top of page

CARAVANA DO ESPORTE E CARAVANA DAS ARTES EM CUBATÃO-SP


Caravana do Esporte e Caravana das Artes
Caravana do Esporte e Caravana das Artes

São Sebastião-SP (20/04//2023) – A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes estarão na cidade de Cubatão, Litoral Sul de São Paulo, de 3 a 5 de maio, com atividades de esporte e arte educacionais para estudantes e professores da rede municipal de ensino. Serão três dias de brincadeiras, jogos esportivos e atividades artísticas em tendas de música e dança e em oito miniestações esportivas, na arena que será erguida especialmente pelos projetos no Centro Educacional e Poliesportivo Prof. Roberto Dick, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Mil e oitocentas crianças do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Cubatão vão participar das atividades em rodízio, das 08h às 17h. Ao mesmo tempo, 100 professores e gestores municipais farão dois cursos de formação: Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte. Com foco na educação e na inclusão por meio do esporte e da arte, as Caravanas chegam a Cubatão com patrocínio da Otis. Realizadas pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, em parceria com o UNICEF, os projetos levam gratuitamente a municípios do interior do Brasil metodologias que visam qualificar a prática esportiva e garantir o acesso das crianças a diferentes linguagens artísticas nas escolas. Artistas e atletas convidados pelos projetos acompanham voluntariamente as ações e emprestam sua experiência e seu exemplo para valorização da arte e do esporte na educação. O músico Marcelo Caldi e a auxiliar-técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol Sub-20, Bia Vaz, confirmaram presença na etapa das Caravanas em Cubatão. Eles vão brincar com as crianças na Arena dos projetos. As ações terão, também, participação de voluntários da empresa OTIS.


Bia Vaz
Bia Vaz

BIA VAZ VISITA PELA SEGUNDA VEZ A CARAVANA DO ESPORTE - Com cinco anos de experiência como assistente na Seleção Principal feminina de futebol, Bia Vaz assumiu em fevereiro deste ano o cargo de auxiliar-técnica da Seleção Brasileira Feminina Sub-20, com a missão de preparar um novo ciclo de atletas do futebol feminino brasileiro. Com grande bagagem no futebol, a profissional de 37 anos estará ao lado do técnico Jonas Urias na CBF. Bia saiu da Ferroviária no final de 2014 para integrar a seleção permanente, projeto da CBF que manteve as atletas que atuavam no Brasil treinando juntas, visando o desenvolvimento do futebol feminino antes da Copa do Mundo de 2015, no Canadá, e da Olimpíada de 2016, no Rio. Como jogadora, foi campeã da Copa América de 2014 pela Seleção Brasileira. Também venceu a Copa do Brasil de 2014, o Campeonato Brasileiro de 2014 e o Campeonato Paulista de 2013 pela Ferroviária e foi campeã da Copa do Brasil de 2011 pelo Foz Cataratas. Como auxiliar da Seleção Brasileira, venceu a Copa América de 2018 e disputou a Copa do Mundo de 2019, na França. Beatriz Vaz foi eleita uma das 100 mulheres mais inspiradoras e inovadoras do mundo em 2017 pela BBC. Quando era jogadora da equipe feminina de futebol da Ferroviária, Bia participou das ações educacionais da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes realizadas no município de Embu-SP.

MARCELO CALDI
MARCELO CALDI

MARCELO CALDI E O SOM DA SANFONA PARA AS CRIANÇAS - O músico Marcelo Caldi visita pela primeira vez a Caravana das Artes e pretende levar o som da sanfona para as crianças, mostrando as possibilidades de aprendizado do acordeon e a importância da música na escola. Marcelo Caldi é um dos músicos mais completos da atualidade. Pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical, ele é, também, um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho. É autor do livro “Vem tocar sanfona”, que reúne 20 partituras inéditas de autoria de Caldi, de diversos estilos, escritas exclusivamente para acordeom. Entre os álbuns autorais, destaca-se “A sanfona é meu dom” (2017), que inclui participações de Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Silvério Pontes, Bebê Kramer, Kiko Horta e outros. Ganhou o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, resultando no lançamento do livro e do disco “Tem sanfona no choro”, com a publicação inédita das peças instrumentais do rei do baião, editado pelo Instituto Moreira Salles (2012). SOBRE AS CARAVANAS - A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, com apoio do UNICEF, que viajam o Brasil desde 2005 levando as metodologias Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte para atendimento direto de crianças e formação continuada de educadores e gestores públicos. A Caravana das Artes tem patrocínio das empresas OTIS, EDP, VALE e ULTRA por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura - Governo Federal. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas MASTERCARD e VALE por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte - Governo Federal.

AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS COM ESPORTE E ARTE: A programação educacional das Caravanas na etapa Cubatão começa no dia 03/05, às 08h, com a chegada à Arena Caravana do primeiro grupo de crianças trazido pelas escolas. Às 09h, uma solenidade na tenda das Artes marcará a abertura oficial dos projetos na cidade e as atividades de esporte e arte para alunos do ensino fundamental, ministradas pelos especialistas das Caravanas, prosseguem até as 17h, durante os três dias. Ainda no primeiro dia, a tenda das Artes receberá especialistas para palestras de formação sobre “Neurodiversidade: esporte e arte para a inclusão de crianças neuroatípicas”, ministradas pela psicóloga Gabrielly Lima. Para a diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, Adriana Saldanha, “as Caravanas reforçam os laços de cooperação voltados para uma educação inclusiva com arte e esporte para todas as crianças e jovens, pois as metodologias desenvolvidas pelos projetos permitem a experimentação, o convívio com as diferenças e um olhar educacional para a ética e o cuidado com o outro”.

PROGRAMAÇÃO DAS CARAVANAS: 03/05 | 09H – Cerimônia de abertura da etapa Cubatão das Caravanas. Local: Centro Educacional e Poliesportivo de Cubatão Professor Roberto Dick - Rua Bernardo Pinto, 188 - Vila Paulista, Cubatão – SP – Tenda da Caravana das Artes. 03/05 A 05/05 | 08H ÀS 17H - Atividades de esporte e artes para crianças da rede de ensino. 03/05 A 05/05 | 08H ÀS 17H – Cursos de formação para professores e profissionais da Educação, Esportes, Cultura da Prefeitura de Cubatão. Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte. 03/05 | MANHÃ: 08H ÀS 09H30 e TARDE: 14H ÀS 15H30 – Neurodiversidade: esporte e arte para inclusão de crianças neuroatípicas – Palestras com: Adriana Saldanha – Diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes Gabrielly Oliveira Lima – Psicóloga e atendente terapêutica. 05/05 | 16H30 – Encerramento das Caravanas - Local: Tenda das Artes – Arena Caravana – Local - Poliesportivo Professor Roberto Dick. Informações e divulgação: Angela Santos - MTb 12118 – angelasantos@mpumalanga.com.br f. 55 11 9 98388794



57 visualizações0 comentário
bottom of page