top of page

Caravana das Artes e a Caravana do Esporte em Pocinhos, na Paraíba

Atualizado: 25 de mai. de 2023



São Paulo (22/05/2023) – Com participação voluntária da cantora Ceumar e do atleta olímpico do vôlei de praia, Álvaro Filho, a Caravana das Artes e a Caravana do Esporte estarão na cidade de Pocinhos, interior da Paraíba, de 30 de maio a 01 de junho, com atividades de arte e de esporte educacionais para estudantes e professores da rede municipal de ensino.


As Caravanas chegam a Pocinhos com patrocínio da EDP Renováveis e apoio da Prefeitura Municipal, para ações com foco na educação e na inclusão por meio da arte e do esporte. Materiais pedagógicos desenvolvidos pelos especialistas das Caravanas fortalecem o esporte e a arte na perspectiva educacional.


Serão três dias de brincadeiras, jogos esportivos e oficinas de som e movimento, tudo isso em tendas de música e dança e em 8 miniestações esportivas na arena exclusiva do projeto, erguida no Estádio Municipal Galdinão. São esperadas 1.800 crianças do ensino fundamental, além de 100 professores e gestores municipais que farão os cursos de formação: Metodologia Viva com Arte e Pedagogia do Esporte Educacional.


Realizadas pelo Instituto Mpumalanga e pelo Instituto Esporte & Educação, em parceria com o UNICEF, as Caravanas levam gratuitamente a municípios do interior do Brasil metodologias que visam qualificar a prática esportiva nas escolas públicas e garantir o acesso das crianças a diferentes linguagens artísticas em sala de aula, por meio da formação de professores.


“A EDP Renováveis acredita que projetos sociais têm um papel importante na valorização da cultura nas comunidades em que atua. Com a Caravana das Artes, a Companhia busca apoiar o desenvolvimento sustentável e educacional dos jovens, visando um futuro ainda mais promissor para a região”, comenta Maira Zanduzzo, Head de Meio Ambiente e Social da EDP Renováveis.


Artistas e atletas convidados pelos projetos participam voluntariamente das atividades promovidas pelas Caravanas com as crianças e compartilham suas experiências, como forma de valorizar a arte e o esporte na educação.

 

Ceumar -  Foto: Julia Rodrigues
Ceumar - Foto: Julia Rodrigues

Convidada da Caravana das Artes, a cantora Ceumar disse estar “feliz por conhecer as Caravanas e já pensando nas músicas para cantar com as crianças”. Além de visitar as tendas de música e dança, Ceumar conhecerá os professores inscritos no curso Viva com Arte, na terça(30). Na quarta-feira (31), às 16h, Ceumar fará um pocket show especial para as crianças e professores, na Tenda da Caravana das Artes. Ceumar Coelho é cantora, compositora e violonista. Mineira, tem sete álbuns gravados e quase 25 anos de carreira fonográfica, iniciada em 1999 com o lançamento do seu primeiro CD, Dindinha, com composições de Luiz Gonzaga e Sinhô e canções de Chico César, Itamar Assumpção e Zeca Baleiro.

 

Álvaro Filho - Foto: Divulgação
Álvaro Filho - Foto: Divulgação

O atleta olímpico do vôlei de praia, Álvaro Filho, é o convidado da Caravana do Esporte na ação do projeto em Pocinhos. Ele foi uma das estrelas do vôlei masculino nas Olimpíadas de Tóquio e já se prepara para os jogos de Paris/2024. Álvaro é paraibano e treina no CT Cangaço, na capital João Pessoa. Sobre a visita que fará à Caravana do Esporte, Álvaro afirmou: “sempre tive vontade de realizar esse trabalho na Paraíba, de falar do esporte para as crianças, porque o esporte é fundamental, mas a cultura da prática esportiva precisa evoluir muito no país”. Álvaro Filho visitará a arena das Caravanas na quarta (31).


Adriana Saldanha, diretora geral da Caravana das Artes e da Caravana do Esporte, destaca que “as Caravanas reforçam os laços de cooperação voltados para uma educação inclusiva com arte e esporte para todas as crianças e jovens, pois as metodologias desenvolvidas pelos institutos permitem a experimentação, o convívio com as diferenças e um olhar educacional para a ética e o cuidado com o outro”.


Programação das Caravanas:


30/05 | 09h – Cerimônia de abertura na Arena da Caravana do Esporte e Caravana das Artes.

Local: Estádio Municipal Galdinão. R. Cônego João Coutinho, Pocinhos.


30/05 a 01/06 | 08h às 17h – Arena: esporte e arte para estudantes das escolas municipais.


30/05 a 01/06 | 08h às 17h – Cursos de formação para profissionais da Secretaria Municipal da Educação: Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte.


30/05 a 01/06 - Diálogos sobre autismo e inclusão | Tenda Caravana das Artes.

Público alvo: educadores, pais, especialistas e gestores. Com:

Gabrielly Oliveira Lima – Psicóloga e atendente terapêutica.

Denny Neves – Professor de dança e cultura popular do Instituto Mpumalanga

Alexandre Arena – Coordenador Pedagógico do Instituto Esporte & Educação.

Horários: dia 30 - 14h às 17h | dia 31 – 08h às 11h | dia 01 – 08h às 11h


31/05 – 16h – Show da cantora Ceumar para as crianças da Arena Caravana e professores das formações – Local: Tenda das Artes.


01/06 | 16h30 – Encerramento das formações presenciais - Local: salas das formações.


Sobre as Caravanas:

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, com apoio institucional do UNICEF, que viajam o Brasil desde 2005, aplicando e transferindo tecnologia social e educacional a partir das metodologias Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte. Realizam atendimento direto de crianças e formação continuada de educadores e gestores públicos, de forma presencial nos municípios atendidos e com carga horária adicional em formato EAD, pela plataforma dos institutos. O Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte & Educação são organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, que buscam contribuir com políticas públicas para acesso de toda criança ao esporte e à arte nas escolas.


A Caravana das Artes tem patrocínio das empresas EDP, OTIS, VALE e ULTRA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura - Governo Federal.

A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas MASTERCARD e VALE, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte - Governo Federal.




148 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page