top of page

A FOCIMP - Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus tem nova coordenação

Dezembro| 2021 A chapa liderada pelo cacique Zé Bajaga Apurinã foi eleita ontem (03/12) para o próximo mandato à frente da entidade que representa povos indígenas de seis municípios da região do Médio Rio Purus, de Beruri à Boca do Acre.



As eleições aconteceram de forma online e a apuração foi realizada a partir da sede da representação, que fica no município de Lábrea - AM. Os novos integrantes da diretoria da FOCIMP são: Cacique Zé Bajaga Apurinã , Coordenador-geral; Cícero Apurinã, Vice-coordenador; Rônia da Silva Apurinã, 1ª.Secretária; Ana Lima Apurinã, 2ª.Secretária; Mabel Fernandes, 1ª.Tesoureira, e Mirlandia Apurinã, 2ª.Tesoureira.






Zé Bajaga Apurinã é cacique da Aldeia Idecorá, da Terra Indígena Caititu. Desde os anos 80 milita na causa indígena. No final de 2007, Zé Bajaga assumiu a liderança do Movimento Indígena do Purus e foi um dos fundadores da Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus, criada em 23 de maio de 2010 como organização sucessora da OPIMP, que existiu entre 1997 a 2007. Foi coordenador-geral da FOCIMP até 2015. Entre 2016 e 2020, foi responsável pela Coordenação Técnica Local da Regional da Funai, em Lábrea.




Desde 2015, o Instituto Mpumalanga desenvolve em Lábrea, junto às comunidades locais, com apoio da FOCIMP, ações de educação, arte, comunicação, segurança alimentar e de apoio à conservação das línguas e da cultura dos povos indígenas da região.




461 visualizações1 comentário
bottom of page