top of page

Ingredientes da terra movimentam primeiro dia do Cozinha Itinerante em Pernambuco




Vamos compreender a comida como fator cultural e o papel educacional da merenda escolar!

Com essa mensagem, a Chef Adriana Saldanha, diretora do Cozinha Itinerante, abriu o primeiro dia de oficinas na tenda-cozinha do projeto, instalada no município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.

A manhã começou com protocolo de testes de Covid para as cursistas inscritas.

O secretário municipal de Educação, Carmelo Souza, do Fomento Rural, Cláudio Silva, a representante da Secretaria Executiva da Mulher, Camila Moura, e a secretária municipal da Saúde de Vitória, Bruna Monteiro, deram boas vindas em nome do prefeito Paulo Arruda, destacando a importância da cultura culinária e dos ingredientes regionais.


Participaram da abertura das ações Cibele Esteves, diretora da Mondelez, a Chef Kalymaracaya, convidada do projeto para falar sobre a culinária indígena, Ana David Figueiredo, especialista em empreendedorismo feminino e fomento de negócios comunitários, Tatiana Araújo, especialista em resíduos e compostagem e consultora para a meta Lixo Zero do Instituto Mpumalanga.




Profissionais da merenda escolar das escolas municipais de Vitória de Santo Antão, agricultoras familiares e cozinheiras comunitárias passaram a manhã trabalhando ingredientes da cozinha indígena e habilidades no manuseio e processamento de diferentes ingredientes. Aprenderam dois pratos da culinária do povo Terena, com produtos da terra: o Mojica, um peixe com a mandioca amarela, típica do Mato Grosso do Sul, e o Hî-Hî, um bolinho de mandioca envolto em folha de bananeira e cozido em água.


Cozinha Itinerante prossegue com oficinas até o dia 18/11, na tenda-cozinha do projeto.


O projeto Cozinha Itinerante, do Instituto Mpumalanga, tem patrocínio da marca TANG, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Chega a Vitória de Santo Antão de forma totalmente gratuita. Contou com apoio da Prefeitura Municipal, que organizou a participação das merendeiras e agricultoras familiares. As tendas do projeto foram erguidas em espaço cedido pela administração do estacionamento do Hotel Center Vitória.


Realização-Instituto Mpumalanga.

28 visualizações1 comentário

1件のコメント


Gui Soares
Gui Soares
2023年5月29日

CHEGOU O QUE FALTAVA🤩 EM SUA VIDA🙏🏼 FINANCEIRA🫂📈 E CASEIRA...


- Você que deseja produzir🎥... Essa nova MODA💃 que entrou agora para o mercado💸🛍️, mas te falta CRIATIVIDADE ou CONHECIMENTO...


- Estamos oferecendo um { CURSO📖 INCRÍVEL⭐} para você se livrar de uma vez das DIVIDAS❌ e por vez de toda a cozinha, e de ficar horas, horas e horas⌚ na frente do fogão cozinhando.✍🏼


O MARMITA FIT Congelada irá te proporcionar a sua liberdade FINANCEIRA e da COZINHA


{ HOJE mesmo. }⬇️


ADQUIRA NOSSO E-BOOK📓 e Receba Um BÔNUS🤩 e Um SUPER BÔNUS✨:⤵️⤵️


https://go.hotmart.com/Q83259009X


https://go.hotmart.com/Q83259009X?dp=

1

いいね!
bottom of page