top of page

Bauru recebe a Caravana das Artes e a Caravana do Esporte

A Caravana do Esporte levará o atleta Victor Ramos, do salto em distância, para brincar com as crianças na arena do projeto.  Com patrocínio da Ipiranga, a Caravana das Artes terá participação da cantora Indiana Nomma.




São Paulo-SP (12/03/2024) – Para atividades inclusivas de esporte e arte educacionais dirigidas a crianças e professores da rede pública de ensino, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes estarão em Bauru, interior de São Paulo, dias 19,20 e 21 de março, com apoio da Prefeitura municipal. Serão três dias de brincadeiras, com jogos esportivos, oficinas de som e movimento e cursos de formação para educadores na ARENA CARAVANA, que será erguida especialmente pelos projetos no espaço da Expo Bauru.


Realizadas pelo Instituto Mpumalanga e pelo Instituto Esporte & Educação, em parceria com o UNICEF, as Caravanas levam gratuitamente a municípios do interior do Brasil metodologias que visam qualificar a prática esportiva nas escolas públicas e garantir o acesso das crianças a diferentes linguagens artísticas em sala de aula, por meio da formação de professores.   Metodologias ativas e materiais pedagógicos desenvolvidos pelos especialistas das Caravanas fortalecem o esporte e a arte na perspectiva educacional.


Artistas e atletas convidados participam voluntariamente das atividades promovidas pelas Caravanas. A cantora Indiana Nomma e o atleta do salto em distância, Victor Ramos, visitam a Arena Caravana em Bauru, a convite dos projetos, para compartilhar experiências sobre a importância de a arte e o esporte fazerem parte da rotina escolar.


São esperadas 2.000 crianças do ensino fundamental, inscritas pela Secretaria Municipal de Educação, que vão brincar em tendas de música e dança e em 8 miniestações esportivas.  Enquanto as crianças brincam, cerca de 200 professores pedagogos e especialistas de artes e educação física e gestores municipais participam de dois cursos de formação: Metodologia Viva com Arte e Pedagogia do Esporte Educacional.


Improvisos e trompete de boca: Indiana brinca com crianças na Caravana



Convidada da Caravana das Artes, a cantora hondurenha radicada no Brasil, Indiana Nomma, afirma estar “feliz com o convite para conhecer as Caravanas e vivenciar o trabalho voltado para a arte na educação”.  Além de visitar as tendas

de música e de dança, a artista trocará experiências com os professores inscritos no curso Viva com Arte. Cantora de jazz, bossa nova e de música latino-americana, sendo a voz do tributo oficial à cantora Mercedes Sosa, Indiana Nomma tem 6 álbuns produzidos e lançados desde 2015. Dois deles, UNEXPECTED e LESSONS IN LOVE, foram finalistas do 27°e do 29° Prêmio da Música Brasileira, em 2016 e em 2018. O álbum mais recente foi lançado em 2022, MERCEDES SOSA: A VOZ DOS SEM VOZ. Seu Tributo a Mercedes Sosa foi declarado como sendo o oficial pela família da cantora argentina. Nascida em Honduras, Indiana viveu no México, em Portugal, na Nicarágua e na Alemanha Oriental, estando, agora, radicada no Brasil. Conhecida pela voz grave e versatilidade em vários estilos, traz em seus shows jazz, bossa nova e música latino-americana, com repertórios em inglês, português, espanhol e alemão. Bebops, improvisos, a voz grave e trompete de boca fazem dos seus shows uma atração hipnotizante.


Promessa do salto em distância estará na Caravana do Esporte



O atleta Sub-23 do Salto em Distância, Victor Gabriel Ramos, é uma das promessas da área de atletismo da ABDA-Associação Bauruense de Desportos Aquáticos.  Convidado da Caravana do Esporte para conhecer a ação do projeto em Bauru, Victor falará sobre sua modalidade e mostrará para as crianças como é o treino do salto em distância e como a atividade física é valiosa para a criança se desenvolver de forma integral.  Atleta de alto rendimento da ABDA, Victor conheceu o atletismo em 2013 através de um projeto social da cidade, o Acaê Alfa. Em 2016 foi federado junto à Confederação Brasileira de Atletismo e passou a participar do Campeonato Brasileiro e de torneios internacionais de atletismo. Desde então, Victor vem aumentando sua marca, tendo evoluído em seus saltos de 6,20m, em 2018, para 7,73m, em 2023, quando passou para segundo colocado do ranking brasileiro Sub-23 do Salto em Distância.



Programação das Caravanas – etapa Bauru:


19, 20 e 21/MARÇO | 08h às 17h – Arena Caravana: esporte e arte para estudantes das escolas municipais. Local – Expo Bauru - Avenida Comendador José da Silva Marta, 5868 - Jardim Ouro Verde. Bauru.


19 MARÇO | 09h – Cerimônia de abertura dos projetos na Arena da Caravana do Esporte e Caravana das Artes.


19, 20 e 21 MARÇO | 08h às 17h – Cursos de formação para profissionais das Secretarias municipais da Educação e do Esporte: Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte e diálogos sobre autismo e inclusão.  Professores formadores:  João Batista Freire, Alexandre Arena, Rita Lagrota, Ossimar Franco, Denny Neves e Gabrielly Oliveira Lima.


21  MARÇO | 16h30 – Encerramento das formações presenciais - Local: salas das formações.


Sobre as Caravanas -

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, com apoio institucional do UNICEF, que viajam o Brasil desde 2005, aplicando e transferindo tecnologias social e educacional a partir das metodologias Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte. Realizam atendimento direto de crianças e formação continuada de educadores e gestores públicos, de forma presencial nos municípios atendidos e com carga horária adicional em formato EAD, pela plataforma dos institutos. O Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte & Educação são organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, que buscam contribuir com políticas públicas para acesso de toda criança ao esporte e à arte nas escolas.


A Caravana das Artes tem patrocínio das empresas Ipiranga, Otis, EDP e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura/Governo Federal.


A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas ITAÚ e Deloitte, via Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/Governo Federal.


Divulgação/Assessoria de Imprensa das Caravanas: Angela Santos- MTb 12118 – angelasantos@mpumalanga.com.br

f. 55 11 9 98388794




40 visualizações0 comentário
bottom of page