top of page

CARAVANAS EAD-2021, EM PERNAMBUCO, ATENDEM PROFESSORES DE CAMARAGIBE



19| Março | 2021 - Duzentos e trinta profissionais das áreas da Educação, Esporte, Assistência Social e Segurança Pública de Camaragibe, além de mobilizadores do Selo Unicef , agentes comunitários e mestres de cultura estão inscritos nos cursos de formação continuada à distância “Pedagogia do Esporte Educacional” e “Viva com Arte”, com acesso online e gratuito a aulas remotas e ao vivo pela plataforma EAD das Caravanas. Com recorde de inscritos para os cursos do primeiro semestre de 2021 das Caravanas em formato digital, os participantes serão acompanhados diretamente pelos professores especialistas dos Institutos e por dois professores tutores da plataforma.



CARAVANAS EAD-2021

Os conteúdos estão em conexão com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC e vão auxiliar os profissionais da rede municipal de ensino e educadores sociais a ampliarem o trabalho pedagógico com as linguagens artísticas e com o esporte educacional nas escolas e nas comunidades.


A abertura oficial das CARAVANAS EAD-2021 para Camaragibe, município da região metropolitana de Recife, aconteceu de forma online no último dia 11 de março, com forte mobilização intersetorial entre os profissionais da gestão pública.


Promovida pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, a live de lançamento das formações de professores de Camaragibe reuniu a prefeita Nadegi Queiroz, os secretários da Educação, Mauro José da Silva, do Esporte, Bruno Toscano, da Assistência Social, Arlene Silva, da Segurança Pública, Coronel Marcílio Rossini, representado por Gilmar Cesar, diretor de Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial e Articulador Comunitário do Programa Municipal Abrace a Praça, além do secretário Arthur Cunha, da Comunicação, e Prazeres Barros, da Cultura.



A presidente do Instituto Esporte & Educação, Ana Moser, o Oficial de Proteção à Criança do UNICEF, Augusto Souza, e professores do EAD das Caravanas falaram sobre as metodologias do esporte e da arte educacionais desenvolvidas pelos projetos e que agora estão em formato de ensino à distância. “Esta é uma oportunidade para fortalecer essa rede, a relação entre os profissionais, os servidores, os agentes de educação e de apoio à população”, afirmou a medalhista olímpica Ana Moser, ao comentar a realização dos cursos “neste momento de incertezas e de abertura e fechamento das escolas por conta da pandemia”, destacando que “o momento é para fazer o melhor que a gente pode fazer e dar o melhor de si neste momento é nos preparar para atender crianças e jovens quando e da forma que for”. Ana Moser explicou que a plataforma EAD das Caravanas tem uma serie de ferramentas para promover essa interação entre os profissionais da educação do município e pediu que os gestores apoiem os professores na parte tecnológica para garantir a realização das atividades de forma virtual.


Bruno Toscano, secretário municipal de Esportes de Camaragibe, afirmou durante a live que as CARAVANAS EAD fortaleceram a união entre as várias secretarias da gestão pública e defendeu o esporte e a arte como ferramentas para a humanização do atendimento de crianças e jovens.

Humanizar a ação do professor também foi considerado ponto essencial no processo pedagógico pelo secretário de Educação de Camaragibe, Mauro José da Silva: “o caminho da humanização passa pela arte e pelo esporte, para uma educação mais inclusiva e uma sociedade mais justa e solidária”.


Além dos professores do ensino fundamental das escolas públicas e profissionais de educação física da área de Esportes do município, também estão inscritos nas formações Viva com Arte e Pedagogia do Esporte Educacional em Camaragibe profissionais e mestres de saberes do setor de Cultura, educadores do CRAS-Centro de Referência de Assistência Social e profissionais que atuam em projetos comunitários da Secretaria Municipal de Segurança Pública.



No Instituto Esporte & Educação e na Caravana do Esporte o foco é o esporte educacional, não competitivo, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças. No curso de formação continuada à distância os educadores e gestores conhecem o IEE e suas produções, a Caravana do Esporte, sua história, atletas, ações e metodologia, trajetória pelo Brasil e em países atingidos por catástrofes, os Princípios do Esporte Educacional e sua aplicação prática por meio de diferentes jogos em diferentes contextos como aulas presenciais e remotas de educação física em escolas e em casa, incluindo atividades para acolhimento de crianças e jovens impactados pelo distanciamento social.



A Metodologia “Viva com Arte” desenvolvida pelo Instituto Mpumalanga oferece aos professores participantes da capacitação EAD condições para utilização de conteúdos artísticos em suas disciplinas e para ampliar os conteúdos das aulas de artes. No EAD da Caravana das Artes - Viva com Arte, os profissionais do município terão a oportunidade de conhecer o Instituto, sua história, sua equipe, seus projetos e a metodologia desenvolvida na Caravana, projeto que, desde 2007, tem sido o palco da aplicação da arte educacional no atendimento direto de crianças, antes da pandemia. Agora, o Viva com Arte traz atividades que podem ser adaptadas ao distanciamento, para acolhimento e aulas na escola ou online. A ideia é promover o movimento por meio da dança, da música e de outras linguagens artísticas considerando os protocolos de segurança.


“Nestes tempos e com todos esses desafios (da pandemia) vocês toparem encarar com a gente o desafio das Caravanas, fazer essa formação virtual, trazer professores, educadores, coordenadores, gestores de rede, valorizar a educação, a arte e o esporte, neste momento, não é qualquer Prefeitura que tem essa visão”, afirmou o Oficial de Proteção à Criança do UNICEF, Augusto Souza. Ele ressaltou a importância de a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes manterem, neste momento, o atendimento virtual para os educadores e considerou um de seus maiores desafios de reinvenção falar de esporte, arte, cultura e de educação online. “Eu aprendi que o mais importante das Caravanas nunca foi os materiais, nunca foi a quadra perfeita de futebol, a quadra poliesportiva mais bonita da região. A mensagem das Caravanas sempre esteve na metodologia. A arte está no seu corpo e está na metodologia que o professor trabalha com você, esteja ele na sua frente ou falando por uma tela de celular”, completou o representante do UNICEF. Augusto Souza lembrou que não há um cenário ideal para trabalhar com tudo isso, pois muita gente não tem acesso a uma internet de qualidade, mas que “a Caravana, enquanto metodologia, tem a capacidade de provocar transformação, tanto nos educadores e nos gestores, como nas crianças e adolescentes que a gente está alcançando com os projetos. A resposta está na educação, no afeto, na dança, na brincadeira, no sorriso e não tem ninguém melhor para levantar esse espírito do que o pessoal da Caravana, os educadores sociais e professores que trabalham em Camaragibe. Muito feliz com essa parceria, que a Caravana poderá levar um sopro de alegria, de motivação, de esporte educacional, de arte para educar, que são os instrumentos mais poderosos que a gente tem para enfrentar esse momento de escuridão que as crianças estão passando”.



“A gente sai com um alento desta reunião das Caravanas”, afirmou a prefeita Nadegi Queiroz, no encerramento da live de abertura das CARAVANAS EAD para Camaragibe. A prefeita que as crianças são vítimas visíveis da pandemia e quer que todos os profssionais que fazem educação passem pelas formações à distância oferecidas gratuitamente pelos projetos.


Com abordagens teórica e prática e carga horária de 60 a 120 horas de estudo, os cursos têm módulos interativos em aulas virtuais e webnarios ao vivo online.

Os projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes são realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, em parceria com a DISNEY, a ESPN e o UNICEF.

A Caravana do Esporte tem patrocínios das empresas Itaú, Rede, Mastercard, EDP Renováveis, UNOPAR e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania. A Caravana das Artes tem patrocínios EDP, REDE, OTIS, COGNA e GTM, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.


Assista na íntegra a live de abertura das formações das CARAVANAS EAD em Camaragipe-PE, do dia 11/03/2021, pelo canal de youtube do Instituto Mpumalanga:

Acompanhe as notícias sobre as Caravanas EAD pelos canais digitais:

@institutompumalanga

93 visualizações0 comentário
bottom of page