top of page

Instituto Mpumalanga cria blog para ser abastecidos por indígenas


Indígenas ganharam capacitação e terão autonomia no conteúdo.

Indígenas ganharam capacitação e terão autonomia no conteúdo.


A história indígena do Médio Purus, na Amazônia, será contada pelos próprios indígenas moradores da região. Com doação de equipamentos e capacitação de jovens, o Instituto Mpumalanga pretende trazer à tona o olhar desses povos diante da natureza e de sua própria cultura, que sofre um processo de ameaça em função da maior globalização. O projeto dá um novo passo com o Blog Vozes do Purus, plataforma que será utlizada para a divulgação desse material em parceria com o Mpumalanga.

No blog, os indígenas terão autonomia para produzir conteúdos exclusivos e a possibilidade de alcançar inúmeras pessoas. O processo de globalização, que ameaça a cultura milenar indígena, também encontra um processo reverso na metodologia do Vozes do Purus. Quando os moradores da floresta aprendem técnicas audiovisuais, a cultura ganha uma nova aliada para a preservação das tradições por meio do registro.

Os indígenas também terão acesso a um canal no Youtube, que ajudará no escoamento dessa produção pelas redes. O Blog Vozes do Purus será entregue nesta nova etapa do projeto – as equipes viajam nesta quarta-feira (07) para a Amazônia. (Entenda)

BLOG VOZES DO PURUS: vozesdopurus.wordpress.com

“Eu fiquei muito feliz de saber que os parentes Paumari, Apurinã, que eles estão começando a mexer com esse negócio das câmeras, aprendendo a mexer com as imagens, com o audiovisual. Olha parente, o audiovisual é uma coisa muito boa para nós melhor até do que o texto, o livro escrito, porque ele é a fala, você vê a pessoa, ouve a voz e a tradição oral, a oralidade, lugar da fala da nossa língua, nossos cantos” – recado de Ailton Krenak – liderança indígena reconhecida pela produção gráfica e luta pelos direitos indígenas. Ailton participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988 e protagonizou um marcante discurso enquanto pintava o rosto de preto com jenipapo em plena bancada.

Veja o depoimento exclusivo para o Instituto Mpumalanga: 


 

Vozes do Purus

O Projeto Vozes do Purus abraça as manifestações e tradições culturais dos povos indígenas como parte da Caravana das Artes –  movimento que acredita no poder mobilizador da arte, na possibilidade de aprender e construir juntos, na valorização da cultura, na promoção dos ideais democráticos e da paz. A Caravana das Artes é um projeto itinerante que percorre todos os anos 10 municípios com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) e infantil (IDI), promovendo atividades artísticas entre crianças e jovens, além de capacitação de professores da rede pública. Uma metodologia que transforma a realidade de crianças e jovens em espaço e conteúdo para o aprendizado e, principalmente, valoriza o papel do professor como ator social com grande influência na comunidade.

1 visualização0 comentário
bottom of page