top of page

Ministra Ana Moser visita a Caravana do Esporte e Caravana das Artes em Cubatão - SP

Recebida com muita festa pelas crianças, acompanhou nesta sexta-feira (5) as ações dos projetos, realizadas pelo Instituto Esporte e Educação e pelo Instituto Mpumalanga no litoral paulista.


A Ministra do Esporte visitou as ações esportivas e educacionais desenvolvidas na arena especialmente montada no Centro Educacional e Poliesportivo Prof. Roberto Dicke
A Ministra do Esporte visitou as ações esportivas e educacionais desenvolvidas na arena especialmente montada no Centro Educacional e Poliesportivo Prof. Roberto Dicke

Cubatão – SP - As ações da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes tiveram nesta sexta-feira (5) a presença da Ministra dos Esportes Ana Moser que acompanhou de perto as atividades em arte e espore educacional.

A Ministra do Esporte visitou as ações esportivas e educacionais desenvolvidas na arena especialmente montada no Centro Educacional e Poliesportivo Prof. Roberto Dicke e foi recebida com muita festa pelas crianças participantes. Realizadas pelo Instituto Esporte e Educação (IEE) e pelo Instituto Mpumalanga, em parceria com o UNICEF, as Caravanas contam com atividades para estudantes e professores das escolas municipais.



Essa é uma experiência muito rica e que precisa ser ampliada para o Brasil inteiro.
Essa é uma experiência muito rica e que precisa ser ampliada para o Brasil inteiro.

“Os projetos voltados para crianças e jovens são um dos principais objetivos do Ministério. E estamos buscando conhecer e integrar dentro desse movimento as ações que são realizadas no Brasil. Temos muito esporte no País, só que totalmente insuficiente e não articulado. Iniciativas como estas têm de ser conhecidas e articuladas. Essa é uma experiência muito rica e que precisa ser ampliada para o Brasil inteiro. A política nacional reconhecer essas iniciativas é o propósito de ter vindo aqui, trazer todos para conhecer em campo essas ações", afirmou a Ministra Ana Moser.


Acompanhada da equipe do Ministério, Ana Moser destacou a importância da mobilização de todos. "Aqui temos uma ONG de esporte e uma ONG de cultura, fazendo esporte e artes educacionais. Um projeto realizado via Lei de Incentivo. Patrocínio de empresas, com isenção de Imposto de Renda, iniciativa do Governo Federal, trabalhando em parceria com a Prefeitura de Cubatão. É o que precisa acontecer. Campos como este no Brasil inteiro, cheios de crianças fazendo esporte. E aqui não só as crianças, mas a gestão, envolvendo a Secretaria de Educação, a Secretaria de Esportes, toda a mobilização. O esporte estar mais presente no dia a dia das pessoas vai ajudar, também, a inserção cidadã dos atletas".



. E aqui não só as crianças, mas a gestão, envolvendo a Secretaria de Educação, a Secretaria de Esportes
. E aqui não só as crianças, mas a gestão, envolvendo a Secretaria de Educação, a Secretaria de Esportes

Cubatão deu início à temporada 2023 da Caravana do Esporte e Caravana das Artes. Na arena do Poliesportivo Prof. Roberto Dicke 1800 crianças puderam vivenciar o esporte e entrar em contato com modalidades esportivas menos difundidas, como o Rugby e o Slackline, além de praticar o futebol, basquete e voleibol em grupo, uma atividade em que todos voltam para casa com a sensação de ter marcado um gol ou um ponto.

Simultaneamente, 100 professores e gestores municipais participaram da formação “Pedagogia do Esporte Educacional” e da formação na metodologia “Viva com Arte"., com a metodologia desenvolvidas pelo IEE e pelo Instituto Mpumalanga.

Foram três dias de brincadeiras e jogos, desde a quarta-feira (3), em oito miniestações esportivas e duas tendas de teatro e música. Atletas convidados acompanham voluntariamente as ações. Em Cubatão, esteve presente a auxiliar-técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol Sub-20, Bia Vaz, que participou da Caravana do Esporte pela segunda vez, interagindo com as crianças.

Há, também, uma tenda com o projeto voltado para a inclusão de crianças neuroatípicas, iniciado há um ano nas Caravanas, com seminários e palestras nas etapas, entre outras ações. Nesta sexta-feira, foi feita uma apresentação para a Ministra Ana Moser, com a presença do mascote "Ice Dog".


O Projeto Caravana é uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte e Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte.

A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas MASTERCARD e VALE por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte - Governo Federal. A Caravana das Artes tem patrocínio das empresas OTIS, EDP, VALE e IPIRANGA por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura - Governo Federal.





20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page