top of page

O EXÍLIO DE TRABALHADORES BRASILEIROS NA FRANÇA

O relato sobre a vida de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros exilados na França durante o período da Ditadura Militar no Brasil será tema da roda de conversa com a jornalista, cientista social e escritora Mazé Torquato Chotil, amanhã (15 de maio), às 19h, na Casa Brasileira

Doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade de Paris VIII e pós-doutora pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) de Paris, a brasileira Mazé Torquato Chotil pesquisou a história de 127 operários de fábrica brasileiros que fugiram para a França e do líder sindical José Ibraim. Em dois livros: “Trabalhadores Exilados: a saga dos brasileiros forçados a partir (1964-1985)” e “José Ibraim: o líder da primeira grande greve que afrontou a ditadura”, Mazé traz para primeiro plano a história de trabalhadores anônimos exilados.

Para a profa.Dra.Mazé Toquato Chotil, “no mês do trabalhador é importante promover um bate-papo de resgate de nossa história, passados 55 anos do golpe militar no Brasil”. Mazé Chotil nasceu em Glória de Dourados-MS, vive em Paris desde 1985, é apresentadora do Encontro Literário do Instituto Alter’brasilis e participa regularmente do Salão do Livro de Paris. Escreveu dois outros livros sobre a memória de sua região no Mato Grosso do Sul, “Lembranças do sítio” e “Minha aventura na colonização do Oeste”, e dois em francês: “L’Exil ouvrier” e “Ouvrières chez Bidermann: une histoire, de vies”.

Serviço:

Roda de Conversa – O Exílio de Trabalhadores Brasileiros na França

Com: Profa. Dra. Mazé Torquato Chotil

Dia 15/05/2019 4ª.feira | Horário : 19h | GRATUITO

Local – CASA BRASILEIRA – Av. Dr. Altino Arantes, 80 | Centro | São Sebastião-SP Informações fone: (11) 9 98388794.

1 visualização0 comentário
bottom of page