A obra literária de Paulo Scott, no Chá com Livros.

Autor dos romances “Habitante Irreal” e “Marrom e Amarelo”, o escritor Paulo Scott será o entrevistado deste sábado (30/10), às 17h, do programa Chá com Livros, do Instituto Mpumalanga, que estreia sua segunda temporada.

Paulo Scott é autor de cinco romances, sete livros de poesia, entre eles “Mesmo sem dinheiro comprei um skate novo”, lançado em 2014 pela Companhia das Letras e vencedor do Prêmio da APCA-Associação Paulista dos Críticos de Arte, e de um livro de contos “Ainda orangotangos”, lançado pela Livros do Mal, em 2003, e, em 2007, pela Bertrand Brasil, e adaptado para o cinema pelo diretor Gustavo Spolidoro, no longa-metragem homônimo vencedor do 13º Festival de Cinema de Milão.


As obras de Paulo Scott estão publicadas em Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Croácia, México, China, França e Argentina. Além dos livros, é autor do podcast literário De Modo Geral. Com formação em Direito, Paulo Scott estreou na literatura “dois meses antes de completar 35 anos de idade”, como prefere contar, e vem colecionando prêmios. É considerado hoje um dos mais importantes nomes da nova geração de escritores contemporâneos.


O início foi com poesia. Em 2001 lançou seu primeiro livro, “Histórias curtas para domesticar as paixões dos anjos e atenuar os sofrimentos dos monstros”, Editora Sulina, com o pseudônimo Elrodris, um livro com poemas escritos pelo autor dos 15 aos 30 anos de idade.

Entre os romances, o autor publicou , em 2019, “Marrom e Amarelo”, pelo selo Alfaguara/Companhia das Letras. O livro, sobre a vida dos irmãos Federico e Lourenço, aborda as perversidades do racismo e do colorismo no Brasil e foi vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2020; “O ano em que vivi de literatura”, da Editora Foz, publicado em 2015, é uma sátira sobre o mundo dos escritores, jornalistas e editores, vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2016; “Ithaca Road”, de 2013, pela Editora Companhia das Letras, que faz parte do projeto Amores Expressos; “Habitante irreal”, lançado em 2011 pela Alfaguara/Grupo Companhia das Letras, vencedor do Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional em 2012, e “Voláteis”, da Editora Objetiva, lançado em 2005, o primeiro romance do autor que ganha nova edição este ano.

“Habitante Irreal” completa 10 anos e é considerado um marco da literatura brasileira contemporânea. Trata das invisibilidades e violências contra populações indígenas, tendo como protagonista uma adolescente indígena de catorze anos, chamada Maína.

Para janeiro de 2022, está prevista a edição em inglês da história de “Marrom e Amarelo”, com o título “Phenotypes”.

Atualmente, Scott trabalha na pesquisa de seu novo romance, “Ninguém Rondonópolis”, e adianta que será sobre um policial de fronteira, tendo como cenário o agronegócio do Centro-Oeste. “… Em Portugal, me perguntaram sobre o essencial das narrativas. "Habitante irreal" foi o livro da indiferença (e do niilismo), "Marrom e Amarelo" o da raiva, "Ninguém Rondonópolis" será do egoísmo. Os três sobre as identidades brasileiras e quanto custa encontrá-las”, afirmou recentemente Paulo Scott em suas redes sociais.


A nova temporada de Chá com Livros terá apresentação de Daniele Ramalho, produtora cultural e atriz, dedicada à narração de histórias. Formada em Artes Cênicas, Daniele é Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais e adora narrar histórias pelo mundo, em locais como Maison du Conte, em Paris, Maison de la Parole, em Burkina Faso, ou em Cotonou, no Benim, onde recebeu o Prêmio da Palavra.

Lançada em maio de 2020, o programa do Instituto Mpumalanga-Casa Brasileira promove diálogos online, na hora do chá, sobre livros e literatura. Nas entrevistas com escritores, contadores de histórias, pesquisadores das letras e mestres de cultura, a carioca Daniele Ramalho trará para o Chá com Livros reflexões e olhares sobre cultura, memória e os desafios contemporâneos, a partir da literatura. Daniele é curadora dos projetos África Diversa e Narrativas Fluminenses e foi uma das curadoras da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2018.



Chá com Livros – Dia - 30/10/2021 - Horário – 17h

Transmissão: gratuita e ao vivo pelo

www.youtube.com/institutompumalanga

www.facebook.com/institutompumalanga

e Canal 22-Sol Brasil/SOUL TV – baixe o aplicativo ou assista pelas smartTVs LG e Samsung.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo