top of page

Caravanas lançam EAD/2021 - 2º semestre para 9 municípios de Sergipe


Caravana do Esporte e da Caravana das Artes - Segundo semestre/2021

Agosto | 2021 - O Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte & Educação anunciaram, nesta segunda-feira, (09/08), em cerimônia online com participação da vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, a abertura dos cursos EAD da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, no segundo semestre/2021, para profissionais de 9 municípios sergipanos.


A partir deste mês, em uma ação educacional em rede, profissionais das áreas da Educação, Esporte, Cultura e Assistência Social de Carmópolis, Salgado, Lagarto, Propriá, Tobias Barreto, Maruim, Nossa Senhora da Glória, Ilha das Flores e Pacatuba terão acesso gratuito e de forma online aos cursos Pedagogia do Esporte Educacional e Viva com Arte, que integram a plataforma EAD das Caravanas.


Gestores públicos falaram sobre as formações

Estiveram na live de abertura das formações EAD gestores públicos dos 9 municípios, a especialista em saúde do escritório do UNICEF na Bahia, Maria Francisca Andrade, representantes das empresas EDP Renováveis e Otis, professores especialistas dos projetos, o gestor da Plataforma EAD das Caravanas digitais e coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, Alexandre Arena, representando a presidente do IEE, Ana Moser, e a diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, Adriana Saldanha.


A representante do UNICEF, Maria Francisca Andrade, pediu aos gestores adesão e apoio às atividades de formação oferecidas pelos Institutos, para que tenham resultados práticos nas escolas, afirmando que esporte e cultura são direitos fundamentais das crianças. Os secretários que representaram seus municípios destacaram a necessidade de qualificar a prática da educação física nas escolas e nas comunidades e colocar a cultura e arte no currículo, a partir da capacitação dos professores.


Professores durante o lançamento do EAD

“Queremos Salgado no roteiro da próxima etapa presencial das Caravanas”, afirmou o prefeito do município, Givanildo de Souza, durante o lançamento online do EAD da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, ressaltando que a cidade quer colocar o esporte e arte em evidência.


O Instituto Esporte & Educação e o Instituto Mpumalanga realizam os projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes em formato digital em parceria com DISNEY, ESPN e UNICEF e com patrocínios das empresas: Itaú, Rede, Mastercard, EDP Renováveis, UNOPAR e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal para a Caravana do Esporte. E patrocínios das empresas EDP Renováveis, REDE e OTIS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo/ Governo Federal, para a Caravana das Artes.

A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino

No primeiro semestre de 2021, as formações EAD das Caravanas atenderem, em Sergipe, educadores de 3 municipios: Itabaiana, São Cristóvao e Nossa Senhora do Socorro, além de professores da rede estadual de ensino. No segundo semestre de 2021, serão mais 9 cidades sergipanas, o que mostra como a pandemia não impediu que os projetos levassem as metodologias do esporte e da arte educacionais para diversos municípios brasileiros, de forma remota.

“Em um ano com todas as dificuldades da pandemia, nós tivemos a força, a condição e a capacidade de enfrentamento para apresentar uma plataforma de ensino à distância com conteúdos consistentes, que garantem o direito de acesso ao esporte e às artes para todos”, disse a presidente do Instituto Mpumalanga, Adriana Saldanha, diretora geral da

Professores falaram sobre a importancia da formação

Caravana do Esporte e da Caravana das Artes. Adriana disse estar emocionada nesse encontro online com Sergipe e destacou que isso se deve à gestão pública comprometida, traduzida pelo empenho da vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino. “Eliane é uma daquelas gestoras que abrem janelas. A janela, para nós, tem um significado importante. A janela traz luz. A janela possibilita que o sol aqueça. Abre para novos projetos, novos sonhos”, afirmou a diretora das Caravanas, ao agradecer o apoio da vice-governadoria do Estado e o entendimento de que o esporte, a cultura e a arte são elementos fundamentais na vida das pessoas. “Somos um país medalhista olímpico, mas ainda há muito o que fazer em relação ao esporte. Somos um país com uma riqueza cultural absurda, mas ainda nos deparamos com negação ao valor da nossa cultura e da nossa arte. Só vamos parar quando o direito estiver garantido a todo menino e toda menina, direito ao esporte e à arte dentro da escola”, completou Saldanha.


A vice-governadora Eliane Aquino encerrou a live de lançamento dos cursos de segundo semestre do EAD 2021 das Caravanas dizendo que é preciso “analisar o que nossas políticas públicas estão fazendo pelo esporte e pelas artes dentro de cada município deste país”. Afirmou ainda que, mais do que construir espaços físicos, é preciso saber “qual é a qualidade dos professores que a gente coloca lá dentro, para incentivar os nossos jovens”. Destacou a importância da intersetorialidade na adesão aos projetos de formação em esporte e em arte educacionais oferecidos gratuitamente pelas Caravanas e convidou prefeitos e prefeitas a assumirem um compromisso com essa pauta.


O conteúdo completo da live EAD/2021 Caravana do Esporte e Caravana das Artes você pode assistir pelo youtube do Instituto Mpumalanga.

Texto - Angela Santos

66 visualizações0 comentário
bottom of page