top of page

FLISS2020 - Programação tem diálogo literário em vários formatos



15 lançamentos de livros, 4 mesas de debates literários, 11 salas de diálogo com escritoras e escritores, diversas oficinas e mini workshops dirigidos a educadores, crianças e ao público em geral, além de entrevistas especiais com autores, editoras e especialistas vão compor as 80 horas de programação online da FLISS 2020, de 27 a 30 de agosto, em plataformas digitais. As informações foram divulgadas na última sexta-feira (07) pela diretora geral da FLISS e presidente do Instituto MPUMALANGA, Adriana Saldanha, no lançamento da programação da Festa Literária Internacional de São Sebastião. Em parceria com o UNICEF, a FLISS 2020 vai acontecer em formato virtual pelos canais digitais do MPUMALANGA, terá formato inovador e abraçará uma causa social.


A maratona para a Festa Literária de São Sebastião 2020, a FLISS2020 começou em ritmo de poesia em um evento que reuniu músicos, estudiosos da arte e apaixonados pela literatura.
Lançamento da FLISS 2020 em live no Facebook do Instituto Mpumalanga

Parceria com as Editoras Melhoramentos, Dublinense, Aletria, Editora do Brasil, Editora de Cultura e com a Livraria Cultura permitirá conectar os autores e seus novos lançamentos com o público de diferentes cantos do país e do exterior .

A live de lançamento foi transmitida pelo facebook www.facebook.com/institutompumalanga e teve ainda a presença de Gabi Monteiro, consultora de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, parceiro institucional do Instituto, Ana David, gestora de projetos do MPUMALANGA, Vivian Schaeffer, da área de Captação de Recursos e Relacionamento, Alexandra Pericão, curadora literária da FLISS 2020|online e Adbailson Cuba, diretor artístico da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna, da Prefeitura de São Sebastião-SP.

O município integra o circuito turístico do litoral paulista e detém importante conjunto arquitetônico, tombado pelo Patrimônio Histórico. Entre esses imóveis históricos está o casarão do século XVIII que abriga a sede do MPUMALANGA, a CASA BRASILEIRA. A primeira edição da FLISS, em 2018, foi realizada presencialmente na CASA BRASILEIRA.

A FLISS 2020|online mantém o nome do município e, com isso, fortalece São Sebastião na rota dos grandes eventos internacionais de literatura.

((foto Adriana - carinha na live))

“Neste momento, abrir um tempo para o livro, a escrita e a palavra é uma forma de aconchego, de esperança, de acreditar no dia de amanhã”, afirmou Adriana Saldanha na abertura da coletiva online. Idealizadora da FLISS, Adriana destacou que esta 2ª.edição é desafiadora no formato não presencial, mas que “estamos com muita força, acreditamos no empreendedorismo e temos muita vontade de realizar”. E reforçou que o time de escritores, escritoras, poetas e narradores de histórias tem nomes do Brasil, de Moçambique, de Angola, de Portugal, do Chile, da Colômbia e da Argentina.

((carinha da Gabi Unicef na live ))

A representante do UNICEF, Gabi Monteiro, saudou os participantes pela iniciativa e falou sobre o papel da leitura para o desenvolvimento de crianças e jovens. O diretor artístico da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna, de São Sebastião, aplaudiu a decisão de realizar a FLISS de forma virtual pela “importância da CASA BRASILEIRA e do MPUMALANGA para as atividades culturais e educacionais do município”.

Mediadores de algumas das mesas online da FLISS 2020, Anton Zacharkow, professor de Teatro do Instituto Mpumalanga, Tereza Oliveira, professora de artes do Instituto Mpumalanga, Janaína de Figueiredo, antropóloga e escritora, e os jornalistas Patrícia Palumbo e José Américo Câmara comentaram alguns dos temas de mesas e salas de diálogo online.

Vale lembrar que a FLISS 2020 realizará uma campanha de arrecadação de recursos para aquisição de cestas básicas destinadas a famílias ainda vulneráveis à pandemia. As comunidades a serem atendidas serão indicadas pela assistência social de São Sebastião.

Informações sobre a abertura das inscrições online para as oficinas e as “Salas FLISS” estarão em breve no site e nas redes sociais do MPUMALANGA. O início da programação cultural da FLISS 2020 será dia 27 de agosto, às 10h.

Encontre amigos na FLISS :-

Entre os nomes já confirmados estão: Ignácio de Loyola Brandão, Mia Couto, Kiusam de Oliveira Patrícia Portela, Fernanda Takay, Lúcia Hiratsuka, Ilan Brenman, Penélope Martins, Sérgio Vaz, Ndalu de Almeida-Ondjaki, Lucílio Manjate, Ungulani Ba Ka Khosa, Noemi Jaffe, Roberta Estrela Dalva, Luisa Romão, Yaguarê Yamã, Cláudio Fragata, Tiago de Melo Andrade, Poeta arrudA, Raul Lody, Ana Luisa Lacombe, Chef Tereza Paim, Chef Eudes Assis, Mamede Mustafa Jarouche, Daniele Ramalho, Giuliano Tierno, Angela Castelo Branco, Ninfa Parreiras, Zuza Homem de Mello, José Américo Câmara, Fábio Monteiro, Elaine Gomes, Roseane Murray, Mariangela Haddad, artistas de São Sebastião como o slamer Brenalta e a cantora Sônia Lopes, além do cantor e acordeonista Targino Gondim entre outros nomes já confirmados.

Informações : ( 55 11) 99838.8794

3 visualizações0 comentário
bottom of page