top of page

Chá com Livros e as editoras independentes



São Sebastião- (29/04/2022) - CHÁ COM LIVROS deste sábado, 30 de abril, traz uma diálogo com representantes de duas editoras independentes para saber dos desafios do mercado de livros hoje e como transitam com mais liberdade por uma pluralidade de temas, ideias e formatos.


Penélope Martins entrevista a escritora e editora Aline Rochedo Pachamama, da PACHAMAMA Editora, e o editor Zeco Homem de Montes, da OZÉ Editora, cada um deles com experiências e olhares diversos.





Aline Rochedo Pachamama, Churiah Puri, é indígena do Povo Puri da Serra da Mantiqueira, entre o sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Historiadora, escritora e ilustradora, é doutora em História Cultural pela UFRRJ, Mestre em História Social pela UFF e idealizadora da Pachamama Editora, formada por mulheres originárias/indígenas. Pela Pachamama Editora, elabora e executa ações em prol da valorização e preservação de Línguas dos Povos Originários, bem como divulgação de suas culturas a partir da história oral e memória, principalmente de mulheres e anciãs.

Em julho de 2016, Aline Rochedo lançou o projeto de “Reparação Linguística, Histórica e Cultural”, pela Pachamama Editora, publicando os primeiros livros bilíngues e polilíngues de originários. Ela é autora de uma série de livros na área de Culturas e Diversidade, dentre eles, o projeto literário “Mulheres Indígenas em Contexto Urbano - aprovado pela Lei de Incentivo SEC-RJ- Mitã Yakã Pyguá (2017), que culminou com a publicação do livro “Guerreiras - Mulheres indígenas na cidade, mulheres indígenas na aldeia” e do livro infanto-juvenil polilíngue “Taynôh” (Guarani, Xavante, português e espanhol). Também é autora dos livros “Boacé Uchô Narrativas e Memórias do Povo Puri da Mantiqueira”, 2010; “Pachamama - a poesia é a alma de quem escreve”, 2016; “Inhã Uchô” (lançamento em 2022); “Schuteh Poteh, Schuteh Koya - A língua Puri como elo de identidade e afeto” (lançamento em 2022).


Desde 2018, Aline participa do Projeto Arquivo Multimídia da Poesia dos países da CPLP, no âmbito da Cátedra UNESCO Educação, Diversidade Cultural e Cidadania, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa, Portugal - desenvolvendo atividades de investigação e recolha de documentos audiovisuais, impressos no Brasil, que tratam da temática indígena e da valorização da diversidade linguística e cultural dos Povos Originários. Em 2019, recebeu menção honrosa como uma das dez mulheres cientistas brasileiras pela FAPEMIG- Minas Faz Ciências, sendo ela a única da área de Humanas. Recentemente, formalizou o Instituto Pachamama com o intuito de desenvolver o projeto Inhã Uchô (Espaço de Aprendizado da Floresta, Didático Ambiental e de Memória e Reparação Histórica do Povo Puri da Mantiqueira), em Visconde de Mauá, Resende, RJ. Compositora e letrista, lançou, em 2021, a música “Abya Yala” em prol da Mãe Terra- Mantiqueira e do Projeto Inhã Uchô.


Zeco Homem de Montes já foi livreiro e distribuidor e é um dos pioneiros na cidade de São Paulo em criar livrarias especializadas para crianças e jovens. Nos anos 70, fundou as livrarias Klaxon, Faz de Conta e Ubaldo que representaram importante espaço para a literatura na cidade. Zeco Montes está hoje à frente da premiada ÔZÉ Editora, que completou 10 anos em 2021.

Apesar das fortes transformações no mercado editorial, com novos modelos de negócios para o livro chegar ao consumidor, Zeco Montes decidiu reabrir a Livraria Faz de Conta e uma biblioteca no bairro do Bixiga, em abril deste ano.

A Faz de Conta funcionou de 1979 a 1981 na Rua Ministro Rocha Azevedo, nos Jardins e, em 2000, foi transformada em uma livraria sobre rodas, em um caminhão. Agora, em 2022, Zeco Montes hospeda a Faz de Conta no primeiro andar da casa de número 515 da Rua 13 de Maio, no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo.

CHÁ COM LIVROS é um programa realizado pelo Instituto Mpumalanga, com curadoria literária e apresentação da escritora e narradora de histórias Penélope Martins.Promove diálogos sobre livros e leitura e é transmitido ao vivo pelo youtube do Mpumalanga e pelo Canal Sol Brasil-plataforma SOUL TV.

Confira outras informações pelo www.mpumalanga.com.br e nas redes sociais @institutompumalanga.

SERVIÇO:

30/04/2022 – 17h - Chá com Livros

Ao vivo, transmissão pelo youtube e facebook do Instituto Mpumalanga.

Exibição no Canal Sol Brasil, plataforma SOUL TV, acesso pelos aparelhos de smartTV ou por aplicativo SOUL TVno celular.

www.soultv.com.br @canalsolbrasil


Divulgação - Angela Santos MTb 12118

(11) 9 98388794 angelasantos@mpumalanga.com.br

36 visualizações0 comentário
bottom of page