top of page

Educação a distância pode ser tão efetiva quanto a presencial



A união dos institutos Mpumalanga e Instituto Esporte Educação marcou o início do planejamento para o atendimento do programa de formação EAD 2021 nas Caravanas das Artes e do Esporte.


Serão quatro encontros online entre os professores dos dois institutos, que discutirão os desafios, impactos e estratégias de comunicação para que a educação a distância seja mais humanizada, sensível e eficiente.


“É o jeito IEE e Mpumalanga de fazer, acreditamos no diálogo e na construção em conjunto para que nossas ações impactem cada vez mais professores por meio da arte e do esporte em todo o Brasil.”, afirma o gestor da plataforma EAD 2021, Alexandre Arena.

Durante o primeiro encontro, os professores estudaram o processo de tutoria humanizada, que tem como objetivo se aproximar do estudante. Aspectos como o entendimento do local de estudo, a tecnologia usada para o acesso à aula e ampliação dos canais de comunicação para além da plataforma do EAD foram pautados como essenciais.


“A crise tornou-se uma oportunidade de derrubar alguns preconceitos e mostrar que a modalidade de educação a distância pode ser tão eficaz no aprendizado do aluno quanto o ensino presencial, se aplicada da maneira adequada. Estamos estabelecendo diversas formas de comunicação entre professores e estudantes dentro da formação EAD, que vão muito além de uma tutoria tradicional, com o objetivo de ampliar a proximidade dos grupos”, completa Alexandre Arena.


Professores do IEE e Instituto Mpumalanga discutindo a educação à distância

Nos próximos encontros, os professores estudarão os conceitos da comunicação dialógica, os desafios para os webnários e aulas online, além de debater sobre indicadores de impactos e de processo na realização da EAD 2021 nas Caravanas das Artes e do Esporte.


O Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte Educação trabalham juntos para executar ações educacionais, que promovam a garantia dos direitos de crianças e jovens de todo o Brasil.


32 visualizações0 comentário
bottom of page