top of page

A Teus Pés, de Ana Cristina César, abre a temporada de 2020 do Todas por Elas na Literatura

Primeira vez em 2020, o livro de Ana Cristina é destaque na programação da Casa Brasileira

O Todas por Elas na Literatura foi lançado em 27 de outubro de 2018 como um espaço para leitura de gênero, com reuniões mensais de conversa sobre livros escritos por mulheres. O objetivo é “formar uma comunidade de leitoras e fortalecer a capacidade de diálogo e de participação social da mulher”, de acordo com Adriana Saldanha, diretora do Instituto Mpumalanga e da Casa Brasileira.


Dentro do novo cronograma de leituras, já está previsto para dia 21 de janeiro de 2020 debate sobre o livro “A Teus Pés”, obra publicada em 1982 pela escritora Ana Cristina Cesar, principal representante feminina da geração mimeógrafo e do grupo de escritores da chamada literatura marginal dos anos 1970/1980. Uma escritora que se destacou por uma poesia intimista e uma prosa poética que fugia aos padrões tradicionais.

Com curadoria literária da escritora e antropóloga Janaína de Figueiredo, o projeto busca dar visibilidade à escrita feminina, por muito tempo invisível na história literária brasileira. “A multiplicação de grupos de leitura de gênero é uma forma de ampliar a perspectiva que temos sobre ser mulher, ressignificar o mundo e a nós mesmas”, afirma Janaína, ao explicar a importância de trazer ao debate diversos universos simbólicos femininos, por meio de títulos de escritoras brasileiras e de outros países.

Desde o lançamento já foram realizados 13 encontros de leitura, na Casa Brasileira, com participação gratuita, que tiveram mediação de Priscila Siqueira, Ellen Rocha de Oliveira, Taluana Torres, Daniela Carvalho, Priscila Enrique de Oliveira, Shirley Rodrigues, Márcia Guimarães, Isabel Galvanese, Ana Paula Aragão, Thais Laviero, Neide Palumbo, Sandra Lourenço e Rosinéa Garçon.

Para o encontro já agendado de janeiro, duas mediadoras, Vanessa Monteiro Gonçalves e Bruna Gonçalves Borrego, vão expor, num formato teórico e também com uma representação poética, a visão de mundo da escritora, que morreu jovem, em 1983. “A Teus Pés” foi o primeiro e único livro que Ana Cristina Cesar lançaria em vida por uma editora comercial. Além de poemas inéditos, a obra reúne Cenas de Abril (1979), Correspondência Completa (1979) e Luvas de Pelica (1980), volumes lançados anteriormente de forma independente.

A Casa Brasileira é o centro de cultura, arte e gastronomia do INSTITUTO MPUMALANGA, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua com projetos de educação por meio das várias linguagens artísticas, da literatura e de pesquisas sobre cultura, culinária brasileira e memória.

Todas por Elas na Literatura Lançamento da agenda 2020 Data: 21/01/2019 Horário: 19h Local: Casa Brasileira Av. Dr. Altino Arantes, 80, Centro de São Sebastião-SP Informações: (11) 9 98388794 Realização: Instituto Mpumalanga Apoio: Multimídia Painel de Led

1 visualização0 comentário
bottom of page