top of page

Bistrô da Casa Brasileira participa do festival gastronômico caiçara

O Bistrô da Casa Brasileira participa entre os dias 15 e 18 de Março do II Festival Gastronômico Caiçara de São Sebastião. Evento dedicado a celebrar a culinária nativa da região.

Adriana Saldanha, Jornalista, documentarista, idealizadora da Casa Brasileira e estudiosa da cultura culinária.


A Rua da Praia, no centro de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, onde está instalada a Casa Brasileira, será o endereço da gastronomia caiçara entre os dias 15 e 18 de março. Chefs de cozinha da região estarão reunidos no II Festival Gastronômico Caiçara/2018, na Praça de Eventos do município, das 12h às 23h, com uma mostra do que melhor se produz de comida com os ingredientes e sabores da terra e com as várias espécies de peixes desta região do litoral paulista. O evento é organizado pela Secretaria de Turismo de São Sebastião, juntamente com os diversos restaurantes, bistrôs, docerias, artesãos, contadores de histórias, músicos locais e convidados e, claro, pescadores e pescadoras. O Festival acontece em comemoração ao Dia do Caiçara, 15 de março, e será marcado por 12 apresentações de chefs, com preparação ao vivo de receitas salgadas e doces, durante os 4 dias. Adriana Saldanha, chef à frente do Bistrô da Casa Brasileira, participa pela primeira vez desse encontro da gastronomia caiçara no litoral norte. “A pesquisa sobre a cozinha brasileira é realizada há alguns anos pelo Instituto Mpumalanga, e o jeito caiçara de cozinhar está dentro desse repertório de estudos”, afirma Adriana. Jornalista e documentarista, idealizadora da Casa Brasileira, diretora dos projetos educacionais Caravana do Esporte e Caravana das Artes e gestora do Instituto Mpumalanga, Adriana Saldanha dedica-se agora a unir cultura e culinária.

II Festival Gastronômico Caiçara


“As andanças de 13 anos por municípios do interior do Brasil com a Caravana das Artes nos permitiu conhecer de perto e documentar em audiovisual temperos, produtos e modos variados de preparar pratos característicos de várias regiões”, esclarece Adriana Saldanha, ao falar do desafio de trazer a culinária para o espaço de cultura e artes Casa Brasileira, inaugurado em dezembro de 2017 em São Sebastião. Sobre o II Festival Gastronômico Caiçara, Adriana diz que “será uma experiência de muito aprendizado participar pela primeira vez do Festival, ao lado dos grandes chefs da cozinha local”. E enfatiza: “entendemos a culinária como arte e cultura, para longe dos modismos, e desejamos apresentar ao público o nosso olhar e prática em torno dos pratos tão ricos da gastronomia caiçara”.

O Bistrô da Casa Brasileira vai apresentar, ao vivo, dois pratos com ingredientes da terra e das águas do nosso litoral: “Garoupa ao forno com pirão e chips rústicos de mandioca” e “Risoto de Camarão Finalizado com Alho Negro”. Adriana Saldanha prepara as receitas na Cozinha Show às 12h do sábado (17/03) e às 20h do domingo (18/03), na Praça de Eventos da rua da praia. No Bistrô da Casa Brasileira, atendendo no II Festival Gastronômico Caiçara, quem for poderá pedir os dois pratos da cozinha show e outras comidinhas como: porção de empadinhas de camarão, bolinho de bacalhau, bolinho de mandioca com siri e os doces: bolo de mandioca com coco, pudim de mandioca e doce de banana.

Serviço: O quê: Bistrô da Casa Brasileira no II Festival Gastronômico Caiçara Onde : Praça de Eventos da Rua da Praia – Centro de São Sebastião-SP Quando: Dias 15,16,17 e 18 de março/2018 17/03 sábado – 12h COZINHA SHOW do Bistrô da Casa Brasileira / Receita ao vivo: Garoupa ao forno com pirão e chips rústicos de mandioca, com degustação gratuita 18/03 – Domingo – 20H COZINHA SHOW do Bistrô da Casa Brasileira / Receita ao vivo : Risoto de Camarão Finalizado com Alho Negro, com degustação gratuita.

Adriana Saldanha, Jornalista, documentarista, idealizadora da Casa Brasileira e estudiosa da cultura culinária irá preparar duas receitas no II Festival Gastronômico Caiçara – Foto: Célia Santos


2 visualizações0 comentário
bottom of page