top of page

Experiências gastronômicas na programação da Casa Brasileira

Um jantar português, no dia 01 de setembro, em meio a uma arquitetura centenária, com histórias dos pratos lusitanos e na companhia do fado, marcará o início das experiências gastronômicas na Casa Brasileira. Com cardápio assinado pela Chef Adriana Saldanha, a experiência gastronômica portuguesa abre a série de atividades culturais, programadas para o segundo semestre de 2018, que pretende unir comida e cultura no casarão de número 80, da rua da Praia, no centro de São Sebastião. O evento terá degustação de azeites portugueses, um jantar temático e apresentação cultural da cantora fadista Maria de Lourdes, acompanhada da guitarra portuguesa de Vinícius Rocha e da viola de fado de José Carlos Rogério.

A partir de agora, Comida como Cultura entra na programação da Casa Brasileira, centro de cultura, arte e gastronomia do Instituto Mpumalanga, no litoral norte de São Paulo, com objetivo de promover pesquisas, debates, encontros sobre cozinha regional e experiências gastronômicas em torno da culinária de várias regiões do Brasil e de outros países. As ações são inspiradas no conceito desenvolvido pelo pesquisador e especialista em história da alimentação, o italiano Massimo Montanari, segundo o qual comida é cultura durante todo seu percurso até o consumo.

Adriana Saldanha, documentarista, Chef de Cozinha, pesquisadora da culinária brasileira e idealizadora do projeto afirma que “a ideia é oferecer um espaço que reconheça o elo entre a cozinha e a cultura e valorize o modo de fazer, os ingredientes e suas histórias, as bebidas e suas harmonizações características de diferentes momentos, épocas, cerimônias e contextos históricos”.


A primeira experiência gastronômica na Casa Brasileira, dia 01 de setembro, dentro do Comida como Cultura, começa com uma culinária de 8 Séculos de história, a portuguesa, uma culinária cheia de sabores e bastante conhecida. “Comida como Cultura, na Casa Brasileira, pretende fortalecer a cozinha brasileira por meio de trocas de informações, reconstrução das lembranças afetivas em torno da culinária e estudos das comidas regionais com suas referências e ancestralidades”.

Serviço: Experiência Gastronômica Portuguesa na Casa Brasileira – 01/09/2018 – com Show da intérprete de fado Maria de Lourdes

  1. Evento cultural gastronômico, com renda revertida para os projetos do Mpumalanga

  2. Ingressos: R$ 80,00 inclui: degustações de azeites, jantar com cardápio especial; 1 taça de vinho português e show de fado com a cantora portuguesa Maria de Lourdes.

  3. Dia: 01/09/2018 – sábado | Horário: 20h30

  4. Casa Brasileira – Av. Dr. Altino Arantes, 80- Rua da Praia| Centro | São Sebastião-SP.

0 visualização0 comentário
bottom of page