top of page

Município de Lábrea-AM adere à formação EAD-2021 da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes

Abertura oficial dos projetos à distância com Lábrea será nesta terça (17/08)




Agosto|2021 - Em parceria com o UNICEF, a DISNEY e os canais ESPN e apoio da Prefeitura de Lábrea-AM, com a presença do prefeito Gean Barros, o Instituto Esporte & Educação e o Instituto Mpumalanga foram abertos oficialmente, nesta terça-feira (17/08), os cursos de formação à distância da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes para educadores e gestores públicos do município de Lábrea, sul do Amazonas.




Oferecidos de forma gratuita para redes públicas de ensino, os cursos de formação Pedagogia do Esporte Educacional e Viva com Arte são realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga no âmbito dos projetos CARAVANA. Em 2020, por conta da pandemia que impediu a realização de etapas presenciais dos projetos, os Institutos desenvolveram as duas formações à distância por meio da plataforma moodle.


Os cursos de esporte e de arte educacionais são dirigidos a professores, gestores e profissionais das áreas da Educação, Esporte, Cultura e Assistência Social do município. Além dos profissionais ligados à gestão pública, também aderiram ao EAD das Caravanas outros setores parceiros dos projetos na região do Médio Rio Purus, sul do Amazonas: professores e estudantes do campus de Lábrea do IFAM-Instituto Federal de Educação, da UFAM-Universidade Federal do Amazonas, professores indígenas do projeto Sou Bilingue Intercultural, lideranças do Campeonato da Língua Paumari, da FOCIMP-Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus e jovens do núcleo de cidadadia de adolescentes “JUVA” - Juventude Unida pela Vida na Amazônia, ligado à articulação do Selo UNICEF.


Lábrea tem 11 escolas municipais urbanas, na sede do município, 72 escolas rurais e 52 escolas indígenas situadas em aldeias. Mais de 200 professores locais, educadores sociais, agentes de esportes e de cultura e lideranças indígenas foram matriculados nos cursos à distância das Caravanas para o segundo semestre de 2021 e serão acompanhados pelos professores especialistas dos Institutos em aulas presenciais ao longo das atividades de estudos pela plataforma.


O curso de formação Viva com Arte tem como foco a arte no currículo e visa auxiliar professores e gestores a trabalharem as linguagens artísticas em sala de aula, com seus conteúdos específicos ou utilizando os recursos pedagógicos das artes para ensino de outras disciplinas. O curso Pedagogia do Esporte Educacional visa qualificar a prática da educação física, por meio da formação de professores, com objetivo de apoiar políticas públicas e ampliar as atividades de esportes nas escolas e nas comunidades.


O Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte & Educação realizam os projetos com patrocínios das empresas Itaú, REDE, Mastercard, EDP Renováveis, UNOPAR e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania, para a Caravana do Esporte, e patrocínio das empresas EDP Renováveis, REDE e OTIS por meio da Lei de Incentivo à Cultura / Secretaria Especial da Cultura/Governo Federal, para a Caravana das Artes.




Divulgação- Angela Santos –MTb 12118 - F. (11) 9 98388794

79 visualizações0 comentário
bottom of page