Rhoden

2.     Sociedade dos Poetas Mortos


Um professores de língua inglesa, John Keating, nada ortodoxo é convidado para dar aula na tradicional e conservadora Academia Welton. Os valores da escola preparatória para jovens seguem quatro pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.

Keating chama a atenção dos alunos pela maneira de dar aula e os inspiram a seguir suas paixões individuais e formar cidadãos formadores de opinião.

Assista ao trailer:

Ano de lançamento: 1990 (Estados Unidos)

Direção: Peter Weir

3.    A  Corrente do Bem


Kevin Simonet é professor de Estudos Sociais em uma escola americana. Com o desafio de envolver os alunos na sua matéria, o professor lança um desafio: que eles criem algo que possa mudar o mundo. O jovem protagonista do filme inventa um jogo chamado “pay it forward”. O objetivo da brincadeira é ajudar pelo menos três pessoas em forma de retribuição a algum favor recebido. Surpreendemente, o jogo funciona e muda a vida de muitas pessoas

Assista ao trailer:

Ano de lançamento: 2000 (Estados Unidos)

Direção: Mimi Leder

4.     Mitã


Documentário brasileiro baseado nos textos e pensamentos de Fernando Pessoa, do filosofo Agostinho Silva e da educadora Lydia Hortélio. O tema central é educar por meio da brincadeira. Tradição, espiritualidade e cultura da criança também são assuntos discutidos no filme.

Assista ao trailer:

Ano de lançamento: 2013 (Brasil)

Direção: Lia Mattos e Alexandre Basso

5.     A caminho da escola


Um professor turco tem o desafio de criar uma metodologia para ensinar a língua para crianças curdas. O problema é que as crianças não compreendem o professor e o educador não compreende as crianças.

Assista ao trailer:

Ano de lançamento: 2009 (Turquia)

Direção: Orhan Eskiköy, Özgür Doğan

6.     O sorriso de Mona Lisa


O filme Sorriso de Mona Lisa, cujo título faz referência à famosa obra de Leonardo da Vinci, conta a história de uma professora de arte Katharine Watson, que empolgada com a possibilidade de lecionar num dos institutos de grande reputação nos Estados Unidos, se depara com um universo de preceitos educacionais conservadores. Mesmo sofrendo resistência, a professora traz uma nova metodologia para a academia e utiliza conceitos da arte educacional, levando para a sala de aula um olhar mais sensível sobre o mundo.

Assista ao trailer:

Ano de lançamento: 2013 (Estados Unidos)

Direção: Mike Newell

7.     Entre os muros da Escola


Uma sala de aula na periferia de Paris simboliza o choque cultural presente na França contemporânea: François Marin, um professor francês, busca formas de se aproximar de seus estudantes asiáticos, africanos, árabes e franceses. O longa é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, protagonista da narrativa.

Assista ao trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=BDwLbwYr1cs Ano de lançamento: 2008 (França) Direção: Laurent Cantet

8.     Como Estrelas na Terra


O filme trata do problema da dislexia e as dificuldades de identificá-la. O personagem central sofre diversos tipos de repressão em função de sua dificuldade de aprendizado, até que a escola recebe um professor que muda os padrões normativos das aulas e abre espaço para que a criança desenvolva a imaginação. O ensino através da arte também é contestado pelos outros professores.

Assista ao trailer:

Ano de lançamento: 2007 (Índia)

Direção: Aamir Khan, Amole Gupte, Ram Madhvani

9.     A Educação Proibida


O documentário contesta os padrões conservadores de ensino, no qual as crianças e jovens não são educados para os verdadeiros desafios da sociedade. Foram realizadas 90 entrevistas e 45 experiências educacionais em oito países diferentes para se chegar  a esse questionamento. Os alunos são preparados para um mundo onde a competição é incentivada, enquanto o princípio que buscamos é a paz, um paradoxo que provoca muita reflexão.

Assista ao trailer:

Ano de lançamento: 2012 (Argentina)

Direção: Germán Doin

10.    O Grande Desafio


Um professor ensina o poder das palavras aos alunos. Eles passam a valorizar o poder do discurso, como maior arma contra injustiças sociais. Os métodos pouco convencionais do educador, interpretado por Denzel Washington, leva os estudantes para um campeonato de debates na Universidade de Harvard.

Assista ao trailer:

Ano de lançamento: 2007 (Estados Unidos)

Direção: Denzel Washington

883 visualizações0 comentário
bottom of page