top of page

O ciclo junino em ritmos e danças, na oficina: Entre Xotes, Maracatus e Baião



São Sebastião- 06/06/2023– Ritmos, danças e adereços da cultura popular brasileira serão estudados e vivenciados em uma oficina de três dias que o Instituto Mpumalanga realizará na Casa da Cultura de São Sebastião-SP, com apoio da FUNDASS.


ENTRE XOTES, MARACATUS E BAIÃO - Vivências e Poéticas da Cultura Popular do Ciclo Junino, em 3 aulas gratuitas ministradas pelo Mestre e professor de dança, Denny Neves, da Escola de Dança da UFBA e Professor do Instituto Mpumalanga.


A oficina tem apoio da FUNDASS- Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant'Anna” e as aulas serão ministradas na Casa da Cultura de São Sebastião, no centro histórico, dias 8, 9 e 10 de junho. As atividades terão a participação de dois artistas convidados pelo Instituto Mpumalanga: o músico percussionista Gervásio Brito e a artista plástica Bernadete Silva.


O objetivo desta oficina é o estudo de movimentos e repertórios coreográficos provenientes das Danças Populares Brasileiras, por meio de estéticas e poéticas que envolvem as manifestações culturais nordestinas com ênfase no ciclo junino. Apresenta vivências que consideram “O Corpo Popular Brincador”, buscando desenvolver habilidades voltadas para os estudos de sonoridades, ritmos percussivos, cantos e construção de adereços temáticos com reaproveitamento de materiais descartados. Experimenta procedimentos prático-teóricos provenientes das referidas manifestações em uma perspectiva de contemporaneidade, valorizando matrizes/motrizes culturais indígenas e afro-brasileiras.




No Nordeste, os festejos juninos são concentrados nos dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29) e exaltam a identidade cultural da região. As celebrações são embaladas por forrós, quadrilhas, grupos de coco, tambor de crioula e batalhões de bumba-meu-boi.


Público alvo-

A oficina é voltada a professores, artistas, estudantes, brincantes e todas/todos/todes que têm interesse em conhecer as sonoridades, as danças, ritmos percussivos, cantos e adereços que fazem parte da cultura popular nordestina, com destaque para o ciclo junino.


Programação diária-


Dia 8 - Estudos musicais a partir dos ritmos Baião e Xote. Investigações sonoras, danças e cantos juninos.

Participação do músico convidado, Gervásio Brito.


Dia 9- Estudos musicais a partir dos sotaques do bumba meu boi e do maracatu. Investigações sonoras, danças e cantos. Construção de células coreográficas.


Dia 10 - Oficinas de adereços a partir das alegorias do Bumba meu Boi do Maranhão. Ensaios musicais, coreográficos e mostra aberta dos resultados. Participação da artista convidada, Bernadete Silva.


As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

8, 9 e 10 DE JUNHO 2023 Horários:

5a.e 6a. - 19h às 21h Sábado- 15h às 18h


Sobre o professor Denny Neves:


DENILSON FRANCISCO DAS NEVES (DENNY NEVES) - Pernambucano radicado em Salvador – BA. É professor Mestre da Escola de Dança da UFBA - Universidade Federal da Bahia. Descendente de povos indígenas, ciganos e africanos, atua como artista e realiza projetos e pesquisas para formação de artistas e professores com ênfase nas manifestações da cultura popular, culturas indígenas e afrobrasileiras. É professor do projeto CARAVANA DAS ARTES do Instituto MPUMALANGA-SP, diretor artístico do Movimento Cultural BOI ESTRELA DE IGATU e membro pesquisador do GIRA e UMBIGADA - UFBA (CNPq).

Realização: Casa Brasileira/Instituto Mpumalanga Apoio: FUNDASS

Serviço- Entre Xotes, maracatus e baião: vivências e poéticas da cultura popular do ciclo junino.

Oficina gratuita - com inscrições | vagas limitadas.

Datas e horários: de 8 a 10 de junho/2023

Dias 8 e 9 de junho (5ª. e 6ª.) - das 18h às 21h

Dia 10 (sábado) - das 15h às 18h

Local – Casa da Cultura de São Sebastião/ Fundass

Av. Dr. Altino Arantes, 174 – Centro – São Sebastião - SP

Inscrições na Casa Brasileira ou por WhatsApp 11998388794


25 visualizações0 comentário
bottom of page