top of page

Adriana Saldanha, presidente do Instituto Mpumalanga, comanda o canal Sol Brasil/Soul TV

CANAL SOL BRASIL, CONTEUDO GRATUITO EM SUA CASA, POR SMART TV


Junho | 2021- Já está no ar o Canal Sol Brasil, conectado à plataforma SOUL TV, de smartTV, com a tecnologia da televisão por streaming e o objetivo de levar o espectador a uma viagem para dentro do Brasil por meio da informação e do entretenimento. Com um perfil cultural e educacional e produções que abordam a Agenda 2030 da ONU para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o Canal Sol Brasil/Soul TV é dirigido pela jornalista, documentarista e chef de cozinha Adriana Saldanha, presidente do Instituto Mpumalanga, profissional com larga atuação em produções de jornalismo, cultura e esportes em TVs aberta e fechada e em mídias digitais. Adriana atua no Terceiro Setor como gestora do INSTITUTO MPUMALANGA e do Ponto de Cultura CASA BRASILEIRA, espaço conceito e sede do instituto, implantado em 2017 na área histórica do município de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. É Chef do restaurante BRASILEIRA GOURMET, espaço de gastronomia associado à Casa Brasileira e realiza estudos sobre a culinária brasileira a partir do conceito “comida como cultura”.

A jornalista e Chef de cozinha Adriana Saldanha, presidente do Instituto Mpumalanga, comanda o canal de streaming Sol Brasil/Soul TV.

Canal Sol Brasil/Soul TV destaca cultura e gastronomia, com a Chef Adriana Saldanha São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, aparece em programas e minidocs em exibição no canal, que mostram turismo de memória, sustentabilidade e reciclagem, gastronomia e apresentações musicais na Casa Brasileira, ponto de Cultura localizado no centro histórico do município. Em breve, Adriana Saldanha trará a experiência de chefes de cozinha de várias regiões do Brasil no MINHA MESA - NOSSA CULTURA, em episódios semanais com entrevistas gravadas online a partir do restaurante Brasileira Gourmet, cenário de gastronomia e cultura na área histórica de São Sebastião. O cozinhar do ponto de vista da gastronomia, da estética, do meio ambiente e da ideia de comida como expressão de diferentes culturas.

Estreia da coluna Pirão & Caviar, de Raul Lody, movimenta o mês de junho no Canal Sol Brasil


O antropólogo e escritor Raul Lody

Junho | 2021 - O universo da alimentação na visão do antropólogo e escritor Raul Lody, pode ser visto no Canal Sol Brasil/Soul TV, a partir desta quarta (16/06) na coluna Pirão & Caviar. Crônicas ilustradas do antropólogo e pensador da comida, Pirão & Caviar trará a história dos mais diversos ingredientes da culinária, além de análises e curiosidades sobre os hábitos relacionados à mesa.

Etnógrafo e etnólogo pela Universidade de Coimbra, doutor Etnologia pela Universidade de Paris e especialista em antropologia da alimentação, Raul Lody é também escritor, museólogo e curador, autor de quase 90 livros. Criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana, no Senac/Bahia, Lody coordenou o projeto de reconhecimento do Ofício das Baianas de Acarajé como bem cultural. Implantou o Grupo de Antropologia da Alimentação da Fundação Gilberto Freyre, em Pernambuco, e é coautor do Dicionário de Culturas Alimentares, editado na França. Criou o site Brasil Bom de Boca e, agora, é colaborador do Instituto Mpumalanga e colunista do Canal Sol Brasil.

Raul Lody é uma referência na pesquisa e registro das cozinhas do mundo todo. Seu trabalho dedicado à cozinha brasileira é fonte de inspiração e fortalece a importância da ancestralidade para a formação cultural do fazer à mesa com sabores, ingredientes, aromas e saberes”, afirma Adriana Saldanha, diretora do Canal Sol Brasil. “Diferentes olhares sobre as cozinhas brasileiras serão um diferencial no Sol Brasil, que prepara novas estreias até julho”, completa Adriana, jornalista e também Chef de cozinha à frente do Canal, que integra plataforma de streaming SOUL TV. Dentro da programação com conteúdos de cultura, educação, artes, turismo e meio ambiente , a culinária será apresentada em diferentes programas do ponto de vista da gastronomia e da ideia de comida como expressão de diferentes culturas.

Com experiência em ambientes naturais e em lugares remotos para registro e promoção da diversidade cultural e linguística brasileira, Adriana Saldanha e sua equipe colocam os espectadores diante das tradições indígena, caiçara, afro-brasileira, de influências portuguesa e italiana, da culinária das diversas cozinhas brasileiras, dos diferentes biomas e do patrimônio histórico e artístico brasileiro, destacando biodiversidade, saberes tradicionais, práticas ambientais sustentáveis, memória, arte e diferentes manifestações culturais brasileiras. Serviço: Pirão & Caviar, com Raul Lody. As comidas e os ingredientes que enfeitam mesas do centro à periferia de nossas cidades e do mundo: do pirão ao caviar. A partir desta quarta-feira (16/06/2021). Canal Sol Brasil/Soul TV. Acesse pela sua smartTV LG ou Samsung SOUL TV http://www.soultv.com.br/

278 visualizações0 comentário
bottom of page