top of page

Merendeiras de Curitiba participam da Cozinha Itinerante






São Paulo (09/12/2022) – Cerca de 200 merendeiras, auxiliares de cozinha, agentes educacionais e nutricionistas de escolas estaduais de Curitiba vão participar dos cursos de formação COZINHA ITINERANTE com a Chef Adriana Saldanha, dias 12,13 e 14 de dezembro, na tenda-cozinha que será erguida pelo projeto no C.E. Leôncio Correia, no bairro Bacacheri.


Com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), do Grupo RCA Regional Curitiba e patrocínio da TANG, o projeto Cozinha Itinerante atenderá gratuitamente as profissionais da nutrição escolar da rede estadual de ensino durante três dias.


Habilidades na cozinha com cortes da alta gastronomia, uso dos ingredientes culinários em todo seu potencial, valorização dos ingredientes regionais brasileiros e dos modos de fazer característicos da cultura local, receitas com ingredientes locais, fomento da produção e da cultura da região, a cozinha de afeto, gestão de resíduos, empreendedorismo e culinária na geração de renda são temas do curso de formação Cozinha Itinerante, em Curitiba.


As participantes terão aulas práticas e teóricas dias 12, 13 e 14 de dezembro, das 08h às 17h, na tenda-cozinha do projeto. O curso, totalmente gratuito, será ministrado pela Chef Adriana Saldanha e, além das aulas presenciais, terá um conteúdo complementar em formato EAD, com 60 horas de estudos em plataforma do Instituto Mpumalanga.


Voluntárias do grupo Mondelez, da sede em Curitiba, vão colaborar com as atividades e motivar as cursistas para o protagonismo feminino na área da alimentação.


A proposta da COZINHA ITINERANTE com a Chef Adriana Saldanha é trabalhar o alimento como conteúdo educacional e valorizar ingredientes regionais a partir de produtos locais. O projeto já passou pelos municípios de UNA-BA e Vitória de Santo Antão-PE.





“Cozinha Itinerante é um projeto do Instituto Mpumalanga que visa contribuir para o desenvolvimento de propostas alimentares que incentivem uma alimentação saudável”, afirma a Chef Adriana Saldanha, professora da Cozinha Itinerante e diretora do Mpumalanga. “Acreditamos na importância de trazer diferentes tipos de alimentos, ingredientes e modos de fazer para o centro da educação nas escolas públicas”, conclui a Chef Adriana.


Chef Kalymaracaya, do povo Terena, é a convidada da Cozinha Itinerante


Para trocar experiências sobre a culinária, ingredientes colhidos no território Terena, do Mato Grosso do Sul, e sobre como a cozinha indígena expressa a culinária brasileira na alta gastronomia, a Chef Kalymaracaya dará palestras sobre alimentos e ancestralidades.

Kalymaracaya Mendes Nogueira é uma das primeiras chefs indígenas do país, formada em Turismo e em Gastronomia.


Com a Chef Adriana Saldanha estarão ainda: o professor Anton Zacharkow, educador para o desenvolvimento das relações sócioafetivas a partir do território da cozinha, que falará sobre memórias e construções afetivas que surgem a partir dos rituais à mesa; a advogada Ana David Figueiredo, especialista em ações motivadoras e transformadoras para o desenvolvimento profissional da mulher; a consultora Tatiana Araújo, da Academia Lixo Zero Brasil e do Instituto Mpumalanga, com oficinas sobre a cozinha como aliada do meio ambiente.


Os cursos terão impacto direto para as profissionais que trabalham com a preparação de alimentos nas escolas. Um passo para cumprimento da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável/ONU, para segurança alimentar e boa nutrição.


Serviço- Cozinha Itinerante – Curitiba-PR

Dias – 12,13 e 14 de dezembro/2022 | Horários: 08h às 17h –

Local: Colégio Estadual Leôncio Correia

Endereço da arena.- Rua Costa Rica, 233 - Bacacheri - Curitiba – PR- (41) 3257-6488

  • Cerimônia oficial de abertura - 08h30 na Tenda cozinha.

  • Protocolos: uso de máscara e oferta de teste para Covid no local.


Realização: Instituto Mpumalanga


Patrocínio: TANG

Via Lei de Incentivo à Cultura





51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page