top of page

Escritoras de São Sebastião lançam JUÇARA, revista literária online sobre os clássicos da literatura


Uma nova revista online, dedicada aos clássicos da literatura, chega ao mundo digital dia 10 de dezembro de 2020, data do centenário de Clarice Lispector. Com apoio do Instituto Mpumalanga, da Casa Brasileira e do espaço de gastronomia e cultura Brasileira Gourmet, de São Sebastião, a Revista Juçara será lançada em formato online nesta quinta (10), às 18h. Iniciativa da jornalista Daniela Outi e da escritora e artista visual Isabel Galvanese, a Revista Juçara nasce com a missão de promover reflexões sobre literatura brasileira e aproximar os autores clássicos dos jovens talentos da literatura, dos estudantes e do público em geral.



“O nome Juçara foi inspirado na força da mulher e no palmito nativo da Mata Atlântica, que resiste à extinção no interior do bioma que ocupa 80% do território do Litoral Norte de São Paulo”, afirma a jornalista Daniela Outi, diretora de redação da revista. Sobre o primeiro número em homenagem a Clarice Lispector, Daniela conta que a ideia surgiu depois de uma imersão no universo da escritora quando participou, como mediadora, de uma das reuniões de leitura do Todas por Elas na Literatura, na Casa Brasileira, com análise do pensamento “clariceano”.


A artista plástica, ilustradora e escritora Isabel Galvanese, diretora de arte da Revista Juçara, criou a capa da primeira edição e diz que “fazer uma revista literária em São Sebastião, com o olhar de diversas pessoas sobre o universo de Clarice Lispector, foi um grande desafio. Cada edição, explica, terá um autor clássico analisado sob diferentes olhares, com a proposta de criar curiosidade para leitura dos grandes nomes da literatura brasileira. Bem-vinda Juçara, nome de palmito, nome de mulher, nome de revista literária”, comemora Isabel.


O trabalho de diagramação tem assinatura da designer Priscila Prisco, a revisão está a cargo da professora e escritora Doca Ramos Mello e dez escritores e jornalistas que residem ou frequentam o Litoral Norte de São Paulo foram convidados a colaborar na primeira edição da Revista Juçara, que sai com 38 páginas online e distribuição gratuita.


Para a matéria “ Na Mesa com Clarice”, a jornalista Adriana Saldanha, gestora da Casa Brasileira e Chef de cozinha do Brasileira Gourmet, foi convidada a criar e a escrever a receita de um prato inspirado em Clarice Lispector. A receita recebeu o nome de “Mar Aberto”, com base no trecho de uma das crônicas da escritora, Banho de Mar: “Com as mãos em conchas, eu as mergulhava nas águas e trazia um pouco do mar até minha boca: eu bebia diariamente o mar, de tal modo queria me unir a ele.” Uma homenagem que, em breve, saltará das páginas online da Juçara para o cardápio do espaço de gastronomia e cultura Brasileira Gourmet, localizado no centro histórico de São Sebastião.


Colaboram, também, no primeiro número da Juçara, a jornalista Cristina Mira, que fala sobre a produção de livros infantis de Lispector; Georgeta Gonçalves, cuja crônica pretende levar o leitor a imaginar um bate papo com Clarice, enquanto saboreia um delicioso cafezinho; Daniella Penna, responsável pelo Ensaio Fotográfico; a antropóloga, ativista social e escritora Janaína de Figueiredo , que analisou a crônica “A Entrevista Alegre”, de Clarice; Tadeu Bittencourt, que criou uma narrativa com os pseudônimos de Clarice Lispector, conduzindo o leitor a uma realidade imaginária; a jornalista Érica Poço, que traçou um paralelo entre o lado maternal de Clarice e seu próprio cotidiano, inspirada em trecho do conto “Amor”; a escritora Cecília Quintiliano, que aborda a complexa relação entre o ser humano e o Divino, presente nas obras de Clarice, a partir do conto “Perdoando Deus”, além da estudante de audiovisual Stella Bolina, que escreve sobre a relação da autora com o cinema, trazendo à tona suas opiniões sobre filmes e dando algumas dicas para os fãs de Clarice que desejam assistir suas obras na telona.


Daniela Outi, diretora de redação da revista.
Daniela Outi, diretora de redação da revista.

Onde ler - A Biblioteca municipal de São Sebastião, reinaugurada em novo local, disponibilizará em seu acervo online o conteúdo da Revista Juçara, para que as crianças sejam motivadas a ler.

Após o lançamento, a Revista Juçara poderá ser lida nos canais digitais:


Serviço -

Lançamento : Revista Literária Juçara

Data – 10/12/2020

Horário – 18h00



32 visualizações0 comentário
bottom of page