top of page

Filme “Martírio” inaugura sessões de vídeo na Casa Brasileira







Casa cheia marcou a primeira sessão de vídeo da Casa Brasileira, em São Sebastião-SP, nesta sexta-feira, dia 20 de abril, das 19h às 22h, que teve uma roda de conversa sobre a resistência dos Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul e exibição do documentário MARTÍRIO, de Vincent Carelli.Sessenta pessoas estiveram no evento para assistir ao documentário do veterano cineasta, que inaugurou as sessões de vídeo da Casa Brasileira com as lutas históricas do povo indígena Guarani. Participaram estudantes das áreas de enfermagem, direito e pedagogia da Faculdade São Sebastião, alunos do EJA da Escola Municipal da Topolândia, jornalistas, professores e artistas da cidade. Antes da exibição, a antropóloga Priscila Enrique Oliveira, a professora de Artes do Instituto Mpumalanga, Kitty Canário, o vice-cacique Mauro Samuel e o pajé Gino, ambos da Reserva Indígena Rio Silveira, falaram sobre as dificuldades que os povos indígenas enfrentam nos dias de hoje.

Toda última semana de cada mês, a Casa Brasileira terá sessões de vídeo com documentários educativos para estudantes, às quartas e quintas-feiras, às 15h. No último domingo de cada mês, às 18h, a Casa Brasileira terá uma sessão de vídeo aberta ao público. Dias 25 e 26 de abril, 15h, será exibido o vídeo sobre as escolas indígenas da região do Médio Rio Purus, no Amazonas, produzido pelo Instituto Mpumalanga dentro do projeto Vozes do Purus. No domingo, dia 29 de abril, às 18h, a sessão de vídeo da Casa Brasileira terá exibição do documentário “Jaraguá-Terra Sem Mal”, de 26 minutos, dirigido por Nelma Salomão e Rodrigo Gontijo, que apresenta o bairro da zona noroeste da capital paulista e mostra a vida em duas aldeias Guarani, ao lado do Pico mais alto da cidade, o Pico do Jaraguá.

A Casa Brasileira fica na Av. Dr.Altino Arantes, 80, na rua da praia, Centro de São Sebastião-SP. Entrada gratuita. Informações pelo tel: (11) 998388794.

2 visualizações0 comentário
bottom of page