A nova revista online do Instituto Mpumalanga
Maio|2021 - Estreia neste sábado, 22 de maio, às 17h, Arte dos Encontros, nova revista online do Instituto Mpumalanga que vai promover diálogos e interatividade sobre arte na educação e no dia a dia. Transmitida pelo youtube e facebook do Instituto e com apresentação de Rita Lagrota, artista da dança e professora do Mpumalanga, Arte dos Encontros terá edições ao vivo quinzenais sempre aos sábados. Vai focalizar experiências de diferentes artistas e falar sobre a arte no cotidiano das pessoas e das linguagens artísticas como forma de educar.
No programa de estreia, Rita Lagrota conversa sobre dança com Lia Robatto, coreógrafa, professora e integrante da Academia de Letras da Bahia; com Fátima Suarez, bailarina, coreógrafa, professora especialista na técnica de Isadora Duncan e diretora da Escola Contemporânea de Dança, e com o bailarino brasileiro Diego Cunha, integrante do Salzburg Ballet, na Áustria.
O que move a trajetória desses artistas e de que forma as experiências que tiveram impactaram suas vidas e a de crianças, jovens e adultos serão assuntos em debate neste encontro.
Lia Robatto é professora de dança, diretora, coreógrafa, pesquisadora e escritora. Nasceu em São Paulo e formou-se com as pioneiras da dança contemporânea no Brasil, Yanka Rudzka e Maria Duschenes. Aos 17 anos, decidiu morar na Bahia e trabalhar como assistente de Yanka, no momento em que foi fundada a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Casou-se com o fotógrafo Silvio Robatto e estabeleceu-se em Salvador. Filha do poeta concreto Pedro Xisto, Lia montou espetáculos como "Sertania" e "Caminho" e lançou livros como "Dança em Processo, a linguagem do indizível". Como produtora cultural, atuou junto à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, foi presidente do Conselho Estadual de Cultura, do qual é conselheira. Em março deste ano, Lia Robatto foi empossada como membro da Academia de Letras da Bahia.
Fátima Suarez é diretora da Escola Contemporânea de Dança, de Salvador, e graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Como estudante, especializou-se em dança moderna e contemporânea na London Contemporary Dance School (The Place), Laban Centre of Movement, na Inglaterra, e na Martha Graham Dance School, Merce Cunninghamm Dance Foundation e Isadora Duncan Dance Foundation em Nova York. Como profissional, atua como bailarina e diretora na Mantra Cia. de Dança, desde 1987, e na Contemporânea Ensemble, desde 2002, trabalha com coreógrafos nacionais e internacionais, com apresentações no Brasil e também na França, EUA, Alemanha e Grécia.
Como professora, Fátima Suarez ministra workshops na técnica de Isadora Duncan para crianças, jovens, profissionais e professores em diferentes formações por todo o Brasil. É criadora da Jornada de Dança da Bahia e da Formação Itinerante de Professores de Dança, projetos que discutem dança e educação, com objetivo de expandir a criação e a experimentação coreográfica e capacitar educadores.
Diego da Cunha é bailarino e, desde julho de 2015, integra a Cia. Ballet de Salzburg, na Áustria. Natural de Salvador, Bahia, desde pequeno foi ligado à dança. Aos nove anos de idade começou a dançar no projeto Axé junto com seus irmãos e destacou-se na capoeira, na dança folclórica e na dança moderna. Em 2007, Diego iniciou seus estudos em dança clássica na Escola do Teatro Bolshoi Brasil, onde se formou em 2008. Em 2009 foi convidado a ingressar como bailarino na Cia Jovem do Bolshoi no Brasil. Realizou apresentações na Itália, Alemanha, França, Cazaquistão, Uruguai, Rússia, Ucrânia Moldávia, Suíça e Paraguai e em diversos estados brasileiros. Na Escola Bolshoi interpretou personagens que exigiam técnica, força e concentração. Em 2012 e 2013 participou como bailarino convidado na gala ”Virtuosos of World Ballet” e fez turnê por 25 cidades da Rússia e da Ucrânia, com bailarinos de outras grandes companhias de dança internacionais. Em 2014, junto com Amanda Gomes, ganhou o prêmio Melhores Artistas clássico e contemporâneo no The Russian Open Ballet Competition “Arabesque”.
Arte dos Encontros será um espaço para conversas, em ambiente virtual, sobre o fazer artístico, a arte na escola, o conhecimento da história e a apreciação das artes com participação ao vivo de artistas, mestres de cultura, escritores, realizadores, produtores culturais, educadores e especialistas. O público poderá participar pelo chat.
Sábado | 22/05/2021 | 17h - Transmissão ao vivo pelos canais de youtube e de facebook do Instituto Mpumalanga: www.youtube/institutompumalanga e
Commenti