top of page

Kiusam de Oliveira e como os livros ensinam a amar

Atualizado: 20 de jan. de 2023


A leitura pode nos conduzir à admiração pela narrativa das personagens? É a literatura um instrumento para aprendermos a amar as outras pessoas refazendo nossos conceitos e desmanchando preconceitos?

A partir dessas e de outras questões, a escritora Penélope Martins traz para o programa Chá com Livros deste sábado, 18/06, um diálogo amoroso com a escritora e professora Kiusam de Oliveira.


Doutora em Educação, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo, com foco em Educação Especial, gestão e formação de professores, Kiusam de Oliveira é autora, entre outros, de “O mundo no Black Power de Tayó”, integrante da lista da ONU dos mais importantes livros do mundo. Escreve para o público infantil e juvenil sobre relações étnico-raciais e de gênero, mas as duras reflexões que esses temas propõem saltam das páginas dos livros escritos por Kiusam com uma força diferente: a da autoestima de crianças que esbanjam beleza, alegria, criatividade e conhecimento.


Os títulos publicados por Kiusam trazem narrativas e ilustrações surpreendentes, que pautam os debates sobre diversidade e inclusão e precisam estar em todas as estantes. Literatura para crianças se verem e para adultos compreenderem melhor o mundo.




Os livros já publicados por Kiusam são: Omo-Oba: Histórias de Princesas (Mazza, 2009), O mundo no black power de Tayó (Peirópolis, 2013), O mar que banha a Ilha de Goré (Peirópolis, 2014), O black power de Akin (Editora de Cultura, 2020), Tayó em Quadrinhos (Companhia das Letrinhas, 2021), Solfejos de Fayola (Editora de Cultura, 2021), Com qual penteado eu vou (Editora Melhoramentos, 2021), Menina Pretinha, Menino Pretinho (Leiturinha, 2022). Outros dois livros estão no “prelo” e devem ser publicados ainda este ano: Educação Antirracista (Editora Melhoramentos) e Pequeno manual de meditação para crianças que querem se conectar com o mundo (Editora Pallas).


No programa Chá com Livros, a partir das sensíveis e literárias provocações de Penélope Martins, Kiusam fala sobre o comportamento das pessoas no mundo de hoje, de diversidade e de respeito aos múltiplos olhares, conectando sua trajetória como educadora e como escritora. No “boa noite” de Kiusam e de Penélope, a certeza de que vamos aprender a amar com os livros!


Serviço: Chá com Livros

Entrevista com Kiusam de Oliveira

Data: 18/06/2022 - sábado.

Horário : 17h


Apresentação: Penélope Martins.

Direção geral: Adriana Saldanha.

Realização: Instituto Mpumalanga e Canal Sol Brasil


Programa gravado:

Transmissão: Youtube e facebook do Instituto Mpumalanga –


Exibição: Canal Sol Brasil-SOUL TV – plataforma de smartTV – www.soultv.com.br



168 visualizações0 comentário
bottom of page