top of page

Itatiba recebe a Caravana das Artes e a Caravana do Esporte

A Caravana do Esporte receberá a visita da atleta Dudinha, do Futebol Feminino do Palmeiras. A Caravana das Artes terá participação do cantor e pianista Breno Ruiz.



São Paulo-SP-(14/06/2024) – Para atividades inclusivas de esporte e arte educacionais dirigidas a crianças e a professores da rede pública de ensino, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes estarão em Itatiba, interior de São Paulo, dias 18, 19 e 20 de junho, com patrocínios das empresas REDE, OTIS, ITAÚ e DELOITTE e apoio da Prefeitura municipal. Realizados pelo INSTITUTO ESPORTE & EDUCAÇÃO e pelo INSTITUTO MPUMALANGA, em parceria com o UNICEF, os projetos  atenderão, gratuitamente, cerca de 2 mil estudantes das escolas municipais com jogos esportivos e oficinas de som e movimento, além de cursos de formação para educadores e gestores de Itatiba.


As Caravanas levam gratuitamente a municípios do interior do Brasil metodologias que visam qualificar a prática esportiva nas escolas públicas e garantir o acesso das crianças a diferentes linguagens artísticas, por meio da formação de professores. Metodologias ativas e materiais pedagógicos desenvolvidos pelos especialistas das Caravanas fortalecem o esporte e a arte na perspectiva educacional.


A ARENA CARAVANA, em Itatiba-SP, será erguida especialmente pelos projetos no Estádio Municipal João Pinheiro, com 8 estações esportivas (futebol, tênis, basquete, vôlei, jogos de oposição, oficinas do esporte e jogos não convencionais) e 2 tendas de linguagens artísticas (corpo e movimento / som e movimento), que vão receber estudantes das escolas municipais, inscritos pela Secretaria Municipal de Educação. Enquanto as crianças brincam, mais de 100 professores e gestores públicos participam das formações continuadas Pedagogia do Esporte Educacional, Metodologia Viva com Arte e Metodologia para Esporte e Arte na Inclusão de Crianças Neuroatípicas, ministradas por especialistas dos dois Institutos.


Dentro das atividades de inclusão por meio das artes, duas ações das Caravanas vão mobilizar professores, gestores e crianças.



Marshall, o mascote “furry” apresentado pelo jovem autista e artista visual Pedro Saldanha, estará nas tendas de artes com as crianças, em performances que pretendem motivar e divertir com personagens peludos que misturam características físicas de animais e habilidades humanas, como inteligência, fala, comportamentos, expressão facial e interatividade.











Para os educadores, está previsto um encontro e roda de diálogo com a médica Raquel Del Monde, especialista em neurodesenvolvimento, que atua com atendimento e estudos sobre autismo. Raquel Del Monde fará palestra sobre Regulação Emocional e conversará com os professores inscritos nas duas formações das Caravanas sobre inclusão de crianças por meio do esporte e da arte.


Convidados visitam as crianças na Arena Caravana –


Artistas e atletas convidados participam voluntariamente das atividades das Caravanas. O cantor e pianista Breno Ruiz o atleta Dudinha, da equipe de futebol feminino do Palmeiras, visitam a Arena Caravana em Itatiba, a convite dos projetos, nesta terça (18), para compartilhar experiências sobre a importância da arte e do esporte na vida de crianças e jovens.




Breno Ruiz é compositor, cantor, pianista e arranjador.  Seu primeiro trabalho, lançado em 2016, foi o disco Cantilenas Brasileiras, onde revisita de forma original e contemporânea os elementos da estética cancioneira. Trabalho que reúne 12 canções de Breno em parceria com Paulo Cesar Pinheiro e participações de Renato Braz e Mônica Salmaso. O artista lançou, também: Mar Aberto (2016), Diferente (2019), Alegria (2020), Pequenas Impressões sobre o Caos (2024) e Milagres (2024).




Dudinha, ou Maria Eduarda Rocha Polessi, é cria da Academia de Futebol do Palmeiras e uma das jogadoras mais jovens do elenco palestrino, com 18 anos. Em 2022, jogando no meio-campo, a adolescente disputou o Campeonato Brasileiro Sub-16 pelo time e suas boas atuações chamaram a atenção do Departamento Feminino do Palmeiras. Em 2023, a hoje atacante foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira Feminina Sub-20, após uma série de partidas atuando em alto nível.







Programação das Caravanas – etapa Itatiba-SP/2024:


18, 19 e 20 JUNHO | 08h às 17h – Atividades de esporte e arte educacionais para estudantes das escolas municipais. Local – Estádio Municipal João Pinheiro.  Rua Humberto Primo Campana, 103 – Parque São Francisco – Itatiba


18 ,19 e 20   JUNHO | 08h às 17h – Cursos de formação para profissionais das Secretarias municipais da Educação e do Esporte: Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte.


18 JUNHO | 09h – Cerimônia de abertura dos projetos na Arena da Caravana do Esporte e Caravana das Artes. -Local – Tenda das Artes - Estádio João Pinheiro.


18 JUNHO | 08h30 – Chegada da atleta Dudinha à Arena da Caravana do Esporte.


18 JUNHO | 09h30 – Chegada do artista Breno Ruiz à arena da Caravana das Artes.


19 JUNHO | 10h – Palestra e roda de conversa com Raquel Del Monde – médica especialista em autismo.

  

20 JUNHO | 16h30 – Encerramento das formações presenciais - Local: salas das formações.


Sobre as Caravanas -


A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, com apoio institucional do UNICEF, que viajam o Brasil desde 2005, aplicando e transferindo tecnologias educacionais a partir das metodologias Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte. Buscam contribuir com políticas públicas para acesso de toda criança ao esporte e à arte nas escolas.

A Caravana das Artes tem patrocínio das empresas REDE e OTIS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura/Governo Federal.

A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas ITAÚ e DELOITTE, via Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/Governo Federal.

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page