Arte, esporte e cultura mobilizam professores e gestores em Lábrea.



Veja como foi a abertura das atividades presenciais do Núcleo Esporte e Arte Mpumalanga-IEE Médio Purus, nesta terça (05), com participação do Gerente de Propósito da Nike, Bruno Teixeira, do vice-prefeito Moacyr Canizo de Brito Filho, da Secretária Municipal de Educação em exercício, Ivângela Lopes, do presidente da Câmara Municipal de Lábrea, Regifran de Amorim, do cacique Zé Bajaga Apurinã, coordenador geral da FOCIMP, dos professores cursistas da rede municipal e dos especialistas do Núcleo Esporte e Arte.


O Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte & Educação iniciaram em 2015 projetos pedagógicos e culturais em Lábrea e estão, há dois anos, com atividades online e cursos à distância , em razão da pandemia.


A partir de agora, os institutos fortalecem seus projetos pedagógicos na região de arte, cultura, esporte, alimentação e meio ambiente, com a implantação do Núcleo Esporte e Arte Mpumalanga-IEE Médio Purus.


O Núcleo tem patrocínio da Nike e da Disney, que acreditam na força do esporte e das artes e na urgência em fortalecer os povos originários que habitam áreas conservadas da região amazônica.


Parcerias locais mantiveram os Institutos em ação, durante a pandemia. O Núcleo tem apoio institucional do UNICEF e parceria com a Prefeitura de Lábrea e com as comunidades indígenas, por intermédio da FOCIMP- Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus.


Nesta terça, 05/07, no Complexo Esportivo Vila Olímpica de Lábrea, foi iniciada a formação continuada em esporte e em arte educacionais de professores das Escolas municipais Socorro Brito e Francisca Mendes. O trabalho vai chegar às crianças por meio de aulas inovadoras que esses professores vão realizar no programa de reforço escolar das escolas municipais e a ideia é utilizar as atividades motoras em esporte e em arte em aulas de educação física e de artes e as ferramentas pedagógicas dessas duas áreas em aulas de outras disciplinas, como português e matemática.


As ações do Núcleo contemplam, ainda, atividades para fortalecimento dos espaços de leitura nas escolas municipais. A escritora e narradora de histórias Penélope Martins, curadora literária do Instituto Mpumalanga e apresentadora do programa sobre literatura Chá com Livros, visitou as escolas Socorro Brito e Francisca Mendes, conversou com alunos do ensino fundamental para um mapeamento que o Núcleo fará sobre as necessidades de espaços de leitura nas escolas.


Na área da alimentação escolar, a proposta é trazer o tema comida como cultura para dentro das salas de aula, a partir da cozinha das escolas. O segundo módulo do curso para merendeiras, com a chef de cozinha Adriana Saldanha, começou nesta terça, 05/07, e vai até o dia 7/07. A Chef Adriana Saldanha, que ministra gratuitamente o curso para as merendeiras, implantará, também, um projeto piloto de compostagem nas escolas municipais de Lábrea. A consultora Lixo Zero, da Flow Sustentável, Tatiana Prestes, vai orientar a instalação gratuita de minicomposteiras na EM Socorro Brito e na EM Francisca Mendes.


O curso de formação de professores da rede municipal de Lábrea prossegue até o dia 07, de forma presencial, e terá continuidade em plataforma online do Mpumalanga e do Instituto Esporte & Educação.

5 visualizações0 comentário