top of page

Arte dos Encontros e Formigável, novo livro infantil de Janaína de Figueiredo


De repente, percebi você

com olhos que enxergam

de verdade.


Outubro |2021 - Como trabalhar com a criança as noções de diálogo e empatia por meio da literatura é o tema da revista online Arte dos Encontros, da próxima quinta-feira (14/10), às 19h30, que faz o lançamento do livro Formigável e traz para conversa Janaina de Figueiredo, escritora e antropóloga, e Bia Reis, jornalista e crítica literária.


Formigável, publicado pela Editora Aletria,

O livro Formigável, publicado pela Editora Aletria, foi escrito por Janaína de Figueiredo, tem ilustrações de Rafa Anton e conta sobre a improvável amizade de uma formiga operária e uma galinha caipira, em uma narrativa de frases curtas, profundas e amorosas. Propõe o tema do diálogo, que significa se deslocar e enxergar o outro sob um ponto de vista diferente e, nessa história, a escuta e o olhar afetivos restauram o diálogo entre Dona Pena, a galinha, e Formigável, a formiga.

Escritora, antropóloga, professora e mãe, Janaína afirma que Formigável busca ensinar quão simples pode ser a abertura para o outro, para a diferença.

“Optei por uma linguagem que captasse a simplicidade do abrir-se ao Outro”, diz Janaína de Figueiredo. “As ilustrações também costuram essa imagem singela do encontro entre a formiga e a galinha. Rafa Anton criou um jogo de perspectivas para dar movimento ao jogo da alteridade trazido pela palavra. Formigável já habitava em mim e eu nem sabia. A história nasceu quando eu escrevia outra, também sobre galinha. Eu costumo respeitar o tempo das histórias. Deixei o que estava fazendo e me envolvi com Formigável. Permiti que essa história ganhasse forma na minha escrita. Aceitei seu convite!”, relatou a escritora sobre o processo criativo, ao considerar que o diálogo vem perdendo sua força transformadora no mundo de hoje.


No lançamento de Formigável, na revista Arte dos Encontros, uma conversa sobre a importância de ler para as crianças, ação fundamental no processo ensino e aprendizagem que deve pautar políticas públicas e também ser adotada pelas famílias no dia a dia. Pesquisas demonstram que a leitura não apenas oferece repertório emocional e afetivo para as crianças, como também a insere no sistema literário. Ou seja, por meio da leitura as crianças e jovens incorporam os códigos da nossa língua. Janaina de Figueiredo explica que “as crianças e os jovens aprendem por modelos. Isso significa que a incorporação do hábito de leitura deve ser algo para toda família. Na escola, já ouvi muitos educadores dizerem que os alunos e alunas não gostam de ler e, aos poucos, fui percebendo que esses mesmos educadores também não eram leitores. Se o adulto não lê, crianças e jovens dificilmente serão leitores”, completa a autora.


Rita Lagrota conversará com Janaina de Figueiredo e com Bia Reis sobre o que levar em consideração na escolha de um bom livro para filhos/as e alunos/as. Tratar da importância de avaliar faixas etárias e conteúdos que situem as mensagens dentro do campo da alteridade, que valoriza a cidadania e o respeito às diferenças.

Janaina de Figueiredo

Janaina de Figueiredo é escritora e vive no Litoral Norte de São Paulo. Em 2021 teve seu livro Boi de Conchas e outros contos caiçaras como finalista do importante Prêmio AEILIJ de Literatura. Em 2019, participou da XIX Bienal do Livro. Outra publicação de Janaína, voltada ao público infantil, Nós de Axé, foi selecionada para o Clube de Leitura dos ODS- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, dentro do objetivo número 10 de Redução das Desigualdades.


Bia Reis

Bia Reis é jornalista há mais de 20 anos e passou pelos grupos Abril, Folha, Globo e Grupo Estado. Escreve, desde 2012, o blog Estante de Letrinhas, sobre literatura infantil. É crítica literária e mestre em História e Estética da Arte na USP, com pesquisa sobre relação entre palavra e imagem na literatura infantil brasileira contemporânea.


Com apresentação de Rita Lagrota, Arte dos Encontros é uma revista online do Instituto Mpumalanga que promove diálogos sobre a arte e cultura na educação e no dia a dia das pessoas. Entrevistas e debates em ambiente virtual sobre ações educacionais, produção literária e o ponto de vista de diferentes artistas, educadores, escritores, cultureiros, mestres de saberes, jovens, gestores e especialistas sobre arte e cultura no cotidiano das pessoas e sobre as diferentes linguagens artísticas como forma de educar.




Texto:. Angela Santos


Serviço:

Arte dos Encontros - Literatura infantil e lançamento do livro Formigável

Data - 14/10/2021

Horário- 19h30

Transmissão ao vivo e gratuita pelos canais digitais do Mpumalanga.

Informações (11) 9 98388794

Acesse:



118 visualizações0 comentário
bottom of page